zselics 18/11/2024
Esperava mais de uma obra de Colleen
Não me consideraria um fã de Colleen Hoover. Até essa leitura, tinha lido apenas "Todas as Suas Imperfeições" da autora, e esse livro elevou minhas expectativas em relação à escrita de Colleen. Entretanto, "November 9" detonou quase que todas as boas impressões que a autora construíra em mim: ainda acho que ela é capaz de escrever obras brilhantes, mas "November 9", definitivamente, não foi uma delas.
É ruim. É ruim demais. Nem o conceito fundamental do livro é razoável: o de duas pessoas se encontrarem todo ano no mesmo dia, e unicamente nesse dia, sem nenhum contato no meio-tempo. O ponto é que Fallon é uma personagem básica, e Ben é a personificação de um macho-alfa (tudo aquilo que ele tenta não ser) que acabou de sair diretamente de uma fanfic escrita por uma menina de 13 anos no Wattpad. Na verdade, uma fanfic escrita por uma menina de 13 anos no Wattpad é uma definição perfeita para essa obra.
Os maiores problemas, para mim, foram a incompatibilidade da narrativa com a realidade (em qual mundo uma história tão sem pé nem cabeça é razoável?), o personagem Ben, em geral, e como Colleen reforça estereótipos não necessariamente benéficos com o protagonista e com como Fallon aceita tudo o que Ben fez de braços abertos. Sinto que ela só fica indignada e revoltada com as ações de Ben por uma pura obrigação da história de ter um enredo, porque de nada adianta a ira de Fallon quando Ben justifica suas ações com o mínimo de decência e ela, simplesmente, acata.
As reviravoltas me surpreenderam, devo admitir, e, apesar de sua lamentável qualidade literária e de sua pobreza em diferenciais, eu me entreti. Me entreti com a relação dos dois, salvo os momentos em que Fallon acata as merdas que Ben fez, e me entreti com as reviravoltas.
Portanto, além de seus inúmeros defeitos, o livro não tem nada demais, e é básico e genérico em certos pontos. Apesar de tudo, consegui extrair um pouco de boas experiências da obra, que incluem eu me divertindo com a semelhança dela com uma fanfic e eu, devo admitir, mesmo que com vergonha, me deliciando com as passagens decentes e minimamente razoáveis do relacionando dos dois.