Um Soldado Brasileiro no Haiti

Um Soldado Brasileiro no Haiti Tailon Ruppenthal




Resenhas - Um Soldado Brasileiro no Haiti


2 encontrados | exibindo 1 a 2


RoKombatente 15/02/2011

Fantástico e realista! O Haiti como você nunca viu
O soldado Tailon apresenta o Haiti de dentro, de um jeito que eu nunca havia tido contato.
É um olhar de quem viveu a "missão de paz". Faz críticas ao Exército, ao governo brasileiro e à dominação dos EUA e da França, estes 2 últimos que depuseram o presidente Aristide (democraticamente eleito).
Tailon fala que a missão dos soldados brasileiros não era defender a maioria da população (miserável), mas sim os interesses da minoria rica.
E o bacana é que ele não é um intelectual, mas alguém que vai percebendo as incoerências da realidade, e partilhando.
Uma narrativa muito boa e envolvente.
Livro imperdível!!
Sander.Garcia 08/01/2023minha estante
Eu estou impressionado. Um livro muito necessário. ???




Sander.Garcia 18/01/2023

Corajoso
Sim.. o soldado cujo testemunho acabo de ler é corajoso. O livro denuncia algumas questões estranhas por trás da missão de paz da ONU no Haiti, em meados dos anos 2000, com uma equipe de soldados do exército brasileiro.

Além disso, choca com relatos crus do cotidiano de um país decadente e dominado por milícias.

Não fosse o bastante, o soldado ainda relata como os traumas sofridos na missão foram difíceis de superar após seu desligamento do exército. O diagnóstico de depressão logo apareceu e ele não teve direito sequer a um tratamento. Teve que procurar um psiquiatra por conta própria.

(Alerta de gatilhos) Seu relato chocante nos impressiona ainda mais com as fotos selecionadas para compor a parte ilustrada da obra.. Nada fácil ver tudo aquilo. Se não tiver certeza de que aguenta, não olhe.

O livro não tem pretensões jornalísticas, mas cumpre seu papel de dar ao soldado a oportunidade de compartilhar com seus leitores as experiências mais difíceis de sua vida até então.

Alerto mais uma vez que é uma leitura pesada, com descrições nítidas das piores atrocidades que se pode cometer contra um ser humano, já que os tiroteios e queimas de arquivo eram uma constante durante os 6 meses em que o soldado esteve por lá.

Se vc tiver pronto pra isso, leia.. Valerá à pena!
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR