Carin 30/01/2023
Se 50 tons tivesse um filho...
Com toda certeza, seria esse. O casal de After possui muitas similaridades com o casal da outra série. Uma protagonista inicialmente "pura"/virginal, burra e sonsa, que se apaixona por um cara tóxico que está acostumado a ter todas as garotas aos seus pés, mas que diz estar "mudando" na busca por tentar viver um relacionamento melhor baseado em "amor" com a protagonista.
Assim como Anastasia, ? que se referia ao seu toxicozinho de estimação como "meu cinquenta tons" e colocava os desejos e sentimentos dele acima de seus próprios ? Tessa por muitas vezes também infantiliza e normaliza o comportamento tóxico de Hardin usando como justificativa seu suposto "passado triste".
Além disso, ? ou pior ainda, (se é que alguma coisa pode ser pior que 50 tons) ? não é somente Hardin o tóxico da relação, Tessa também é, ela é ciumenta e imatura, e mesmo colocando isso de lado, ela é tão insuportavelmente conveniente com a burrice que não tem como torcer por ela. Não que tenha algo a torcer, sua vida gira em torno de Hardin e por mais que a autora tente forçar, ela não tem vida além dele, amigos ou atividades. Por falar nisso, a autora diz que eles fazem mil e uma atividades - estudam, trabalham, etc - mas nessa jornada de viver um pelo outro fica irrealista dizer que eles tem tempo para fazer qualquer outra coisa.
Enfim, é uma bomba chata, tóxica e mal escrita. Alguns livros são problemáticos, porém conseguem te prender e manter instigada, esse, nem isso. São tantos altos e baixos que é cansativo e os personagens mudam de humor tão rapidamente que parece que durante a escrita, quando a autora fazia uma pausa, depois que ela voltava ela já tinha esquecido o que já havia escrito na cena e ai só continuava com os personagens completamente em outro clima. (Apesar de que preciso deixar registrado que acho o Hardin intrinsecamente sádico, maluco e perverso.)
No final, a autora ainda tenta emplacar uma reviravolta, mas que depois de tantas situações merda, ela nem chega a ser impactante. O livro então, acaba de forma abrupta e aleatória para gerar interesse para o próximo (que eu não vou ler).
Se você quiser ler apenas pelo interesse em saber quais são as problemáticas do livro, eu recomendo que vá ler qualquer outra coisa. Acredito que existam milhares de outros livros tão problemáticos quanto esse, que ao menos são intrigantes.