Ca Melo 03/03/2021Queria ter visto mais.Quando foi a última vez que você leu uma carta? E quando foi a última vez em que você escreveu e enviou uma carta? Perguntas difíceis, não é mesmo? Eu nunca tive o hábito de enviar cartas, ainda mais agora com a facilidade da tecnologia e a possibilidade de falar com qualquer pessoa em qualquer parte do mundo de forma instantânea.
“Queria ter ficado mais” foi um livro que me chamou a atenção desde a primeira vez que ouvi sobre ele numa palestra da Editora Lote 42 numa edição da Feira Miolo(s). A editora investe na criatividade para criar seus livros “diferentes” e esse conseguiu cumprir bem com seu papel: uma experiência sensorial ao ler as cartas.
O livro, composto por 12 cartas de 12 diferentes mulheres, tem um design em que cada “crônica” (podemos dizer assim) está inserida num envelope. E tem mais um detalhe: no verso tem uma ilustração em aquarela da artista Eva Uviedo, trazendo o destino de cada uma das cidades em que se passam as viagens.
E sim, essa leitura pode agradar aos apaixonados por viagens e curiosidades sobre diferentes países ao redor do mundo. Os relatos das jornalistas trazem suas memórias de lugares distantes, os sonhos, os imprevistos, surpresas e os perrengues de viajar por países muitas vezes desconhecidos por nós. As minhas cartas preferidas foram as que se passaram em Israel e Cisjordânia, Berlim e Nova York.
Porém tenho algumas ressalvas: algumas cartas trazem problemas na edição com palavras sobrepostas umas às outras e às vezes cortadas. Em relação ao conteúdo, senti falta de alguma jornalista preta descrevendo sua experiência, por isso, acho que a minha percepção final tornou a minha percepção com a obra okay. No final, eu queria ter visto mais.