Livros e Citações 22/06/2015
Leia, leia, leia!
Autora: Kelly Oram
Editora: Bluefields
Páginas: 269
http://www.livrosecitacoes.com/recomendo-cinder-ella-kelly-oram/
Já é bem tarde enquanto escrevo essa resenha, mas os sentimentos para com esse livro foram tantos que não era mais possível continuar a leitura sem colocar para fora tudo que senti com essa história.
"Você me tirou do entorpecimento. Você me fez lembrar como é sentir, como me preocupar com alguém além de mim mesmo."
Cinder & Ella gira em torno de uma mulher e um homem que se conhecem pela internet. Ella é uma blogueira que ama ler e escreve sobre seus livros e é em seu blog que conhece um garoto de codinome Cinder, alguém que logo se torna um amigo e mais tarde se tornará algo mais; Cinder, na verdade, é Brian, um famoso ator hollywoodiano que encontra em Ella seu porto seguro. Ele precisa ter algo mais com ela e quando finalmente tenta dar um passo a frente para conhecê-la, uma tragédia ocorre e se passarão meses até conversarem novamente.
Nesse meio tempo, eles mudaram, as cicatrizes externas e internas formaram uma casca protetora em ambos e só um pode ajudar o outro a reverter isso.
E se você chegou aqui nessa resenha, você deve estar se perguntando por quê esse livro me abalou tanto, afinal sua introdução tem similaridades com milhares de outros juvenis, mas a verdade é que revelei muito pouco, estou longe de querer estragar a surpresa, e acredite, há muitas.
Um grande personagem precisa ultrapassar algumas barreiras — experiências para dar-lhes profundidade, para torná-los vulneráveis, relacionáveis, e agradáveis. Os bons personagens precisam passar por dificuldades para torná-los fortes. A ideia tem sentido, mas ainda é uma porcaria se você é a protagonista.
Ella é uma protagonista que precisou usar da metamorfose várias vezes para se proteger. Com a escrita divina da autora, senti na pele a dor dessa garota, a raiva e a impotência ante tudo o que ocorre ao seu redor, e como a soma de tudo isso faz a personagem crescer.
E claro, há Cinder para ajudar em todo esse processo. Mimado, prepotente, galinha, posso classificá-lo de diversas formas, mas quando é algo envolvendo Ella, só posso apontá-lo como algo doce. Seu amor por ela é o consolo para o leitor durante cada cachorrada que ocorre com Ella, aliviando toda a tensão. E sim, há muito disso, lágrimas, raiva, indignação, e frente a tudo que ela passa, a capacidade de Cinder de aliviar isso e tornar seu dia melhor realmente me deixou no chão.
“Você quer saber por quê você nunca foi capaz de me fazer chorar?” Eu perguntei. “É porque você está tentando derrubar alguém que já está no fundo do poço. Você não pode me fazer sentir pior sobre mim do que eu já faço.”
Mas não se engane, esse livro vai muito além do romance. Kelly Oram não deixou de lado temas como bullying, homofobia, agressão a mulheres, e outras várias questões que estão em nosso dia a dia, tornando toda a trama mais real. O relacionamento de Ella com os pais também foi algo a mais.
Não digo que tudo foram flores nesse livro, e eu nem esperava isso, porém a linha do que é perfeito ou não é tênue para cada pessoa e essa leitura realmente me marcou. Cinder & Ella mostrou que cada pessoa possui diversas facetas diferentes, não há preto no branco aqui.
Algumas vezes, não sei como começar a escrever sobre um livro que amei, mas dessa vez não sei como parar porque essa história realmente tem muito a dizer e parte dela ficará comigo por um bom tempo. Então, só posso adicionar: leia, leia, leia! Você vai chorar, mas também se divertir, vibrar e, estou torcendo, se apaixonar também.
“Sorria para a câmara, Ellamara,” ele sussurrou. “Eu prometo que não vou morder.”
Mas mesmo quando prometeu isso, seus dentes mordiscaram meu ouvido. Eu suspirei, e ele riu novamente. “Não muito forte, de qualquer forma,” ele adicionou.
Resenha por: Gabrielle
site: http://www.livrosecitacoes.com