Nic 29/08/2022
Baita livro.
Geralmente quando pensamos em "Viagens de Gulliver" lembramos de um livro infantil, só que não, o livro, de 1726 narra as viagens de Gulliver por diversas terras distantes, como o povo dos anões, dos gigantes, a terra dos cavalos, etc.... Engana-se quem pensa que é uma literatura infantil, o livro é repleto de reflexões (geralmente irônicas, o que muito me agrada) sobre a política, sociedade, cultura, pessoas, leis... Além da aventura é possível fazer muita reflexão social sobre as realidades em que estamos inseridos e a ignorância, como por exemplo, quando o autor disserta sobre monarquia, guerras e a maneira certa de partir ovos. ?
" Toda gente concorda em que maneira primitiva de partir ovos antes de serem comidos, é bater com eles no rebordo de qualquer prato ou copo; mas o avô de sua majestade imperial, em criança, estando para comer um ovo, teve a infelicidade de cortar um dedo, o que deu motivo a que o imperador, seu pai, lavrasse um decreto, em que ordenava aos seus súditos, sob graves penas, que partissem os ovos pela extremidade delgada..."
"Os partidários da extremidade mais grossa, que se encontravam exilados, viram tanta deferência na corte do imperador, que se seguiu uma guerra sanguinolenta entre os dois impérios, guerra que durou 36 luas com vário êxito para cada uma das partes". (Posição 401).
Livro recomendadissimo para quem gosta de análise social, ironia e aventura, e o melhor, grátis na Amazon pois é um livro de domínio público.