Flavio Assunção 18/06/2012Após anos revirando sebos atrás deste livro, eis que finalmente o achei por um preço interessante pela internet, já que cobravam valores exorbitantes por ser um livro raro e que diziam ser um dos mais assustadores já lançados.
Fala sobre uma expedição formada por um certo Dr. Montague, que objetiva comprovar a existência de fênomenos paranormais existentes na gigantesca mansão da Casa da Colina. Para isso, ele e seus escolhidos devem permanecer por uma semana trancafiados dentro do lugar, avaliando tudo e aguardando os acontecimentos. Além do Dr. Montague, mais três pessoas participam da expedição: Theodora, mais conhecida como Theo, que supostamente possui alguma percepção extra-sensorial; Eleanor Vance, uma solteirona que na infância teve uma experiência considerada paranormal; e Luke, futuro herdeiro da mansão. Sua ida foi uma das exigências da proprietária para o aluguel por parte do Dr. Montague.
De fato foi um dos primeiros livros abordar esse tipo de situação, mas ao menos pra mim "A Assombração da Casa da Colina" não é tão assustador ou claustrofóbico como sua história dá a entender. Tem sim alguns momentos interessantes que causam certa aflição, mas são bem raros. A história mais se assemelha a uma espécie de Big Brother Macabro, onde o foco é o cotidiano dos personagens e o que eles pensam sobre estar em uma casa que dizem ser mal-assombrada. O suspense fica em segundo plano, o que é de se estranhar já que havia muita coisa a ser explorada e a autora simplesmente não o fez.
Talvez "superficialidade" seja a palavra certa para descrever este livro. Tudo é muito simples, tudo é muito rápido. A narrativa tem uma crescente e descresce abruptamente de uma hora para outra. Tanto é, que o livro termina quando pensamos que vai acontecer algo significativo.
De qualquer forma gostaria de dizer que é um bom livro. Possui uma leitura gostosa, tranquila e bem sombria, só que em minha opinião não passa disso. Lamento, principalmente, o fato de ter apenas 200 páginas. Podia ter muito mais. Muito mais de tudo, na verdade. Os personagens poderiam ter sido melhor trabalhados, as situações mais variadas etc.
P.S Um livro de terror com enredo semelhante se chama Hell House - A Casa Infernal, de Richard Matheson. Vale a pena dar uma conferida.