spoiler visualizarBruna.Kuchenbecker 28/10/2019
Atenção: relacionamento abusivo!
Vamos conversar sobre um assunto sério: Relacionamento abusivo.
Vamos começar falando sobre adaptações literárias para o cinema? Eu sei que quando livros viram filmes é necessário e compreensível que haja uma reescrita da obra na hora de montar o roteiro, pois essa reescrita é um artefato para atrair o público e consequentemente gerar lucro. Também sei que as pessoas vão ao cinema para se entreterem e fugir um pouco da realidade.
Mas o que isso tem a ver com o livro After? Primeiramente, eu quero deixar claro que eu só li o primeiro livro dessa série e que estou apenas expondo aqui a interpretação que tive da leitura, mas que não necessariamente seja aquilo que a autora quis passar com a obra. After, sem muita delonga, fala sobre uma garota chamada Tessa que vai para a faculdade e lá ela conhece um garoto chamado Hardin, e rola uma super atração entre eles. Mas Hardin aposta a virgindade da menina (guardando inclusive o lenço sujo de sangue no porta malas como prova). Hardin, durante o enredo, é possessivo, ciumento, quebra e joga coisas próximas a Tessa, briga com ela e toda vez volta pedindo desculpas. Se isso não for um relacionamento abusivo para você... Literalmente só faltou ele dar uma bofetada na cara dela. Nesse primeiro livro eles nem terminam juntos, ainda bem!
Agora vamos para o filme e o que aconteceu (que me irritou):
1) Romantizaram pra caramba o Hardin! Venderam a imagem do "bad boy" que tem algumas atitudes por causa do passado traumático, excluindo todos os indícios violentos dele.
2) Mudaram o sentindo da aposta, no filme Hardin aposta com seus amigos que fará Tessa se apaixonar por ele, dando uma sutileza na história.
3) Transformaram o enredo em um mega clichê.
4) Os personagens ficam juntos ao final a partir de uma carta toda previsível sobre o "amor" que Hardin sentiu pela primeira vez ao conhecer Tessa.
Quem não leu o livro e apenas assistiu ao filme achou tudo muito fofo, e quis levar o Hardin pra casa. Mas quem leu e teve a mesma interpretação acerca do relacionamento deles, sentiu o tanto que romantizaram e deixaram de falar sobre uma problemática.