Fran Ferreira 18/04/2021*** Leitura Coletiva com GF ***
Este foi o primeiro livro que li da Liane Moriarty, confesso que queria ler O Segredo do Meu Marido primeiro (mas este eu não tenho), então surgiu uma leitura coletiva com o GF, e vi uma ótima oportunidade de perder algumas manias que acabam me atrasando na leitura, poderia tentar, se não desse certo, mudaria a estratégia, no fim, ainda bem que resolvi ler.
Comecei lendo sem entender se eu estava com muitas expectativas e com isso, um certo medo de ler e me decepcionar, ou estava de "boas". No primeiro dia li 24 páginas em um sprint quase terminando o dia, ali já vi que se a leitura continuasse fluindo daquela forma: frenética, me deixando querer saber mais, mesmo com o espaçamento mais apertado (sendo que os 4 livros anteriores) eu leria rápido, dito e feito, li em 4 dias (mas considero 3 de fato kkkk).
Eu gosto bastante de livros que contam histórias reais, acabo me envolvendo mais, sentido mais o que o livro deseja passar e aprendo mais.
Um livro que conta a história de 3 mulheres principais, alternando com outras, alternando com digamos, uma certa visão dos pais a maternidade, pessoas com problemas que de certa forma se entrelaçam. Jane é minha personagem favorita, seguida de Celeste, a Madeline as vezes me irritava hhahahahah. Mulheres que já se conheciam ou acabaram de se conhecer no jardim de infância, com filhos de 5 anos que estavam prestes a começar sua vida escolar, crianças que iriam aprender a dividir com colegas de escola, sobre amizade, bulliyng, violência atc.
Cara, eu fiquei angustiada com as descobertas de Jane e Celeste, que vontade de dar um abraço, tirá-las daqueles momentos horríveis. Também me veio a cabeça, que as vezes tem alguém passando por algo parecido e as vezes escolhermos não enxergar ou ficamos paralisados sem reação. Cara, mãe passa por cada uma, cada coisa que faz de duvidar de si mesma, dos outros, se suas escolhas pra seus filhos estão corretas ou se ela está pirando.
Eu gostei muito sim, favoritei e ainda bem que li agora, foi um livro que me mostrou uma outra forma de enxergar a dor , sofrimento que mulheres que passaram por ***************SPOILER************* violência doméstica e estupro passam, não é só a forma convencional que mais vemos e que como a Celestes disse: "pode acontecer com qualquer um" incluindo homens. Infelizmente muitos casos terminam em morte ou em pessoas devastadas, não se sentido dignas de se serem felizes, que podem ser amadas (os) de verdade, com respeito, admiração **********************.
TODAS (OS) NÓS TEMOS O DEREITO DE SERMOS AMADAS (OS), RESPEITADAS (OS).
************Teve um ou outro capítulo que achei que foi só páginas, pra mim essas partes poderiam ter sido substituídas por algo que revelasse mais sobre Madelaine e Bonnie (Bonnie merecia mais do que uma mera explicação do porque, poderia ter um momento de evolução dela, pra mim, daria um melhor sentido) e a relação e Jane e Tom (esses dois com certeza eu queria mais, pra mim parece que ficou meio vaga a relação deles, Jane).******************
Recomendo com certeza essa leitura, agora só me falta ver a série.