Miwa Mazur 12/08/2015
Tinha tudo para ser 5 estrelas
The Mason List tem como personagem principal a Alex. Sua vida era perfeita, até que uma avalanche de coisas ruins deixam a família dela sem nada. Com a mãe em fase terminal , o pai desemprego e, sem casa, ela não consegue imaginar o que mais poderia acontecer. E então a família Mason vem ao seu resgate. Dão lhes tudo o que precisam, lugar para morar, comida e estudo. E vindo de tabela, o filho dos Mason, Jess, que tem a mesma idade de Alex e rapidamente se torna seu melhor amigo.
Assim a vida dela quando pequena era boa. Ela perde tudo muito nova, incluindo sua mãe. Ela tem que ser forte pelo pai e por ela mesma, e no meio disso tudo ela começa a guardar mágoas de tudo que aconteceu. Quando os Masons vem ao seu resgate, a vida dela muda de novo, para melhor. Mas ela odeia que dependa tanto deles. Ela odeia ser um caso de caridade e se ressente deles por isso. Um ódio guardado desde os 8 anos. E então ela começa a Lista. Uma lista com TUDO que eles já gastaram com ela. Mas os Masons tem algo que ela preza mais do que tudo, que é Jess. Ela se sente mal por ele ser um Mason e não conseguir odiá-lo.
Okay vamos lá. Tudo bem. Tudo bem ela sentir raiva. Tudo certo, porque realmente, como entender e lidar quando tudo que você ama é tirado da sua vida? O problema é que essa raiva, esse ódio, a mágoa, não foi temporária. Foi crescendo ao longo do tempo, e ela foi alimentando tudo isso. É obvio que o menininho amigo de infância vai ser o personagem em foque. E ele sempre foi, o tempo todo, a melhor pessoa que já existiu pra ela. Ele a amava sem julgamento e com todo o coração. Mas toda essa mágoa e ódio era uma parede entre os dois. Quando ele deixa mais claro seus sentimentos, aí sim a coisa começa a ficar feia. Porque ela o machuca. Inúmeras vezes. Sem ter uma rezão aparente, porque para uma pessoa que diz se importar tanto com ele, ela só faz bosta.
A proposta do livro é muitissimo boa. E a escrita da autora também. Mas lá se foram 448 paginas, e por isso eu esperava muito mais conteúdo. O clímax foi morno, não alcançou aquele pico que sempre esperamos em um livro. E eu achei a finalização do livro muito infeliz. O epílogo é okay, mas não gostei do acontecimento do final. Não tinha uma finalidade. O livro poderia ter acabado antes. Além de que senti a estória sendo muito arrastada, para que tudo se resolva num estalar de dedos. A aceitação. A aceitação de Alex foi tão repentina, que para mim pareceu superficial. Era a parte mais importante do livro, e não foi explorado.
Mas no meio disso tudo, a amizade de Alex com Jess e todos aqueles acontecimentos fofos, foram muito bons. E Jess, Jess merece ser reconhecido. Então eu dei 4. Seria 3 se eu me focasse realmente no último terço do livro, e Jess merece um 5 na verdade, mas o livro em si não merece, então aqui está.
Confiram o blog que tenho com 2 amigas muito queridas! Terão muitas resenhas e dicas por lá! Até!
site: http://drunksofwords.blogspot.com.br/