Marcos 10/12/2014Mini-ResenhaA Banda na Garagem é um livro de crônicas ficcionais de Moacyr Scliar, escritor gaúcho de mais de 70 livros, que inclusive já ganhou três vezes o prêmio Jabuti. Nos últimos anos ele foi bastante falado em virtude do lançamento do filme "A Vida de Pi" inspirado no livro homônimo. O livro teria plagiado um dos livros de Scliar, Max e os Felinos.
Em A Banda... teremos alguns textos que o autor publicou no jornal A Folha de São Paulo, entre 2008 e 2010. As crônicas são baseadas em textos jornalísticos publicados no próprio jornal. Algumas notícias mais chamativas ou que tivessem um cunho popular eram transformadas em ficção, em histórias curtas que muitas vezes usava os mesmos nomes dos envolvidos na situação real.
Minhas crônicas favoritas do livro foram:
A Banda na Garagem, que dá nome ao livro, e que traz a história de um dilema entre pai e filho para o uso da garagem ora para os ensaios da banda do filho, ora para estacionar o carro do pai. Foi Baseada na notícia de um festivais de música independentes.
Aprendendo com a Professora que na verdade é uma carta de uma mãe para um filho. O texto é lindo e muito emocionante e foi baseado numa reportagem sobre filhos que estudam no colégio em que os pais trabalham.
Futebol e Concorrência em que Scliar traz um bom paralelo entre a seleção dos vestibulares concorridos e a seleção de garotos nos clubes de futebol brasileiros. A notícia base foi a de jovens que não assistiriam os jogos da Copa para estudarem para o vestibular.
E A Jaqueta Mágica que traz um breve conto de um romance muito gostosinho de ler. Foi baseado na notícia de que pesquisadores tinham desenvolvido uma jaqueta que é capaz de detectar alterações emocionais no usuários.
Recomendo a todos que gostam de crônicas e textos mais curtos e com conteúdo. É uma excelente leitura para passar o tempo.
site:
http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/12/mini-resenha-banda-na-garagem-de-moacyr.html