Platina23 01/05/2019Aquela resenha que eu esqueci de postar.....Bom, movida por minha pura e simples curiosidade mórbida, queria ler esse livro antes do filme, vi o trailer e achei que ia me interessar pelo assunto. Vi os alertas de relacionamento tóxico e abusivo e tentai me proteger da melhor maneira que eu pude, mas não deu.
Agora mesmo eu sinto um soco no estômago depois das últimas 15 ou 20 páginas do livro, que são a resolução de tudo e a revelação do mistério de Hardin. A bile chega a subir e eu sinto vontade de vomitar e chorar ao mesmo tempo, o livro é todo errado e cheio de gritaria e sexo, mas nada que consiga ser tão humilhante ou cruel quanto a última cena, o desfecho.
Costumo ler esses New Adults e gosto mais do que Young Adults por colocar sexo e sexualidade como uma coisa mais cotidiana e não tão estranha e experimental como é no ensino médio, mas vira e mexe tem o plot da aposta para tirar a virgindade da menina nova e meiga. Isso sempre me revolta, mas sempre gostei como algumas autoras foram mais responsáveis em seus textos e as protagonistas nunca estavam sozinhas. Mas Anna Todd é cruel, ela deixa a personagem, Tessa, tão sozinha que ao final do livro pra fugir de um cara muito escroto ela pega carona com outro escroto, ela não tem um ser humano decente a recorrer.
Achei que a escrita pobre e sem detalhes da autora, além de muito entediante e repetitiva seria meu maior ponto fraco, ou mesmo o fato de eu ler o livro comparando o casal aos protagonistas de "O Morro dos Ventos Uivantes", mas não é só a sensação de eu ter lido algo tão brutal e horroroso como o que fizeram com a protagonista. E sabem o que é pior? Ela vai ficar com o abusador. Porque o público que lê essa fanfic apoia, porque o público que lê o livro shipa #Hessa e compra esses livros e vai ir ao cinema e vai adorar o filme. Essa fanfic de 1D só se tornou livro por ter muitas leituras, será que a Anna Todd é mais cruel por escrever isso? Ou será que mais cruel é o alcance de público que essa história teve?
Não sei se eu vou ver o filme ou mesmo continuar a série, porque de verdade eu fiquei bem mal com o final desse livro e eu sei que ele não me trouxe nada de positivo ou ensinamento, se você curtiu o livro eu não discuto gosto, mas o que eu queria realmente trazer e perguntar pra quem chegou até aqui (os vitoriosos) é se vocês tem algum livro sobre o assunto que trate dele de maneira mais....talvez humanitária com a menina ou responsável por parte do tema, gostaria de sugestões!
Muito obrigada! Beijinhos, bom resto de carnaval e ótimas leituras!
P.S.:
Outro ponto: Harvin não é bad boy, ele é só um escroto mimado que deve ter problemas psicológicos como bipolaridade (não sei se a autora estava tirando sarro ou se ela se propõe a discutir isso mais a fundo, mas eu não gostei da forma como ela tratou isso), há um tempo no tumblr eu achei um post explicando o que era um bad boy (vou ficar devendo link) e um dos pontos era o fato do bad boy ser revoltado com o sistema por conta do sistema prejudicar ele, seja economicamente pois ele é pobre, racialmente pois ele é negro/latino, ou por qualquer estrutura de poder. Harvin é rico, ele tem um passado difícil, mas ainda assim ele tem facilidades e vive uma vida muito boa, podendo escolher onde e como quer viver, um verdadeiro bad boy segundo o trope mais famoso tem irmãos menores, uma mãe trabalhadora e ele tem que sustentar a casa também.