FernandaLuna131 05/07/2019
O que achei de As Presas (+ quotes)
As Presas é o segundo volume da trilogia A Caçada, escrita por Andrew Fukuda. As revelações estão a todo vapor, os personagens estão enfrentando seus piores medos, mas a verdade ainda pode ser mais aterrorizante que tudo.
.
EDIÇÃO: No mesmo estilo do primeiro livro, é simples e confortável de ler.
ESCRITA: Aqui o livro perdeu a classificação favoritado na primeira vez que li, mas a releitura me fez atentar para o fato de que a mudança no estilo acompanha o psicológico do personagem. O início mostra uma escrita diferente da do primeiro, mais poética, descrições de lugares menos objetivas e mais metafóricas. Fui com sede ao pote e fiquei meio perdida. Mas lá pela metade o livro volta ao ritmo de A Caçada e tudo volta pros eixos do anterior. As sacadas rápidas e as explicações oportunas são muito legais.
ENREDO: As descobertas em A Caçada levaram os personagens a seguirem rumo a uma alternativa para a realidade perigosa em que viviam. Aqui no segundo temos a explicação do que realmente aconteceu no apocalipse, como os noturnos nos dominaram, e foi A MELHOR EXPLICAÇÃO DE DISTOPIA QUE EU JÁ VI. Fundamentada em biologia e geopolítica, fiquei tão impressionada que li duas vezes antes de seguir no livro. Eu amei. Fora isso, a jornada do nosso protagonista é ainda mais perigosa que antes, pois a verdade e a mentira se misturam de forma irrefreável, onde nem tudo é preto no branco - e só os fortes têm coragem pra sobreviver.
PERSONAGENS: Gene já era um personagem ótimo em A Caçada e nesse, ver o desenrolar das peças do quebra-cabeças que é o jogo da vida dele é muito bom. Ele encontra um refúgio que talvez seja ainda mais perigoso que ser estraçalhado por seres animalescos - as coisas não são o que parecem ser, não estão certas. Eu já entrei com uma pulga atrás da orelha, e ver o desenvolvimento da coisa e ah, o final. Que PUTA final. A revelação mais arrasadora do enredo. Fiquei verdadeiramente abalada.
+: Com certeza mantém o nível do primeiro livro, e estou com alta expectativas para "The Trap" (ou A Armadilha), que não será lançado pela Intrínseca. Conheço gente por aqui que detestou. Mesmo assim, eu super recomendo para os fãs de distopias. É diferente e envolvente. Deêm uma chance!
"Os segredos [...] vão consumir você por dentro." página 13
"Seja lá o que eles tenham preparado para nós, vamos lutar. Mas não podemos ficar parados sem fazer nada. Vamos encarar nosso destino de frente, seja ele qual for. [...] É assim que eu faço" página 33
site: https://www.instagram.com/p/BdQgnbNBM99/?utm_source=ig_web_copy_link