Leite 12/10/2022
Princípios Básicos do Comunismo
Para quem está iniciando os estudos sobre comunismo como eu, a parte inicial é fundamental, entitulada "Princípios Básicos do Comunismo". Esta traz conceitos de forma didática, a partir de perguntas e respostas. Confesso que não pude aproveitar muito do restante do livro, que apresenta cartas escritas pelo Engels, numa linguagem não mais introdutória, e se referindo a momentos históricos específicos. No entanto, mesmo pulando certas partes das cartas, pude extrair algumas boas reflexões, como a que vai a seguir, interessante para se pensar o posicionamento da esquerda radical diante do cenário eleitoral atual brasileiro:
"Se nós estamos obrigados a apoiar todo o movimento popular real, estamos também obrigados a não sacrificar o núcleo mal acabado de formar do nosso partido proletário e a não deixar dizimar em motins locais e estéreis o proletariado.
Se, pelo contrário, o movimento for verdadeiramente nacional, os nossos homens estarão nele antes que se lhes possa lançar uma palavra de ordem, e a nossa participação nele dar-se-á por si. Mas, então, deveria estar entendido, e nós deveríamos proclamá-lo alto, que nós tomamos parte como partido independente, aliado de momento aos radicais ou republicanos, mas inteiramente distinto deles; que nós não temos ilusões acerca do resultado da luta, em caso de vitória; que esse resultado, longe de nos satisfazer, não será para nós senão uma etapa ganha, nova base de operações para conquistas ulteriores; que, no próprio dia da vitória, os nossos caminhos se separarão e que, desde esse dia, formaremos, face ao novo governo, a nova oposição, a oposição, não reacionária, mas progressiva, oposição de extrema-esquerda, oposição que levará a novas conquistas para além do terreno ganho."