CleitonOliveira 12/09/2014Dinheiro: Os Segredos de quem Tem Gustavo CerbasiO livro Dinheiro: Os segredos de quem do autor Gustavo Cerbasi, um dos maiores especialista em finanças pessoais do Brasil e autor do best-seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, é um livro prático que ensina o caminho para a construção de um plano rumo à conquista da independência financeira.
Gustavo Cerbasi aborda sobre um tema muito importante que são as crenças que as pessoas têm sobre o dinheiro, padrões de comportamentos que são herdados na esfera familiar e de relacionamentos que as pessoas vão tendo ao passar da vida. Muitas pessoas acreditam que ganhar muito dinheiro é sinônimo de riqueza, aqueles que procuram manter altos status são denominados como ricos, sendo que na maioria dos casos são as dívidas que mantém esse consumo desenfreado.
E ao viver sobre esse estigma, as pessoas deixam de construir realmente um patrimônio, pois acreditam que sempre iniciarão uma poupança com a sobra do dinheiro no final do mês, e percebem que na verdade os cálculos iniciais não estavam tão corretor e terão que recorrer mais uma vez a alguma modalidade de crédito, pois estão no vermelho.
Se lhe fosse proposta uma opção entre dois caminhos a seguir na vida, qual você escolheria: ter muito dinheiro ou ser feliz
Essa pergunta certamente já foi ouvida por muitas pessoas. E já foi tratada até em um dos artigos desse blog O Dinheiro Traz Felicidade?, e o autor traz alguns questionamentos para que possamos perceber que muitas coisas importantes da vida são gratuitas e afirma que Curtir a vida pode não custar nada se você quiser. Então é importante que você reflita sobre esse tema importante em relação a questão sobre Dinheiro x Felicidade com perguntas como O dinheiro traz felicidade?, O que é ser bem sucedido? e Ficar rico é o objetivo?.
Cerbasi nos apresenta os dois tipos de pobres: os pobres sem dinheiro e os pobres com dinheiro. Os pobres sem dinheiro, apesar de um longo caminho ainda poderão chegar lá, já os pobres com dinheiro, é um caso quase perdido, pois não possuem um objetivo na vida e só pensam em bens materiais vendo o dinheiro como um fim. E algumas pessoas são e sempre serão pobres por conta do modo de viver, de pensar e de ver a coisas. A riqueza não depende de quando você ganha, mas do que faz com o que ganha e de quanto gasta. E cita os quatro grandes erros das pessoas pobres.
1. Porque despreza os pequenos valores;
2. Porque não se esforça por uma boa negociação;
3. Porque não tem percepção financeira;
4. Porque não sabe onde quer chegar.
No capítulo posterior Gustavo Cerbasi nos mostra que para construir sua riqueza, você precisa estar consciente de seu objetivo. Acredito o possuir um objetivo, um sonho é a parte mais importante de um planejamento financeiro como informado no artigo Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar.E temos que eliminar cinco crenças e bloqueios para formar nossa riqueza.
Crença número 1: a não urgência
Crença número 2: o passado
Crença número 3; a identidade
Crença número 4: o medo da perda
Crença número 5: o passado
Cerbasi nos presenteia com a fórmula da abundância Financeira: Gaste menos do que ganha e invista a diferença e depois reinvista os retornos. E comenta em seguida que devemos colocar nosso plano em pratica por depender única e exclusivamente de nós. Os primeiros passos podem ser difíceis, mas se concentramos em nossas prioridades alcançaremos os resultados almejados.
site:
http://www.resenhavirtual.com.br/blog/dinheiro-os-segredos-de-quem-tem-gustavo-cerbasi/