Brasil: Uma biografia

Brasil: Uma biografia Lilia Moritz Schwarcz
Heloisa Murgel Starling
Heloisa Murgel Starling




Resenhas - Brasil: Uma Biografia


135 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Laura 10/06/2020

Angustiante e necessário.
Nessa obra de cunho político e social, Brasil: Uma Biografia nos conduz aos momentos cruciais do Brasil desde a sua "descoberta", até o mandato de FHC, além de uma minúscula pincelada no governo Lula e Dilma no capítulo de conclusão.
Manifesto aqui a infeliz observação de escassez de participação (reconhecida) de mulheres na construção da história. Assim como a insistência angustiante dos relatos normatizados ao se esforçarem por fazerem do passado do Brasil uma história pacífica.
É verdade que verificamos a extrema desigualdade desde o princípio da chegada do homem branco, assim como a manutenção dos privilégios da elite, não importa o quê. Mas é igualmente verdade a luta dos oprimidos por uma melhoria. Não achem que nossos direitos foram dados de bom grado.
Você, leitor, peço que divulgue as revoluções, os motins e todas as manifestações feitas pela população pobre, preta e indígena. Que seus nomes sejam conhecidos e seus exemplos transmitidos. Que suas mortes não tenham sido em vão. Que sejamos conscientes da fragilidade da nossa democracia.
Sim, frágil. Especialmente na atual conjuntura política. Medidas autoritárias e violentas estão sendo repetidas. Informações manipuladas. Fiquemos atentos!
Vigiem os que detêm o poder, e se vigiem também. Que não sejamos massa de manobra para a contínua corrupção. Vamos por fim a essa história de "jeitinho brasileiro" vamos parar de naturalizar a corrupção, o autoritarismo e a quebra de direitos civis e humanos. Tomemos conhecimento da nossa história e defendamos a nossa democracia.
comentários(0)comente



Annie Bitencourt 07/03/2022

Um calhamaço que ajuda muito haha
Consegui fazer a leitura desse livro apenas por ser no Kindle. Não sei se encararia 800 e poucas páginas em uma edição física.
No começo fiquei muito confusa, e até irritada, pelo tanto de palavras "chiques" na leitura. O que me deixava bastante empacada no assunto e me distraía demais. Depois que pega o ritmo é uma leitura que informa bastante sobre muita coisa, basicamente um "previously on Brasil" haha
Alguns assuntos que nos livros da faculdade me passaram batido nesse livro me manteve a atenção.
Infelizmente a política brasileira muda muito rápido e mesmo as notas atualizadas no fim do livro já não são tão satisfatórias.
comentários(0)comente



Tiarajú 10/10/2021

Nossa história se repete muito
Li esse livro calmamente, apreciando cada página.
Posso dizer que é um dos melhores que já li, pois trata de forma ampla e ao mesmo tempo objetiva praticamente todas as passagens relevantes de nossa história "oficial". Mesmo aqueles assuntos que já havia lido ou ouvido falar exaustivamente, aqui são contextualizados.
Um spoiler breve: nossa história se repete muito. 2021 parece 1961 (ou 1991), 2015 parece 1950 e assim por diante.
Recomendo a todos que queiram entender melhor como chegamos até aqui.
comentários(0)comente



Gabriela3420 28/05/2022

Brasil: Uma biografia
Um livro que todos os brasileiros deveriam ler para saber o básico sobre a história do país. Com linguagem clara e objetiva, ilustrado, repleto de notas e referências para quem quiser se aprofundar em algum tópico específico. O texto abarca o período desde o começo da colonização portuguesa até o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Se tornou um dos meus livros favoritos da vida!!!
comentários(0)comente



@bibliotecagrimoria 22/03/2020

Excelente
Na obra, as autoras, Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, se propõem a fazer "do Brasil uma história" relatando as ambiguidades e contradições da nação na medida em que se desenvolve seu processo de afirmação frente ao mundo e o que significaria ser brasileiro.
Tais contradições e ambiguidades estariam presentes desde a formação populacional da nação, de como o brasileiro gosta de se reconhecer, até sua forma de fazer política, economia e de interação social.
O livro tem a qualidade de reunir ainda o rigor acadêmico, com muitas referências e consultas a arquivos diverso, com uma linguagem acessível ao público de várias áreas, tornando sua leitura agradável. Porém não sem causar, por vezes, angústia e frustração no que diz respeito à nossa própria trajetória como nação. Mas, ao mesmo tempo, traz um fato que pode ser tido como positivo no que diz respeito ao protagonismo dos brasileiros, que é a sua capacidade de articulação; indo de encontro com a ideia que se tem de um povo brasileiro sempre passivo e pacífico.
comentários(0)comente



Demes0 22/01/2024

Enfim conclui essa épica obra. Comecei-o em novembro de 2023!

