Stoner

Stoner John Williams




Resenhas - Stoner


285 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Marcelo217 13/02/2023

Uma vida de renúncias
Pela sinopse já é possível prever que o livro é bom. Com algumas ressalvas, após a leitura, o livro é como eu imaginava.

John Williams consegue fazer uma linha do tempo completa de William Stoner, um personagem modesto que se mostra resignado praticamente a vida toda. Uma existência silenciosa que acontece grande parte na universidade como professor.

Stoner vive uma vida cíclica completa do que pode se esperar de um homem estadounidense do início do século XX: a vida modesta, a ascensão na vida acadêmica, as poucas amizades no ambiente universitário (Sloane, Masters, Finch), o casamento (Edith), a paternidade (Grace), o caso extraconjugal (Katherine) e uma inimizade de longa data (Lomax). A narrativa delimitada desta forma mostra o personagem principal quase como coadjuvante de sua própria vida. Não há quase sinais aparentes de frustração, mas uma resignação frente a todos os acontecimentos.

O plot é linear, tranquilo e entrega, assim, uma trama sem surpresas. Uma vez que há uma cadência pronunciada em toda a extensão da escrita de Williams, é muito fácil adivinhar o que vai acontecer no decorrer da vida de Stoner. Os fatos são apresentados sem rodeios, mas com profundidade desmedida em alguns trechos fazendo do livro cativante sem ser totalmente envolvente.

Penso que se o autor adicionasse um pouco mais de profundidade aos personagens que fazem parte da vida de Stoner a postura de coadjuvante deste personagem seria mais bem justificada. Entretanto, entendo que talvez a proposta do escritor seja exatamente essa: trazer uma história ordinária que, mesmo monótona em alguns pontos, não deixa de ser interessante. O fim do livro é de uma sensibilidade muito bonita. O fecho de um ciclo condizente com a vida de Stoner é escrito de uma forma emocionante que me despertou tristeza e um pouco de conforto.

Como um aluno de mestrado, foi interessante ver que a dinâmica acadêmica daquela época ainda é muito semelhante a que se tem hoje. John Williams explora cenários comuns, vidas ordinárias e tira destes uma narrativa simples e introspectiva que vale muito a pena ser lida.
comentários(0)comente



Ed Bortolotte 12/02/2023

Melancólico...
A trajetória de um homem cujo a única e perpetua infelicidade foi tentar viver o seu sonho em uma realidade que a princípio não era a sua...
comentários(0)comente



Wynícius 10/02/2023

É a quinta vez na minha vida que esse livro me destrói de uma maneira que eu continuo sem explicação.
comentários(0)comente



Monique 02/02/2023

Um livro sobre uma vida comum
Eu realmente amo quando livros vazios de enredo conseguem atribuir novos significados a Vida. Stoner conta história de William, um jovem filho de um casal que vivia da roça e do que eles produziam.

O Jovem William Stoner vai pra faculdade cursar ciências agrícolas, mas acaba tropeçando na literatura se apaixonando por ela e levando uma vida acadêmica por conta disso.

A história é muito simples em si a prosa é terna e refrescante ( mas tem seus momentos pra passar raiva viu?), pra mim Stoner é um homenagem a vida comum e aos seus fracassos pequenas felicidades e percalços, a mensagem que me passou é que até as vidas vistas como "insignificantes" deixam algo de si no mundo e tem um valor nelas que é intrínseco a própria Vida.

Esse livro definitivamente será relido?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Wanderley 23/01/2023

O milagre da existência
Livro simplesmente fantástico, forte e, ao mesmo tempo, delicado. O texto tem uma elegância, um esmero, uma paciência naqueles pormenores que sempre se revelam, mais cedo ou mais tarde, fundamentais para a trama. John Williams é simultaneamente simples e sofisticado na construção de suas imagens, personagens e sentimentos.

O personagem título, William Stoner, não lidera revoltas, não é porta-voz de causas, nem símbolo de lutas contra preconceitos e injustiça, é somente um homem comum, um professor universitário sem grandes feitos, com poucos amigos e limitada conexão com a própria família, que busca compreender a vida sem receitas, apenas vivendo (viver é a aventura). Parece banal, mas mesmo assim - é complicado explicar - temos em Stoner uma baita história.

No posfácio, Peter Cameron explica essa singularidade: “Nada disso [as premissas do livro] parece material muito promissor para um romance. No entanto, de alguma forma, quase milagrosamente, John Williams transforma a existência de William Stoner em uma história apaixonante, profunda e pungente”. É isso! Milagre. Destaque para o final, que é de uma inspiração tocante. De algum modo, a história de uma pessoa comum – e assim como as nossas próprias histórias – pode ter muito mais significado do que se imagina.

Um livro fantástico. Experimente.
comentários(0)comente



Cássia 22/01/2023

A triste vida de William Stoner
Filho de agricultores, William Stoner vai para a universidade e faz um curso medíocre, depois se torna professor medíocre da mesma universidade e se casa com a medíocre Edith.
Mas o que tanta mediocridade pode fazer um livro bom?
Não sei. Mas o escritor dá um show de genialidade só nisso aí.
E, aos que dizem que o livro é cansativo, faltou o olhar de Stoner na leitura.
comentários(0)comente



Aliocha III 17/01/2023

Uma história pungente
Nem sei pq leio... Isso acaba comigo.
Tenho a impressão que fiz um bom e velho amigo.
É uma história dura, nada extraordinária porém de uma profundidade que causa nó na garganta.
comentários(0)comente



Mari 16/01/2023

Uma história sobre a vida
Interessante que parece que todos conhecem alguém como Stoner, que parece observar a distância sua própria vida, em momentos cruciais onde deveria agir, não se move parece imóvel e sem reação. A vontade é chacoalhar o personagem para que ele se torne o protagonista da própria história. Um enredo que trás muitas reflexões. Gostei do livro
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Erica 11/12/2022

Amo
Segunda vez q leio esse livro e ele mexeu comigo denovo. Muito bem escrito e uma história simples, mas envolvente. Me deixa pensativa q nossa vida não precisa ter acontecimentos mirabolantes pra ser especial. Eu amo demais esse livro.
comentários(0)comente



Jonas Migotto 09/10/2022

Uma vida banal rende um livro? Oxe, rende muito. Stoner é uma baita reflexão sobre a existência humana.

Willian Stoner é um homem que aceita. Deixa-se levar pelo ritmo das ondas do mar da vida.

Vive de forma estoica um casamento infeliz. Uma relação cada dia mais distante com a filha. Um caso extraconjugal.

Aguenta as picuinhas acadêmicas atemporais no trabalho como professor universitário. Passa por duas guerras mundiais como espectador distante, sentindo o peso do mundo na rotina transformada dos jovens no campus, nas perdas.

A história do cara que sai de uma vida humilde no campo rumo à universidade, trabalha pesado para conseguir um lugar para morar enquanto estuda, descobre uma paixão inexplicável pela literatura, segue os estudos e vira professor na mesma instituição, não é uma narrativa clássica de self made man estadunidense que vira herói. É só a vida de um homem. A beleza está na simplicidade.
comentários(0)comente



Pedro 14/09/2022

A tragédia do herói comum estoico
Como pode um livro que na sua primeira página já revela tudo que vai se desenrolar ser tão bom?
Com sua escrita minimalista, fria e seca, John Williams dá vida a um dos mais fascinantes personagens que já me deparei na literatura. Um homem comum, que viveu uma vida de forma banal, mas que nos impressiona porque nos causa proximidade, porque nos vemos nele. Talvez não em sua por vezes irritante passividade ou indiferença perante os acontecimentos e percalços da vida, mas sim pelos conflitos com seus pais, pela sua dificuldade de relacionamento com a esposa, pelos problemas de conexão com a filha, por sua paixão interrompida, pelas adversidades no trabalho, enfim, por ser demasiado humano.
Ora, é porque para Stoner a vida é menos sobre o fim e mais sobre o caminho.
É a frustração pela vida medíocre, o arrependimento, o amargor de se sentir incompleto e a posterior aceitação de que não há tempo pra mais nada, de que chegara a hora.
No fim, a história ficcional de Stoner acaba por parecer mais real que a própria realidade.
É incrível como John Williams consegue manter o ritmo do livro perante as mais de 300 páginas em que conta a vida de um homem sem grandes conquistas ou feitos extraordinários. Por sua vez, o autor também não utiliza de grandes artifícios ou malabarismos literários. Isso pois já basta seu poder de contar uma história forte e pungente através de uma premissa simples.
comentários(0)comente



Vanessa.Lima 07/09/2022

Sobre a vida
Stoner é daqueles livros de escrita simples e fluida, que narra a vida de um jovem estudante que descobre seu amor pela literatura.
No início você não imagina como ele pode tocar sua alma, mas ele toca, e faz isso profundamente.
Por várias vezes me vi refletindo sobre a vida junto com Willian Stoner, me peguei pensando quantas oportunidades de viver desperdicei, nso anos que perdi, mas percebi que não é tarde (não ainda).
O final me deixou enebriada e reflexiva como poucos livros tem o poder de fazer, e por isso ele entra pra minha lista de preferidos.
Uma injustiça essa obra prima não ser mais conhecida, mas sou grata por ter tido a oportunidade de conhecê-la.
comentários(0)comente



stillwoozy 07/09/2022

Uma vida que não é nada e de repente é tudo.
Eu amo livros sobre nada, e esse é exatamente o que eu gosto. Sobre a vida comum de um professor de inglês universitário, e a vida não é nada até que um acontecimento dá sentido a tudo. Muito lindo, parecia até que eu tava vivendo aquilo. Te amo, Stoner!
comentários(0)comente



285 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR