jmrainho 12/07/2015
Viagens de Gulliver
Se fosse escrito na época como uma reportagem ou texto opinativo, Johathan Swift teria sido preso e morto. Se fosse hoje, a mesma coisa. Mas como todo bom escritor, sabe estar acima da mente imbecil. De forma inteligente, critica, na boca de seus personagens, a sociedade da época, a coroa britânica, as elites, os reis, os juízes, os advogados.os assessores de imprensa... Escrito em 1726 continua atual. Bem sabem os Houyhnhnms.!
Posfácio de Ruy Barbosa
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
TRECHOS
"Eu disse existir entre n[os uma sociedade de homens educados desde a juventude na arte de provar, por meio de palavras multiplicadas para esse fim, que o branco é preto e que o preto é branco, segundo eram pagos para dizer uma coisa ou outra. Todo o resto do povo é escravo dessa sociedade. Por exemplo, se o meu vizinho tenciona ficar com a minha vaca, contrata um advogado para provar que deve tirar-me a vaca. Nesse caso, tenho de contratar outro advogado para defender os meus direitos, pois é contrário a todas as normas da lei permitir-se a um homem falar em seu próprio nome. Pois bem, nessas condições, eu, que sou o verdadeiro dono, me vejo a braços com duas grandes desvantagens; primeiro, o meu advogado, habituado quase desde o berço a defender a falsidade, está completamente fora do seu elemento quando precisa advogar a justiça, ofício desnatural, em que sempre se empenha com grande inépcia, senão com má vontade. A segunda desvantagem reside em que o meu advogado tem de proceder com muita cautela, para que o não censurem e aborreçam os colegas, como alguém que desagradasse o exercício da profissão. Donde nase que tenho apenas dois métodos para conservar a minha vaca. O primeiro consiste em peitar o advogado do meu adversário, pagando-lhe honorários dobrados, e levando-o a trair o seu cliente, com uma insinuação de que a justiça pende para o seu lado. O segundo, em fazer o meu advogado que a minha causa pareça o mais injusta possível, admitindo que a vaca pertence ao meu adversário, e isto, se for feito com perícia, atra´ria por certo o favor dos juízes. Ora, vossa excelência deve saber que esses juízes são pessoas designadas para dirimir todas as controvérsias, e escolhidas entre os mais hábeis advogados, depois de velhos ou preguiçosos, e, tendo o ânimo inclinado durante toda a existência contra a verdade e a equidade,vêem-se em tão fatal necessidade de favorecer a fraude, o perjúrio e a opressão que eu soube haverem alguns recusado um pingue suborno da parte para a qual pendia a justiça, a fim de não prejudicar a corporação, fazendo uma coisa que não lhes conduzia com a natureza nem o ofício.
É máxima entre esses advogados que tudo o ue já foi feito pode legalmente fazer-se outra vez, e têem, por consequinte, o especial cuidado de registrar todas as decisões anteriormente tomadas contra a justiça ordinária e a razão comum dos homens.E apresentam-nos, bos o nome de precedentes, como autoridades que justificam as teorias mais iníquas, nunca deixando os juízes de decidir na conformidade delas.
Ao defender uma causa, evitam cuidadosamente entrar no mérito da questão; mas são estrondosos, violentos e enfadonhos no discorrer sobre todas as circunstâncias que não vêm a pêlo."