Lia Munster 15/08/2010Not guilty at all =)Eu li pela primeira vez uns dez anos atrás e segui a série sob aquele efeito "preciso do próximo". Até Obsidian Butterfly, pelo menos.
Este primeiro livro apresenta um mundo que, apesar de não ser único dentro do gênero, foi uma novidade para mim na época e ainda tem suas particularidades que o fazem intrigante, como a inserção de serviços de "animação" dentro da lei e o uso de depoimentos de zumbis.
Esse tipo de realidade alternativa onde vampiros e seres sobrenaturais são reconhecidos abertamente ficou bem evidente com a série True Blood baseada na série Southern Vampires de Charlaine Harris, mas na série de Anita a revelação não implica uma possível segurança proveniente da opção de sangue sintético, que não existe, portanto o trabalho de algoz sancionada pela justiça de Anita.
Resumidíssima, a trama é basicamente Anita investigando assassinatos vampíricos em St. Louis, Missouri, a pedido-suborno do vampiro mestre da cidade, Nikolaos. São apresentados muitos dos personagens recorrentes, como os colegas de Anita na empresa de animação, e os secundários Jean-Claude e Edward, vampiro mestre e caçador de recompensa, respectivamente.
Pra quem é fluente em inglês e tem a opção, recomendo a leitura do original, pois como foi notado nas resenhas da versão em português, a tradução é um pouco distoante e talvez atrapalhe a história.