Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado




Resenhas - Gabriela Cravo e Canela


539 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Bianca.Maciel 10/12/2021

Este é um clássico, grande obra de Jorge Amado e da literatura nacional. Esse livro conseguiu ser bom o suficiente para perdurar no tempo, devido a escrita e imaginação desse fabuloso escritor brasileiro.


A história começa quando Nacib, descendente de sírios, se descobre inesperadamente sem cozinheira em seu bar, dessa forma precisa arrumar alguma para que possa continuar cozinhando os doces e salgados que serve no bar. Gabriela uma morena de beleza ímpar, mulher de jeito ingênuo, recém chegada em Ilhéus, fica no "mercado de escravos" à espera de um patrão, alguém que possa contratar os seus serviços.


Nesse momento, cria-se um pano de fundo para uma verdadeira crônica social, abordando uma cidade em pleno desenvolvimento, Ilhéus, que possui o cheiro do mar, os bares, cabarés e as crianças com suas brincadeiras, detalhes e fatos narrados pela jovem Gabriela.
comentários(0)comente



bih 10/12/2021

incrível
demorei bastante pra terminar, e algumas coisas não me agradaram muito, mas achei um excelente livro, e foi uma ótima leitura, recomendo.
comentários(0)comente



Alícia 09/12/2021

seu cheiro é de cravo, sua cor de canela
sinceramente, é um livro que não é fácil de ler. levei meses para conseguir concluir a leitura, pois a escrita do Jorge Amado é um tanto densa nesse livro. no entanto, tem um momento em que o livro engata e você não quer mais parar de ler. é um livro cheio de nuances, onde todas as personagens femininas pareceram interessantes para mim:
Gabriela é linda, bela, esperançosa e livre como um passarinho. prendê-la numa gaiola, é só tirar dela a liberdade que a faz ser tão bela.
Sinhazinha foi vítima, foi morta pelas mãos do marido, por conta das leis ultrapassadas e patriarcais de Ilhéus.
Malvina, entretanto, foi minha favorita. uma garota que tinha o sonho de viver um amor, mas que tinha a cabeça a frente de seu tempo, a frente de Ilhéus e que viu que deveria seguir seu caminho, mesmo sem um homem nos braços.
entre tantas outras personagens femininas que marcam essa história.
preciso também comentar sobre outra personagem importante nessa história: a própria Ilhéus. Amado retrata a evolução da cidade, por meio de passagens políticas muito interessantes.
é um livro que, imediatamente quando acabamos de ler, pode não parecer tudo isso. mas pensar sobre ele, faz a história cotidiana enriquecer na nossa cabeça e se mostrar uma bela narrativa.
comentários(0)comente



Camila 06/12/2021

Progresso
Um verdadeiro clássico!
Uma leitura muito boa para conhecer uma parte de nossa história... Principalmente para que a gente não cometa os mesmo erros dos passado!
Do início ao fim o autor mostra a importância do progresso e da mudança de costumes autoritários e machistas... Nesse ponto a leitura torna-se um pouco difícil devido a várias referências de violências, principalmente violência contra as mulheres.
Enfim, um livro que deve ser lido por todos!
comentários(0)comente



Ghabriela Haluch 22/11/2021

Eu gostei, mas foi difícil!
Não foi uma leitura muito fácil, alguns momentos pensei em abandonar mas gostei muito. Eu fico pensando que na época talvez pudesse ser um choque pra muita gente um relacionamento assim, mas é interessante. Eu sou contra traição, mas achei importante as formas como foi abordado: uma extrema e a outra mais branda.
É importante pensar que nem todo mundo nasceu para ser preso a outra pessoa ou costumes. Sempre quando a gente ama, quer o melhor pra pessoa, mas o que é melhor pra mim pode não ser para o outro, e nessa ânsia de querer moldar uma pessoa ao que você acha que é bom pra ela, pode estar tirando toda a essência daquela pessoa.

Me lembrou a reflexão da mulher com o biscoito de amanteigado de goiabada, é sobre isso!
comentários(0)comente



Anderson 14/11/2021

Brasileiro!
É anos 20 e a cidade de Ilhéus está em pleno desenvolvimento devido a venda e exportação de cacau.
Assim como o país, a cidade está encalhada no coronelismo político que leva a gerações de parcerias que perpetuam os mesmos políticos em poder na cidade. Porém, tudo muda com a chegada de um exportador, Mundinho Falcão, que logo entra na política e promete mudanças na sociedade.
Ao mesmo tempo, Nacib, sírio criado no Brasil, precisando de uma cozinheira para seu bar encontra Gabriela, uma moça vindo do sertão, fugindo da fome e das mortes geradas pela seca. Por trás de toda poeira e cansaço da viagem, Nacib, descobre em Gabriela uma beleza e uma sensualidade hipinotizantes, capazes de levar os homens aos seus pés.
Logo Nacib se apaixona por Gabriela, assim como todos os homens da cidade, porém, Gabriela não é mulher de um homem só, e logo se gera um conflito em torno de conquistá-la.

Trecho de Modinha para Gabriela de Gal Costa:

Eu nasci assim eu cresci assim e sou mesmo assim
Vou ser sempre assim, Gabriela, sempre Gabriela
comentários(0)comente



brunapcorreia 06/11/2021

Para mim, é complicado falar com sinceridade o que eu achei desse livro... Jorge Amado me conquistou com "Capitães de Areia" e a "Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água" e, então, cativou a minha fidelidade, o que faz parecer uma traição eu falar sobre a minha decepção com essa obra.
Mas eu sei que a questão foi a expectativa que eu depositei e a sede que eu fui para saber sobre Gabriela.
Eu queria me apaixonar por Gabriela como todos da trama se apaixonavam, me encantar com a personagem... mas o foco do autor era a política e a economia de Ilhéus, além das desventuras dos homens da história, o que fez eu achar o papel de Gabriela muito secundário e decepcionante. Eu devorava tudo até chegar a uma parte que focava em Gabriela, mas eram sempre migalhas.
Foi tipo o que aconteceu quando eu li "Dom Casmurro", eu queria muito de Capitu e tive quase tudo de Bentinho...
Não é um livro que eu vou indicar.
comentários(0)comente



Alice 19/10/2021

Um tempo curto de meses e longo de acontecimentos
"Um tempo curto de meses e longo de acontecimentos" é a frase que o proprio autor utiliza no encerramento da obra, e em minha opinião que melhor descreve o livro.

Apesar de dar nome a obra, a história de Gabriela não é a unica narrativa abordada. É com o seu talento extasiante que Jorge nos leva para a Ilhéus do cacau, no ano de 1925, e nos imerge na vida local. As fofocas, os causos, a vida política e os amores da cidade nos entretém de maneira inigualável. Em cada capítulo nos encontramos com um novo personagem, um novo detalhe ou um novo figurante, assim, ao final do livro me senti completamente inserida na realidade descrita por Jorge Amado, quase de maneira tátil, foi como viver uma vida diferente da minha.

O livro é longo, mas de capítulos curtos e de fácil leitura, principalmente, se já houver contato com alguma outra obra do autor. É bem escrita, e os personagens são desenvolvidos de uma maneira incrível, acabei criando um amor e apego por casa um deles. A leitura é mais demorada devido ao tamanho do livro, mas vale super a pena!
comentários(0)comente



lulis 10/10/2021

Revolução comercial, econômica e social + Gabriela
?Gabriela é boa, generosa, impulsiva, pura. Dela podem-se enumerar qualidades e defeitos, explicá-la jamais. Faz o que ama, recusa-se ao que não lhe agrada. Não quero explicá-la. Para mim basta vê-la, saber que existe.?
comentários(0)comente



Yuminie 16/09/2021

Fiquei um pouco confusa no início por causa da parte política, mas, depois que entendi, consegui visualizar a beleza desta obra.
Jorge Amado tem uma escrita inigualável que te deixa querendo mais.
Leiam!
comentários(0)comente



Ana 24/08/2021

cativante
narrativa e personagens cativantes, que nos transportam direto para ilhéus e seus conflitos políticos e pessoais. contando a história da querida gabriela e seu nacib, ao mesmo tempo que nos atualiza sobre as convergências políticas entre conservadorismo e progresso.
comentários(0)comente



MissDepressed 23/08/2021

A flor da liberdade
Ótimo livro, a polifonia das vozes sociais ocorre por meio das ideias de progresso que precedem o início da década de 30, e o passado sangrento da zona de cacau com direito a jagunços, disputas políticas e assassinatos. O livro apresenta diversos personagens, mas não peca por dar significado e estabelecer caraterísticas e um universo em que cada um desempenha um papel coerente e fundamental pra construção social da obra.
comentários(0)comente



Gustavo.Melo 22/08/2021

IMPECÁVEL
Meu segundo livro desse escritor, e mais uma vez saiu maravilhado da leitura. História cativante, personagens marcantes e ambientação absurdamente envolvente. Um dos melhores livros que li da vida, e sem dúvida lembrarei dessa Ilhéus e seus habitantes com suas aventuras inesquecíveis.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beatriz 13/08/2021

Gabriela cravo e canela
Esse livro é incrível! Jorge Amado consegue te levar para ilhéus e te faz sentar no bar Vesúvio e comentar sobre os casos da cidade! Gostei muito da narrativa, de Gabriela ser livre e ser ela! Esse livro é muito bom e vale muito a pena ler!!
comentários(0)comente



539 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR