Alanna. 22/04/2017DecepcionanteColleen Hoover é uma das autoras mais comentadas e tudo mais, e eu sou uma pessoa que foge desses 'hipes' de momento, mas como estava vendo um milhão de vezes que ela é maravilhosa (e achando bem confusa essa coisa de livros divididos), resolvi começar por este, aproveitando uma promoção na livraria (e com a sensação de que joguei dinheiro no lixo).
Terminei esse livro agorinha a pouco, e fui logo pesquisar na internet resenhas sobre este livro, tanto no Skoob, como em outra rede social de livros e em blogs. E gente, só eu que estou vendo todos os problemas deste livro???
A premissa é bem interessante, não tem nada de inovador, mas me interessei principalmente pela protagonista, porque gosto de ler sobre pessoas fortes, que tem que lidar com algo que as desestabiliza e que a partir de evento X passam a buscar melhorar, se aceitar e etc... Mas me decepcionei demais com tudo!
Logo no começo vejo um grande problema, em uma cena determinada, aonde o personagem Ben, ao tentar elogiar a protagonista, diz que NÃO CONSEGUE TIRAR OS OLHOS DO SEU TRASEIRO. AMIGO,isso não é um elogio, ISSO É EXTREMAMENTE SEXISTA E OBJETIFICANTE. Se alguém fala algo assim pra mim, tão fora de contexto e tão fora de sentido, eu viro as costas e não olho mais na cara. Volto a falar desse personagem (Ben) mais tarde.
A Fallon foi uma decepção pra mim. Eu gostei da personagem, mas muito da sua evolução se dá a partir de coisas que o Ben faz com ela, que ele fala, e etc. A autora tinha a grande oportunidade de fazer uma protagonista forte e empoderadora, sei lá, uma personagem que fosse "ei, esse monte de coisas aconteceram comigo, mas eu lido e vivo com isso".
A narrativa é estanha, e apesar do plot twist ('do' não, 'dos'), a história é bem bizarra. Mal desenvolvida, com umas coisas que eu lia e pensava "o que que essa autora estava pensando quando escreveu isso?".
Ben pra mim foi a representação de tudo de pior que esse livro poderia oferecer, e na verdade é o real motivo dessa uma estrela que ele ganhou na avaliação. Achei ele um personagem completamente perturbado, em certas horas achei que ele iria agir violentamente contra a protagonista. As atitudes dele são extremamente sexistas, com ele relatando atitudes impróprias (como ficar excitado do nada e etc) em momentos mais impróprios ainda. Em alguns trechos ele força algumas atitudes a protagonista, deixando-a claramente desconfortável. Ben chega a ser um pouco doentio, criando esse personagem todo que envolve a Fallon nessa coisa doentia que ele vai chamar de amor. Achei bizarra a relação dele com a cunhada, principalmente pensando em tudo o que acontece, e gente, isso é BIZARRO. Cada vez que penso no livro acho mais defeitos...
Pra mim, a gota d'agua foi esse final disney, com muito "eu me perdoo" e etc. O evento que desencadeia a trama, embora muito sério e pesado, é tratado sem responsabilidade pela autora, que interliga esses fatos de forma irresponsável, deixando vários buracos e enfim... Posso ficar aqui falando e falando dos problemas desse livro até amanha.
Decepcionante, frustrante, e não sei se lerei outro livro da autora.