roninhowv 13/04/2024
Homo Sapiens, fruto de uma evolução pacífica?
O Yuval Noah Harari, por ser um historiador, relata mais os fatos históricos, estudos de historiadores, então o livro se torna mais puxado à história, mas, há a presença de várias ressalvas da biologia para complementar o pensamento histórico do autor.
A linguagem do livro é muito boa, parece realmente uma conversa, o que, de fato, torna o texto mais dinâmico e divertido (particularmente, me arrancou boas risadas em algumas partes da obra).
As análises são muito críticas -por diferirem-se da perspectiva baseada no eurocentrismo que nos é ensinada na escola- mas com uma base argumentativa muito boa construída pelo Yuval. São diversas perspectivas apresentadas para nos fazermos refletir acerca da nossa ?evolução? acelerada e desenfreada. Além disso, diversas vezes é possível perceber que o autor faz uma relação histórico-temporal entre os entraves das sociedades passadas, e a persistência ou superação desses problemas, e de que forma se deu essa superação ou essa persistência.
O livro trabalha na relação de questionamentos feitos pelo escritor para o leitor refletir, fator que faz a leitura se tornar mais cativante e realmente te jogar para dentro do livro, te fazer pensar de forma crítica os rumos da sociedade Contemporânea. Sim, nós somos mais poderosos que os caçadores-coletores, mas somos mais felizes? Temos tempo livre? De onde surgem os Deuses? Como nós conseguimos desenvolver habilidades cooperativas em massa? Como essas habilidades nos ajudam a sermos o que somos hoje?
O fim do livro é mais uma reflexão de como será o desenrolar da história humana, como as engenharias biológicas podem afetar positiva e negativamente a sociedade. Além disso conta com discursos acerca da ética das ações e descobertas científicas contando com as mais diversas perspectivas religiosas e ideológicas.
?[?] A tolerância não é uma marca registrada dos sapiens. Nos tempos modernos, uma pequena diferença em cor de pele, dialeto ou religião tem sido suficiente para levar um grupo de sapiens a tentar exterminar outro grupo.?
Nota: 10/10