Gleyse 30/10/2017O novo SandmanA edição se inicia com um longo prefacio que nos apresenta toda a história por trás do personagem Sandman, baseado no estilo noir dos anos 1930, fazendo um contraponto com o personagem criado na obra do Neil Gaiman, que era mais leve, enquanto esse possui um tom mais sombrio. A parte ruim é que um pouco do mistério da história acaba sendo contado, não que tudo seja mistério, pois não ha um grande suspense envolvendo a trama. Mas sugiro que quem for ler, deixe o prefácio para o final.
“Para muitos fãs do Sandman contemporâneo, o primeiro número de Sandman: Teatro do Mistério, por Matt Wagner e Guy Danvis, em 1993,não prometia mais que abrir uma série que talvez mantivesse com o Sandman de Gaiman a mesma relação que a antiga série de televisão ‘Alfred Hitchcock Suspense manteve com os filmes de Hitchcock.”
Antes de mais nada, quero falar sobre a parte gráfica: a edição em capa dura é linda, de ótima qualidade, as páginas são boas,a fonte tem bom tamanho, mas confesso que não gostei muito do trabalho de desenho. Em vários momentos, não dá para identificar os personagens, no máximo a gente consegue distingui-los pela cor da roupa. Talvez, pelo tom sombrio do enredo as cores utilizadas sejam um pouco limitadas o que acaba atrapalhando um pouco nosso entendimento.
Mas voltando a história, eu gosto da complexidade da trama, há vários personagens, um sequestro, morte, investigação e o personagem misterioso que tenta desvendar o crime a margem da lei. Isso é o que dá o dinamismo que falei no início. A leitura é rápida e a gente se envolve com os personagens, pois eles têm rosto, não são imaginados como em um livro sem figuras, além disso, os diálogos são inteligentes e ácidos em vários momentos.
“Hoje o país chafurda num movimento oposto, de festas e frivolidades, com nossa cabeça coletiva enterrada na areia.”
Não dá para entrar muito na história, afinal um quadrinho se desenvolve rápido, a trama é curtinha e, essa série em especial, possui quatro volumes, que eu espero ler em breve. Mas, recomendo a leitura, especialmente para quem curte o gênero policial, mistério e personagens obscuros.
site:
http://gleysevieira.blogspot.com.br/