Marquim 28/08/2023
#8 - 50 anos do golpe - A ditadura militar no Brasil
O livro trata-se de um compilado de reportagens sobre a ditadura que aparecem em alguns números da revista Aventuras na História, do grupo Abril. Eu tive a assinatura dessa revista por alguns anos e confesso que achava as reportagens bastante interessantes. Digo isso porque nunca tive muito interesse por História. Ler a revista tornava-a um pouco mais tragável, a meu ver.
A leitura das matérias foi dificultada justamente pelo elemento anteriormente mencionado. Pago um alto preço por não conhecer bem (ou o que seja básico) da história do nosso país. Não foram poucas as vezes em que tive de parar a leitura para fazer uma pesquisa rápida na internet. Claro que isso foi bom, pois me propiciou ter uma noção de alguns aspectos muito relevantes desse momento histórico.
O ponto alto do livro, para mim, é o momento de instituição do AI-5. Sempre me impressionou a enorme atrocidade pela qual muitos brasileiros tiveram de passar nesse período. Os relatos dos torturados me deixa boquiaberto toda vez que com eles mantenho contato. Dentre eles, o que mais me impressiona é a morte de Vladimir Herzog. Isso porque eu já lera uma obra (interessantíssima, por sinal) de um amigo desse jornalista: “Meu querido Vlado”. Que livro!
Por mais que tenha tido algum tipo de dificuldade com a leitura em decorrência de minha deficiência com a História, eu recomendo a leitura. Mais uma vez, como aconteceu com “Viva o povo brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro, fui motivado a desejar conhecer mais a história de nosso país. Tenho certeza de que isso me ajudará a amar ainda mais o nosso grande Brasil.
Vamos ler, galera!