Beca 06/01/2024
É bom, mas...
O livro "O Que é Religião", escrito por Rubem Alves, apresenta o leitor diferentes perspectivas sobre a religião em algumas áreas de estudo - sendo elas: a sociologia e a filosofia por exemplo.
Durante a leitura consegui observar alguns pontos positivos, sendo eles: a escrita ser de fácil entendimento - o que é um pouco difícil de se encontrar em livros de não-ficção; as ligações entre os temas de cada capítulo serem bem claras para o leitor; e o livro ser bem completo no que diz respeito à quantidade de campos de estudo abordados pelo autor.
Entretanto, também encontrei pontos negativos, sendo eles: em certos momentos o autor ter feito algumas afirmações equivocadas, o que não seria um problema tão grande se nenhum de seus argumentos se baseassem nelas, mas alguns se basearam; também percebi uma visão bem eurocêntrica no que diz respeito à religião, chegando a dividir a civilização ocidental em duas vertentes religiosas (como na página 39 da edição que possuo, por exemplo). Claro que levando em consideração o ano em que foi escrito, já era esperado que o autor excluísse a influência das religiões de matriz africana, por exemplo, mas não deixei de considerar como um ponto negativo; para finalizar, estranhei o fato de em momento algum ele ter citado o Platão, mesmo tendo demonstrado uma visão bem platônica acerca do assunto, ou quando ele citou uma parábola bem parecida com aquela da caverna de Platão, mas sequer falou do mesmo(quero deixar claro que esse ponto é bem mais pessoal interpretativo do que os outros citados anteriormente sendo mais passivo de discordâncias também).
Tendo em vista os pontos apresentados, deixo claro que gostei de ler "O Que é Religião" mas houveram certos equívocos que não posso deixar de passar na hora da avaliação. Portanto considero este um bom livro de ser lido, apesar de ter encontrado no mesmo algumas ressalvas que me desagradaram.