Que livro! Referência! Sempre bom rever sobre nossa história, nosso passado e como o povo foi amalgamado de forma tão sofrida. Seria tão bom todo brasileiro conhecer sua história Se todo dia todo brasileiro pudesse ler uma pagina desse livro ou ouví-lo, talvez mudaríamos muito nossa percepção atual sobre política, sobre como é o nosso país.
RECOMENDO DEMAIS ESSE LIVRO
comentários(0)comente



Dayse Lima 22/03/2017

Essencial...
Belo livro. Uma jornada interessantíssima pelos caminhos e descaminhos da história do país e, nestes tempos tão turbulentos, uma necessária visita à formação dos partidos e quadros da política nacional. A era Vargas, em especial, mostra-se fundamental para entender os alinhamentos politicos que ainda hoje assombram eleitores.
comentários(0)comente



@moisesffelipe 02/05/2019

Leitura envolvente
Esse livro é simplesmente apaixonante. Com uma precisão impressionante, me envolvi de tal maneira que terminei a leitura em tempo recorde. A história do Brasil é extremamente complexa e esse livro vem iluminar um pouco mais o caminho que estamos trilhando. Muitos dos problemas e conflitos nacionais tem raízes profundas e entender os fatos é de fundamental importância. As autoras trabalham com 99% de isenção política, o que é raro em uma sociedade extremamente polarizada na atualidade.
comentários(0)comente



Leituras do Sam 01/02/2018

Para o Brazil conhecer o Brasil
Biografar um personagem tão ambíguo, multifacetado e que se transformou ao longo dos seus mais de cinco séculos de vida não é tarefa fácil, ainda mais em um país em que a história parece nao ser muito valorizada. O desafio das autoras Lilia M Schwarcz e Heloísa M. Starling era enorme, mas com competência elas conseguiram tornar a história do Brasil atraente mesmo para aqueles que não querem saber nada do Brasil.
Usando uma linguagem acessível e ao mesmo tempo densa, as autoras em sua narrativa abrangem a política, os aspectos sociais e culturais , utilizando-se da música, literatura e artes no geral para tentar montar o quebra-cabeça que é a formação do Brasil.
Sinceras, assumem o que sabem e o que ainda é dúvida sobre muitos fatos históricos; não se furtam a dar nomes e de firmarem seus pontos de vistas principalmente em questões sociais como a escravidão e ditadura política/militar.
Nas mais de 500 páginas temos então um panorama bem costurado dos fatos históricos com o cotidiano do povo brasileiro e sua cultura, resistência, luta e contradições inerentes a um povo nascido da mistura de muitos outros povos.

@leiturasdosamm
Hellen.Olliver 01/02/2018minha estante
To enteressada em ler , e a culpa não é das estrelas é sua haha


Leituras do Sam 03/02/2018minha estante
Hahaha.
Que ótimo!
Leia e vc não vai se arrepender e sim só adquirir conhecimento. Abraços.


Carlos 03/02/2018minha estante
Bela, resenha. Tô com esse calhamaço aqui do lado. Você leu de uma vez ou dividiu a leitura?


Carlos 03/02/2018minha estante
Belíssima resenha. Tô com esse calhamaço aqui do lado e você acabou me motivando a lê -lo. Você leu de uma vez ou fez alguma divisão?


Leituras do Sam 03/02/2018minha estante
Valeu Carlos.
Eu li de uma vez, os capítulos são até que curtos e abrangem alguma fase importante e já fazendo introdução para o próximo, então a leitura é bem fluida.


Filipe Dias (Canal Filiperama) 05/06/2018minha estante
null




@lucasmascarenhas 02/07/2020

A história do Brasil como moldamos nossas condutas, definimos a desigualdade sociais, criando uma sociedade condicionada pelo paternalismo e por uma hierarquia estrita.
Conta, assim, as histórias das pessoas no Brasil, seus costumes, o ambiente social e os seus fatos históricos. O País como um personagem.
Questiona o verdadeiro genocídio indígena e negro por guerras provocadas pelos europeus. E a criação de símbolos e mitos brasileiros de um país pacífico e não violento.
Trata ainda das questões monocultoras voltadas à exportação, a grande propriedade e a escravidão. Além da questão racial, como um dos grandes silêncios da sociedade brasileira, ora recebemos 40% dos africanos no Brasil.
Conclui que há mais passado no nosso atual presente. Em constante luta por cidadania e uma república ainda por se fazer.
comentários(0)comente



Lucas Malta 26/04/2021

Para conhecer nossa história
Termino hoje a leitura de um livro que conta toda a história do meu país, a partir do ?descobrimento? dos portugueses até a redemocratização, com a constituição de 1988.

Posso dizer que essa obra é um verdadeiro mergulho nos principais fatos que moldaram nossa nação.

Para aqueles mais dedicados ao tema, o livro é um ponto de partida para o conhecimento, já que diversos episódios são tratados de forma resumida (e aqui não é uma crítica, mas uma observação).

Um exemplo que dou, são das revoltas ocorridas na antiga província de Pernambuco. Por estar vizinha a meu estado natal (Alagoas), muito me deixou curioso para saber mais da passagem dos holandeses por essa terra.

Outra curiosidade que me despertou foi a da formação dos quilombos, em especial na região de Palmares.

Vale ressaltar que as autoras deste belo livro encheram a obra de referências bibliográficas e por isso, o leitor mais curioso pode ir atrás de mais e mais detalhes em livros de terceiros.

Ao terminar a leitura, fiquei com aquele gostinho de saber ainda mais sobre nosso Brasil.

Espero que outros conterrâneos se debrucem neste livro e conheçam cada vez mais nossas raízes.
comentários(0)comente



Renan 25/05/2021

Ato antropófagico
Ler sobre a história do Brasil na visão proposta por Lilia Schwarcz é incorporar a versão do poeta Oswald de Andrade, das frases enunciadas pelo poeta no poema erro de português:
"Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português".
Esses versos assume ,nas palavras de Lilia, a versão da história brasileira vista pelas pessoas das camadas mais baixas da sociedade brasileira.
Nessa magnífica obra, Brasil: Uma biografia , a autora é capaz de tocar temas sensíveis, como a construção politico-social do Brasil pautado no aparato repressivo do Estado e no racismo institucionalizado,quadro que fica mais autoevidente nos conflitos da primeira república: Revolta chibata e a expansão do Darwinismo social com a ascensão do Partido Integralista Brasileiro (A.I.B) a partir de 1927-1930.
Ler,repensar e reinterpretar a história ,de modo crítico, como a proposta por Lilia é cometer um ato antropofágico, a medida que nós, leitores, regorgitamos todos os conteúdos aprendidos na escola,mas de uma forma extremamente pessoal ,brasileira,
capaz de modificar a realidade e de colocarmos em prática a ideia Kantiana de "Autonomia moral do indivíduo pensante" .
comentários(0)comente



André 26/05/2021

Para conhecer melhor nosso país
Uma leitura essencial para conhecer com mais detalhes a história do nosso Brasil.
comentários(0)comente



Gustavo.Henrique 21/04/2022

Em Brasil: uma biografia, de fato, as autoras conseguiram transmitir uma das cara desse nosso país, o livro está recheado de imagens e trechos de documentos históricos que enriquecem muito a análise. A forma como escreveram a obra parece realmente uma biografia, estando a contar não a história de uma nação, mas de um indivíduo, e esse foi um recurso sabiamente usado que trouxe uma excelente fluidez para a leitura das suas mais de 500 páginas. Não é uma história definitiva, nenhum historiador de respeito afirmaria tal sentença, mas é um panorama de fato instigante.
comentários(0)comente



izaeiterer 16/07/2021

Uma abordagem decolonialista sobre a história do Brasil
O livro é de leitura fácil, mesmo para quem não está inserido em áreas acadêmicas das ciências humanas ou história.

O tamanho inicial assusta, mas o livro traz consigo uma linha do tempo detalhada e com um olhar despido das narrativas colonizadoras. É um livro extremamente necessário para conhecermos melhor o país em que vivemos.

Recomendo a leitura de forma pausada, por capítulos e buscado as referências, para ligar os pontos mais facilmente.
comentários(0)comente



135 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR