Roberta.Magno 20/07/2021Um ótimo desfecho pra uma trilogia encantadora!Neste livro, acompanhamos a protagonista Charmain, uma menina criada por uma mãe superprotetora e até bem conservadora, um pai submisso, que tornaram ela uma menina mimada e que mal sabe se virar, mas que sonha com a independência e vê na oportunidade de cuidar da casa do tio-avô doente, a chance de conquistá-la e conseguir o emprego dos sonhos, na biblioteca real. O emprego perfeito para alguém que vive com a cara enfiada nos livros.
Acho que o único problema, é que foi um pouco difícil me apegar à Charmain, sendo ela um dos personagens que menos gostei na história. Ela é mimada até demais e bem preguiçosa, em qualquer obstáculo, simplesmente virava as costas e ia ler um livro, hábito que acabou me irritando em certas ocasiões. Como Peter mesmo falou "ela se escondia atrás da própria ignorância".
Peter por outro lado foi (dos novos personagens) o que mais gostei. Determinado, corajoso, atrevido, curioso e sem molezas. Achei o final dele mt digno, ele mereceu.
Toda a questão dos kobolds e luboquins foi bem interessante, com plot twists maravilhosos.
E como não poderia faltar, Howl e Sophie novamente melhorando a história no momento que aparecem. Faísca sem dúvida me fez rir bastante e sentirei falta dele igual Morgan haha tbm adorei uma maior participação do Calcifer num momento crucial da história. A família que eles formaram é linda e caótica e Sophie terá cabelos brancos novamente bem rápido tendo que lidar com esses três haha
Foi uma delícia me jogar nesse universo cheio de magos, feiticeiros, criaturas bizarras e muitos personagens incríveis, além de conhecer melhor e ver o desenvolvimento daqueles que eu já conhecia e amava.