Renata | @am0r_p0r_livr0s 03/02/2024
Um livro simples e profundo. E todo seu encantamento está nessa simplicidade, diante de situações corriqueiras da vida.
.
Aqui temos a história de William Stoner, que nasceu em 1891, um camponês que foi para a faculdade e se tornou professor. Pontuando fases importantes da vida do protagonista, o autor traz ao leitor muitos momentos de reflexão: o dilema de Stoner entre sua vontade de seguir a carreira acadêmica ou ficar no campo e ajudar seus pais, ou quando conhece Katherine Driscoll e se apaixona, mesmo casado com Edith, e outros momentos mais, que não vou citar para não dar spoiler.
.
O autor conseguiu enxergar situações do cotidiano e transformar em uma história envolvente e emocionante. Toda dedicação de Stoner à vida acadêmica, as situações em que, lá na Universidade, ele encontrava seu refúgio, a perseguição que sofreu durante quase todo esse período.
.
O protagonista passa por duas guerras mundiais, tem um casamento infeliz, porém se mantem impassível. Tem um comportamento estoico, que é desmanchado na parte final do livro, onde Stoner reflete sobre seus feitos durante a vida e põe em dúvida o seu valor.
.
É uma história comum, porém linda e que vale a pena ser lida.