Davi.Paiva 05/05/2024
Um pouco difícil, mas ainda é um bom material de estudo.
Link Amazon: https://amzn.to/4amWJSN
Mais um livro que li durante os meus treinos de cardio!
Gosto muito de educação financeira e tenho uma boa lista de livros sobre o assunto que aguardam a leitura. E achei que era o momento de ler mais uma obra do Gustavo Cerbasi, visto que já li "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" e "A Riqueza da Vida Simples", ambos do mesmo autor.
O problema, a meu ver, é que é um pouco difícil gostar dos textos de Cerbasi porque gosto de dividir livros de educação financeira em três categorias: os de mentalidade financeira (que preparam o leitor a lidar com dinheiro, como "Os Segredos da Mente Milionária"), os práticos (que já falam sobre métodos de organização e investimentos, sendo "Me Poupe!" o meu preferido nesta categoria) e os avançados (onde Tesouro Direto é arroz com feijão, como "Do Mil ao Milhão"). E em "Dinheiro: os Segredos de quem Tem", ele repete a mesma fórmula dos outros livros dele que já li: colocar mentalidade financeira, prática e elementos avançados em apenas um volume.
O que não quer dizer que o livro seja ruim ou não recomendado para estudos. Só reconheço que ele é um pouco difícil. Não chega a ser tão ruim como "A Riqueza da Vida Simples" no qual o autor gastou várias páginas para contar como tornou a própria casa um lar autossuficiente, mas também não é um dos melhores que já li no que tange educação financeira.
Alertas dados.
Bons estudos!
***
E para quem curte os meus resumos... lá vamos nós!
Logo nos primeiros capítulos o autor já manda essa pedrada:
"Basicamente, todo pobre é pobre porque:
1) Despreza os pequenos valores
2) Não se esforça por uma boa negociação
3) Não tem percepção financeira
4) Não sabe aonde quer chegar"
Eu, no lugar dele, usaria palavras mais gentis seria mais detalhista sem tal listagem logo de cara. Porém, como já estou acostumado com tais formas de abordagens de muitos educadores financeiros, continuei lendo o livro.
E apesar dessa argumentação que considero agressiva, ainda dá para aprender muitas coisas com este livro dentro destes princípios. A importância de procurar os menores preços sempre que possível em qualquer produto (e pechinchar mesmo já pagando pouco), entender as relações que se tem com o dinheiro que vem da renda ou do salário (nunca tinha parado para pensar como os dois são diferentes. Conhecia mais como renda ativa e a renda passiva), ter objetivos sem deixar de lembrar que uma hora todos ficarão velhos e vão precisar ponderar sobre o que estão fazendo pelas próprias aposentadorias.
Como eu disse, é um livro que vai do básico ao avançado em poucas páginas. No entanto, quem tiver a mente aberta e quiser ponderar sobre a relação com o próprio dinheiro pode começar com os quatro pontos acima e ver como se sai.