Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari




Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade


2043 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


Adriano.Marthi 20/04/2023

Ótima leitura! O autor faz uma narração clara, objetiva e aprofundada. Conhecimento valioso para todos.
comentários(0)comente



soujulianax 19/04/2023

Recomendo a qualquer um, livro simplesmente ótimo!
O livro fala de toda a história da humanidade desde seus primórdios até os dias atuais, mas não de maneira chata como podem ser alguns livros de história. No desenvolvimento do livro, o autor analisa diversos pontos relativos à organização da sociedade como gênero, religião, racismo, capitalismo, ciência e muitos outros tópicos, sempre dando exemplos e indo para diversos assuntos e os contextualizando. Ele também apresenta vários pontos de vista distintos, dando a você a possibilidade de desenvolver sua imaginação e opinião.
Harari se baseia em dados científicos e dá um toque na escrita com o seu senso de humor. No início é uma leitura meio chata, em minha opinião, mas a partir da segunda parte, você tem vontade de ler o livro todo em um único dia.
Vale ressaltar também que, em um livro de quase 500 páginas, não vi uma palavra ou expressão racista, o que achei relevante na avaliação da obra.
comentários(0)comente



Maria Clara 19/04/2023

Yuval Noah Harari nunca decepciona.
Sapiens se tornou um dos meus livros favoritos para a vida, amei ler cada capítulo. É incrível como Harari explica as coisas detalhamente e de uma forma bem didática.
Além que nós últimos capítulos, Harari nos apresenta uma teoria sobre o futuro da humanidade bastante visionária.
comentários(0)comente



Julia2696 18/04/2023

OTIMO!
Eu achei esse livro muito bom, e sinceramente merece 5 estrelas na MINHA opinião, ele me fez refletir coisas que eu nunca refletiria... adorei
comentários(0)comente



Ana 18/04/2023

Provoca muita reflexão
Demorei meses na leitura deste livro de tanto que ele provoca reflexão. Coisas que nunca parei pra refletir e que simplesmente me chocaram. Desde as primeiras espécies de humanos até o atual Homo Sapiens. Toda a trajetória e evolução da espécie é descrita pelo autor de forma arrebatadora. Nunca parei pra pensar como começou a povoação humana na terra assim como eram as características físicas e comportamentais de outros humanos além dos Sapiens (ex. Neandertais). Simplesmente fascinante como o Harari vai contando a história da humanidade e ao longo do caminho citando marcos históricos nos quais muitos eu não conhecia, como o Homem Leão de Stadel e uma certa relação com o símbolo da marca Peugeot. Ele conta história de como o império e as sociedades foram criados, assim como o dinheiro, a religião, o capitalismo, conta também o que foi a Revolução Cognitiva, Revolução Agrícola, Revolução Industrial? Ele simplesmente fala de TUDO de forma breve, até porque saber, estudar e contar toda a história da humanidade requer muito tempo e muitas perguntas não serão respondidas pelo simples fato de acontecimentos ocorridos há muuuuuuuitos anos/séculos/milênios atrás.

O autor desafia muitas das concepções tradicionais sobre a história da humanidade, mostrando que muitas das crenças e narrativas que sustentaram as sociedades humanas ao longo do tempo são, na verdade, construções culturais e políticas que não correspondem necessariamente à realidade objetiva.

Então eu recomendo pra quem queira compreender a história da humanidade de forma mais profunda como é feita no livro, tentar expandir a mente e se auto desafiar a não ficar preso em crenças que foram estabelecidas na sociedade no qual nunca questionamos do porquê X coisa é assim.
comentários(0)comente



Elisa 17/04/2023

Sapiens: Uma breve história da humanidade
Adorei o livro, conta a história a partir de conceitos gerais, não tendo muito aprofundamento. O autor tem uma visão muito interessante e é ótimo para quem quer começar a ler sobre história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Selene.Leal 12/04/2023

O que queremos querer?
Esse livro nos traz tantas reflexões, dúvidas, questionamentos... O que será que nossa sociedade quer como um todo? Para que viemos?
Acho que nada do que eu escrever descreve a beleza e preciosidade desse livro.
Vale super a pena a leitura com a mente aberta para especular.
comentários(0)comente



Clara 09/04/2023

Pelo q me falaram desse livro esperava bem mais
Me fez pensar sobre várias coisas mas em alguns momentos fiquei decepcionada com o autor
comentários(0)comente



BeatrizFonseca1 09/04/2023

Referencia: NOAH, Yuval Harairi, “Uma Breve historia faz humanidade – Sapiens , 2012, editora Copyigth, p.590, Porto Alegre
Parte 1:Revolução cognitiva

A revolução cognitiva possibilitou que o ser humano criasse o fogo, a roda e instrumentos para caça, e com o passar do tempo houve a revolução da agricultura, que possibilitou que o homem deixasse de ser imigrante e passasse a ser sedentário, e que pudesse obter carne e comida, sem sair com muita frequência como antes, e a teoria da substituição argumenta que todos os seres humanos, possuem a mesma bagagem genética independentemente de cor ou raça.
O autor salienta que o homem sapiens, não possuíam nenhum tipo de relacionamento com outras espécies, por isso se desenvolveu mais e se adaptou melhor ao ambiente, os sapiens se destacaram no ascpto da agricultura e da coleta, Os sapiens de uma linguagem na qual podem se comunicar e explicar informações aos seus outros membros, todavia os macacos verdes, também possuíam sua própria linguagem através de gritos, que possuem significados, como cuidado, existe um leão, mas esse código de linguagem é mais simples do que os neordais e o sampies usaram.
Os seres humanos sentem a necessidade de desenvolverem comunidades ou bandos, para se protegerem melhor e poderem manter relações sexuais, se reproduzirem e se ajudam , e compartilharem informações ou fofocas e historias, e desenvolveram hábitos e crenças em espíritos ou elementos da natureza que interferem em sua realidade, mas esses mitos e crenças podem acabar de forma rápida, como na revolução francesa em 1789, na qual a população camponesa e os burguesias romperam com o dogma que o rei é rei porque tem direito divino e por isso poder absoluto, e desenvolveram uma revolução que gerou muitas mortes.
O comportamento animal é influenciado por fatores culturais e ambientais, os chimpanzés não podem criar uma assembleia para discutir assuntos políticos , mas o ser humano pode por conta da revolução cognitiva e na suas habilidades de se relacionar e de interferir no meio social , o ser humano precisou enfrentar muitos obstáculos climáticos e naturais, para que pudesse evoluir e criar novos instrumentos de caça e de coleta de alimentos, os indivíduos precisavam conhecer os frutos, que serviam para remédios e os que matavam, por serem venosos, as estações do ano, que eram favoráveis para a planta , os meses que eram secos, e que choviam pouco,etc.
Nos dias atuais, muitos indivíduos enfrentam problemas como a obesidade, por conta dos produtos industrializados, todavia, a cerca de 30 mil anos atrás, não existia esse problema, porque eles se alimentam de frutos ou de carne, e precisam sair com maior frequência, do que os dias de hoje.
Com relação a criação e domesticação de animais como cachorros, galinhas, serviam para a alimentação e usados como sistema de alarme contra animais mais perigosos, com relação ao comercio não existem indícios não qual provem que os indivíduos comercializem , e os hábitos alimentares eram completamente distintos, e demorou séculos, para que os indivíduos desenvolvem hábitos como a conservação da carne, congelar alimentos, entre outros ascptos, mas eles possuíam menos responsabilidades como lavar ´louças, roupas , trabalhar em industrias, não pagam impostos, por isso eram menos estressados e coquetemente possuíam mais tempo livre, os caçadores coletores matavam idosos e crianças, pois eles não conseguiam atingir o ritmo de andanças, já que eles se mudavam com frequência em busca de alimento ou terras para plantarem, mas os antro polos argumentam que eles conseguiam manter boas relações e ajudar uns aos outros.
Yuval traz á baila que “a revolução agrícola certamente aumentou o total de alimentos, a disposição da humanidade , mas os alimentos extras não se traduzissem em uma dieta melhor ou em mais lazer”(p.116)
E a agricultura trouxe problemas de coluna vertebral , graves aos seres humanos, e haviam conflitos em busca de terras, o ser humano passou por inúmeras mudanças nos âmbitos políticos, sociais e econômicos, até que começou a surgir tecnológicas que supostamente iriam melhorar sua vida, todavia nos tornamos pessoas estressadas, que trabalhavam de forma exagerada e possuem pouco lazer, os indivíduos começaram a possuir a crença que os animais, eram divindades, que podiam ser comunicar com as leis, com relação as guerras, não existiam armas bélicas, eles lutavam com apenas pedaços de madeira ou espadas arcaicas, por isso as mortes eram poucas, e existia mais baixas por ascptos como o frio e a fome.
“A revolução agrícola é um dos acontecimentos mais controversos da história. Alguns defensores afirmam que ela colocou a humanidade no caminho de progresso ; outros insistem que a levou a perdição”(p.139) o ser humano pelo menos, sentiu a necessidade de armazenar alimentos para o futuro, na qual existissem secas prolongadas, eles cavavam canais de irrigação para que pudessem amenizar água , diversificar o cultivo de plantas, entre outros aspectos, mas os excedentes dessa produção , ainda não eram suficientes para serem comercializados, na Roma Antiga surgiu a politica do pão e do Circo, na qual os escravos eram obrigados a lutarem em grandes anfiteatros e pudessem manipular a população .
Surgiram as primeiras leis, como o Código de Hamurabi, na qual as pessoas pagam por seus erros, sofrendo violência física, ou pagar em siclos, forma de moeda da época, esse código impunha, que toda as pessoas , deveriam ser agir de acordo com os principais do rei Hamurabi, e o rei daria proteção dos seus inimigos, Já os norte americanos, criaram a declarao dos direitos humanos com o intuito de argumentar que todos os seres humanos tem liberdade, e igualdade, por tanto somos todos iguais, mas esses princípios não possuem validade objetiva, os norte-americanos, tiraram essa ideia do cristianismo, na qual todos somos decentes de Deus, mas a evolução se baseia na divergência e não na igualdade, todos os seres humanos, sofrem influencias divergências do meio, por isso não podem ser iguais, e na Biologia não tem leis, tem habilidades e competências, os pássaros não voam porque tem direitos, mas porque tem assas.
Com relação a elementos como a felicidade, a biologia, não consegue explicar isso , em forma clara, e de medi-la, por isso esses princípios de liberdade e felicidade, são ascptos complexos, que cabem a área de psicologia e da filosofia e não a área biológica.
Em 1860, foi determinado que os negros, eram pessoas, e por isso deveriam ser livres, mas isso só foi possível, porque a ideologias da época foram sendo modificadas aos poucos, e os negros foram tendo acesso aos direitos e deveres, e para isso ocorrer foi necessário haver guerra e na sociedade um dos ascptos mais difíceis de serem enfrentados é a violência e para que haja a paz é necessário que as pessoas acreditem em ideias como Deus, honra, pátria e nacionalidade.
Os animais, começaram a desenvolver tarefas, que antes eram de responsabilidades dos seres humanos, os animais que foram domesticados sofrem de diversas maneiras a vaca, por exemplo, quando tem um bezerro, ela é impedida de amamentar para que sobre mais leite, para o consumo do ser humano, e algumas tribos de pastores, matavam o bezerro e depois empalavam, com o intuito de “enganar” as vacas, animais como cavalos e mulas servem para transporte de mercadorias e de pessoas, e eles desenvolveram técnicas como trancar animais, em jaulas ou currais, treiná-los e alguns casos torturarem e a indústria de laticínios sempre se aproveitou desses animais, para a produção de alimentos como queijos, danones, etc.
Alguns crenças como as castas hinduístas , dividem os seres humanos em superiores, os Bahamas, e os dalites, ou impuros, que não excluídos da sociedade, e não podem se relacionar com outras castas, e geralmente vivem nas ruas, o código de Hamurabi , também classificou os indivíduos em hierarquias, de súditos e rei, todavia a teoria de que todos seres humanos , são iguais, também é um mito, porque as leis não são executadas da mesma forma, para todas os indivíduos e a própria biologia não nos define como iguais, já que temos caracterizas fisiológicas distintas, e o ambiente na qual fomos criados, também nos faz diferentes, já que interfere em nossas crenças e nosso modo de interpretar o mundo, mas devemos ter essa ilusão, para manter uma ordem social. As castas indianas argumentam que o sistema de castas, não pode ser alterado, já que foram os deuses que estabelecem essa hierarquia.
Com relação aos mitos que o dinheiro nos traz felicidade , isso é coisa relativa, hoje em dia, as pessoas gastam muito dinheiro viajando, mas no Egito Antigo os faróis gastavam dinheiro construindo grandes pirâmides, com o intuito de se preparar para a próxima vida, o romantismo sempre argumentou que devemos ter diversas experiências, conhecer novas pessoas, e novos alimentos, devemos sempre está consumindo para que nos tornamos pessoas mais felizes e mais abertas, existem três fatores, que nos ajudam a entender a estrutura social , que são a ordem imaginada , na qual as pessoas acreditam no indivualismo e que nos podemos fazer a diferença no mundo, o segundo é que a ordem imaginada é intersubjetiva, Ou seja que para mudar a ordem imaginada, é necessário se ter vários indivíduos, para romper com esse paradigma, por exemplo para mudar uma crença religiosa é necessário, que muitas pessoas deixem de acreditar, já um fenômeno, objetivo ele existe mesmo, que as pessoas não acreditem nele, por exemplo, a reatividade, existe e contamina mesmo que as pessoas não acreditem, nela.
A sociedade estabeleu regras, que devem ser seguidas, por exemplo, se pessoas foram jogar futebol, todos os 22 jogares, devem conhecer a regra do esporte, mas os animais, como as abelhas não precisam de leis e regras, porque a organização social delas, é mais simples, porque está estabelecida em seu código de DNA , mas o ser humano é um ser mais complexo por isso surgiram necessidades como criar códigos de leis, e contar a produção de trigo, que está sendo produzindo ou armazenado, os indivíduos conseguem armazenar muitas informações em seu celebro, todavia, eles precisam fazer registros, matemáticos, a respeito de quantidade de alimentos, impostos, do estado, os primeiros povos que desenvolveram um sistema de escrita e numeração mesmo que parcial foram os sumérios, mas eles não produziam textos filosóficos ou poemas, se preocupavam apenas em registrar ascptos econômicos relacionadas a produção de alimentos e a arrecadação de impostos.
A hierarquia social , antes estava associada a raça, o que era um ascpto extremamente preconceitos, na qual os brancos eram vistos como superiores e mais virtuosos, mas a biologia não existe elemento algum que prove que isso é verídico, com relação aos ricos e problemas, é um ascpto interessante de ser observado, porque mesmo que ambos possuem o mesmo dom, ou característica profissional, vão enfrentar problemas diferentes.
O autor salienta que com relação ao trabalho escravo, os europeus(português e espanhóis preferem trabalhar com os escravos da africa, porque aram mais boratos, e possuíam uma superioridade genérica , para certas doenças, ou seja um melhor sistema miológico, e se adaptaram a climas tropicais de forma rápida, e mitos religiosos e científicos também serviram como suposta superioridade dos homens brancos, sob os negros, mas os ingleses consideram a escravidão um ascpto ilegal, no século XIX, mas essa liberdade, não foi acompanhada de suportes como empregos, e oportunidades de melhorias de vida, e os negros viveram na pobreza até a revolução industrial, que possibilitou nos EUA, que alguns negros, se destacassem na economia, e pudessem subir na hierarquia social, mas organizações extremamente preconceituosas como a KKK(Ku klue klan, desenvolveram uma sociedade extremante estratificada e proíbam negros de terem trabalhos ou de terem casamentos interfaciais.
Na sociedade ateniense, não aceitava que as mulheres, tivessem cargos de destaque ou se envolvessem em politica, e não possuíam direito ao voto, todavia atualmente isso é aceitável, embora ainda exista o preconceito de gênero “o útero não impede de fazer nenhuma dessas coisas, com o mesmo sucesso que os homens. “(p.201) e as relações homossexuais, eram vistas na Grécia como algo socialmente construído e era aceito, mas existem aspectos que são proibidos pela cultura e pelas crenças, o cristianismo por exemplo argumenta que Deus criou o homem e a mulher para terem relações sexuais e não exista outro tipo de relação , os órgãos foram criados, com uma união função, a boca por exemplo, surgiu pela necessidade de se alimentar, mas adquirimos outras funções como falar, ou beijar, os chimpanzés não usam o sexo apenas para procriação, mas para outros elementos, como firmar alianças, e neutralizar tensões.
As mulheres, são mais resistentes a ascptos como a fome, e as doenças e a suposta superioridade masculina cai por terra, embora no ascpto da força física, os homens realmente possuem alguma vantagem.
Aristóteles argumentava que o ser humano, era visto como biologicamente superior ou inferior, por causa das características fisiológicas , alguns indivíduos pregavam que a superioridade racial existe, e de classes também e elas são vistas como elementos naturais , e essas hierarquias servem para mostrar de forma simples para tratar dos indivíduos.
Os negros, eram vistos como mais violentos e mais propícios a serem menos inteligentes, do que os brancos, com relação ao sexo os intelectuais o consideraram no ascpto de categoria biológica, enquanto os elementos de gênero “homem e mulher” se caracteriza mais no âmbito cultural , e a sociedade da menos oportunidade as mulheres em ascptos como trabalho e independência financeira, as meninas tem as mesmas chances de desenvolverem sentimentos ruins como o ódio, a agressividade e a ambição, as guerras proporcionam mais o poder e o privelio dos homens , que geram mais guerra, e isso gera um ciclo difícil de ser controlado, o sexo feminino é visto , como fácil de ser manipulado , mas isso é um estereótipo, negativo, já que o sexo feminino pode ser exatamente bom para comandar exércitos e deixar o trabalho sujo de muitas mortes e destruição para os homens, toda via a sociedade está passando por mudanças profundas em suas estruturas e mulheres já estão sendo mais valorizadas.
“Diferente das leis da física, que estão livres de inconstâncias , toda ordem criado pelo ser humano , passa por transições decorrentes da própria dinâmica interna” (p.225)por exemplo na Idade Media, o clero, argumentava que o camponês, deve continuar camponês, porque Deus determinou isso e que ascptos como a avareza e o lucro, são pecados, e que o rei tem o poder absoluto porque Deus quis , toda via surgiu o Iluminismo e a revolução francesa, para acabar com esses paradigmas e estruturas sociais, e as tensões e conflitos servem para dar um “tempero” nas sociedades.
As sociedades e os continentes possuíam culturas e formas de interpretar o mundo, muitos distintas, todavia, com a globalização, que teve seu embrião implantado, durante as hortas marítimas da Espanha e de Portugal, tendem a deixar as culturas e as civilizações com estruturas muito semelhantes, embora ainda existiam “choques de cultura” , os filmes norte-americanos tendem a mostrar os índios como cavaleiros valentes, que atacam os europeus, com o intuito de proteger seus costumes e suas tribos.
O ser humano , em muitos casos tende a considerar que outros povos, são inferiores, ou bárbaros, como os romanos, que chamam de bárbaros, todas as etnias, que não falavam a língua grega e não possuíam sua cultura e sua religião, o primeiro sistema na qual foi uniu um povo, foi o sistema monetário, na qual foi criado uma moeda única para que os povos pudessem manter relações econômicas e sociais, depois foi ordens religiosas, como o Cristianismo e o Islamismo.
Quando etnias como os incas e os mais foram colonizados e sabujados, os astecas tentaram entender porque os europeus, tinham tanto interesse no ouro e na prata, e alguns casos chegaram a acreditar que os espanhóis eram deuses, por causa da sua superioridade bélica e suas roupas “estranhas” o ascpto da troca e venda(escambo) de especiarias como a pimenta e o cravo, não serviam porque tinham limitações, na produção, geravam trabalho em excesso e não geravam lucro de forma ampla.
Dinheiro, naquela época se caracteriza como qualquer elemento que servia como troca de produtos, como o trigo, massa, arroz, maças, etc, mas nos dias atuais o dinheiro, se tornou um meio universal , com o intuito de converter dinheiro em mercadorias e necessidades, na qual muitas vezes foram inventadas , como o uso do celular, o dinheiro tem vantagens, porque é fácil de armazenar , transportar de um lugar para o outro , e suas formas mudaram muito ao passar dos séculos e ajudou a ampliar o comercio e as relações humanas.
O dinheiro, já foi considerado por muitos filósofos e religiosos . como a origem de vários males, mas o dinheiro também pode unir pessoas em busca de varias causas, mas o ser humano tem valos e princípios, ´que devem ser respeitados, como o fato de um pai, não poder vender, seu filho como escravos, não pode haver traição entre homem e mulher, um camponês não pode trair seu suserano.
Para um determinado povo ser considerado um grande império, é necessário que ele tenha caraterísticas como flexibilizadade no território e diversidade cultural, e esses elementos possibilitou que grandes povos, se unissem e colonizarem outros povos, os impérios podem ter o sistema democrático como Atenas possuiu em determinado momento da Historia ou aristocrocrico, como os persas tiveram, podem ser grandes como os egípcios tiveram, ou podem ser pequenos como astecas, alguns impérios forma derrubados por invasões barbaras como os romanos, e quando eles são destruídos, não significa que suas colônias vão ser independes.
As diferenças linguísticas, religiosas e culturais entre eles e “nos” gerou ascptos ruins como a xenofobia e o preconceito, pelo diferente, a fé e busca por novas almas também foi um artificio que surgiu como “desculpa” para os espanhóis e portugueses, explorassem e matassem milhares de etnias indígenas no continente americano, alguns impérios como a Alemanha nazista criou uma teoria baseadas nas ideias de Darwn, de evolução que eram povos superiores e precisam eliminar outras etnias para deixar a raça humana perfeita e pura.
O Processo de assimilação cultural, foi um processo doloroso e que podia gerar traumas e depois transforma todos em “iguais” porque adquirem a língua e a cultura do povo dominado, os europeus conquistaram vários povos e fizeram que eles acreditassem em elementos como igualdade de direitos, e adotaram ideologias como capitalismo, comunismo, feminismo e nacionalismo, esses ascptos foram de extrema importância para a criação de conflitos mundiais, como a guerra fria, entre URSS e EUA, mas o imperialismo gerou outros problemas sérios, como o aquecimento das camadas polares e o aumento do nível dos mares, que nenhum império será capaz de resolver sozinho .
A religião tem uma importância social muito grande, porque postula a existência de um ser sobrenatural , na qual não é produto do ser humano, e elas possuem dogmas, ou sejam leis, que não podem ser modificadas, a religião cria regras de condutas, que devem ser seguidas por seus membros, e a revolução agrícola parece ter influenciado no ascpto religioso porque os deuses faziam uma relação de comunicação entre os seres humanos e os animais e plantas.
Existem religiões monoteístas , que acredita em apenas um ser supremo e religioso, e existem as religiões politeístas, na qual creem que existem vários deuses, que criaram o trovão, a chuva, as plantas, como exemplo Thor(deus nórdico) e todas mostram um final para o ser humano, como o apocalipse no cristianismo ou ragnarok para os nórdicos, a primeira religião monoteísta surgiu no Egito quando se estabeleu uma fé no deus Aton, mas foi na Judeia que o culto a Jesus Cristo , se tornou o Cristianismo , uma das mais maiores religiões do mundo .
“Os monoteístas são no geral muito mais fanáticos, e missionários que os politeístas . Uma religião que conhece a legitimado de outras crenças implica que seu Deus supremo no universo , ou que ela recebeu de deus não é o ser supremo do universo “ (p.294) a grande maioria das religiões possui um dualismo muito grande, entre bemxmal cêuxinferno , as religiões explicam o mal de uma perceptiva do livre –arbítrio, ou seja existe o mal, porque o ser humano não é bom, com o outros ,eles tendem a explicar Deus, como um ser onipresente e onipotente, mas as leis da física foram criadas por quem? Porque elas não iguais, em todos os países, independente da religião que predomina.
Existem conceitos como espirito ou alma, na qual o ser humano possui, e ela que nos faz sermos bons e puros, mas o corpo, é sujo e pecaminoso, por isso “O homem , de acordo com essa visão serve como um campo de batalha entre a alma boa e o corpo mal” (p.300)a mente humana é complexa e tende a ser insatisfeita com a vida, e isso é ampliado pelo sistema capitalista na qual vivemos, temos sentimentos como alegria e a tristeza, na qual eles passam, nos dogmas budistas o sofrimento e a tristeza surgem devido as vontades humanas, na qual a mente humana deve buscar incansavelmente se livrar delas, ideologias como o nazismo podem ser considerados religiões, já que as pessoas muitas vezes a seguem sem questionar seus princípios e ideias, mas os sovietisticos comunistas eram ateístas, no sentido de acreditar em elemento sobrenatural.
O Homem sapiens, muitas vezes é egoísta, porque acredita que os outros animais e plantas, so existem para o beneficio da sua espécie, e tendem a restabelecer uma suposta ordem, não matando quem feriu os direitos humanos, como o assassinato, mas prendendo, para que o individuo possa se estabelecer na sociedade.
O socialismo busca a igualdade perante todos os seres humanos, mas isso não existe, na pratica porque os seres humanos, são diferentes e tendem a disputar por territórios e dinheiro, possuíam organizações sociais e políticas hierarquizadas em diferentes níveis, por isso eles tendem a ser diferentes.
O Imperador Constaitne adotou o cristianismo como religião romana , com o intuito de diminuir os conflitos e unificar o território romano, todavia quais teriam sido os motivos mais específicos para ele seguir Jesus? Será que ele teve alguma experiência sobrenatural, os historiadores, podem até questionar, embora nunca chegam a respostas concretas , alguns tentam explicar todos os eventos históricos, de uma perspectiva biológica e econômica, mas outros fatores interferirem nas ações humanas como os sentimentos de amor e ódio, a cultura, etc, podemos argumentar que a China e os EUA , são grandes concorrentes econômicos, entretanto não podemos argumentar com certeza, que a China iria ultrapassar os EUA, nesse âmbito.
A História é uma área caótica, por isso não pode ser explicada de uma maneira determinista, podem ocorrer diversos eventos, de diversas formas e com diversos indivíduos, ela é problemática, as revoluções francesa e o conflito da guerra fria de 1988, não puderam ser previstos, é difícil analisar a dinâmica da guerra fria, entre os EUA e URSS, e os padrões de comportamento e formas de interpretar o mundo são mutáveis , mas quando se empalham ,é sempre de forma rápida, como um vírus.
Nos anos de 1500, as estruturas das cidades eram distintas, existiam menos moradores, os ruídos urbanos eram menores, porque não existiam carros ,as pessoas se locomoviam com animais ou a pé, mas em 1522, os seres humanos começaram a fazer as pequenas navegações, para novas terras e novos continentes, em 1969, o homem pisou na lua, pela primeira vez, por causa do conflito ideológico entre capitalismo e socialismo, os seres humanos ampliaram a tecnologia e a ciência, novos vírus e novas bactérias foram descobertas, se encontrou a cura de algumas doenças, e houve um importante crescimento industrial.
A ciência se desenvolveu cada vez mais, e com ela surgiram varias duvidas, que anteriormente, seriam respondidas apenas de uma perspectiva religiosa, a teoria do Big Ban, explica vários ascptos, mas o ser humano, ainda são sabe bem como explicar a sua origem, e a duvida é algo, que nos permite ampliar a ciência e torna-la cada vez mais complexa e desenvolvida, o ser humano ainda não conhece tudo e todas as respostas, mas através das teorias e experiências podem chegar a resultados cada vez melhores.
“A Ciência moderna não tem dogma” (p.342) por isso ela é cada vez mais meios de observações e experimentos, na bíblia existem poucos cálculos para explicar a origem da vida, porque é baseada nas tradições , que eram comuns, naquela época, que explicam os eventos apenas em formas de narrativas, todavia não era necessário, ter esses cálculos, e a bíblia deixa escapar informações de outros continentes, porque não se sabia que exista outros continentes , já que foi no ano de 1499, que Américo, “descobriu” a América, com outros povos, outras culturas e outras formas de interpretar o mundo, esse novo continente forçou que os europeus, criarem novas estruturas econômicas e sociais, facilitando que a ciência se desenvolve cada dia mais.
“Eles estabeleceram os primeiros impérios verdadeiramente globais, e tercerão a primeira rede de comunicações” (p.388) com relação a chegada de cortez, em territórios incas e astecas isso provocou um genocídio muito alto de diversos povos, já que eles não tinham a imunidade adequada para as doenças europeias e não possuíam armas com o poder de destruição tão alto como os espanhóis possuíam, as tribos astecas consideram, os europeus, como alienígenas, ou como deuses devido a tonalidade da sua cor e devido as suas armas com poder bélico muito forte.
Os impérios desenvolveram um fluxo constantemente de novas informações, a respeito de idiomas desconhecidos, culturas, alimentação, houve um avanço significativo, em áreas como a Geografia, com o uso de coordenadas geográficas, através do uso de bussolas, e eles usaram a ciência para criar uma teoria que os europeus, eram superiores, a outras raças e por isso podiam conquista-los e explora-los,
O imperialismo e o capitalismo levaram vários tipos de animais a extinção, surgiram novas rotas de comercio, o que aumentou a produção e circulação de mercadorias , e quanto mais lucros uma empresa tiver, mais proletariados ela vai necessitar.
Smith defende em sua obra que o liberalismo é um ascpto egoísta, todavia, ele gera renda para outras pessoas também, o capitalismo está vinculado a ideia de lucro de produção , que gera mais lucros e coquetemente mais produção, a nobreza do feudalismo foi substituída pelo burguês , que comercializa em feiras e visa sempre o lucro, nos dias atuais o capitalismo se tornou uma ética de ensinamentos, na qual devem ser ensinadas, a se comportar , a pensar de determinada forma e a igualdade e a felicidade estão fortemente vinculados ao capital.
Noah argumenta que o capital interfere em todos os ascptos da vida dos Sapiens, até nas pesquisas cientificas, e quando a economia falha , como na grande depressão, de 1929 nos EUA, pessoas cometem suicídio, as explorações marítimas só ocorram porque os reis e o clero europeus, investiram muito dinheiro e ouro, na compra de navios e outros elementos, para que os indivíduos pudessem ir em busca de novas terras, que iriam gerar novos lucros para as metrópoles, todavia “muitas expedições, regressaram a Europa de mãos vazias , não sendo descoberto nada de valor”(p425) e causando sérios prejuízos econômicos para os reinos.
A escravidão, era um trabalho forçado e abominável, eles trabalham na produção do açúcar e nenhuma lei ou forma de tratar os escravos, era organizado pelo estado, o livre mercado que organizava e estabelecia esses aspectos, isso derivou que os escravos fossem vistos com inferioridade e com ódio, o capitalismo é um sistema cruel, todavia o comunismo se mostrou bem pior, o capitalismo tem trazido algumas vantagens, como aumento da expectativa de vida, e diminuição da mortalidade infantil.
O crescimento econômico, está relacionado a matérias-primas e energia, portanto quando esses elementos acabarem, o sistema pode entrar em crise,a revolução industrial, produziu aumento na produção e na venda, mas a poluição do planeta aumentou consideramente, a maquina a vapor usada na Grã-Bretanha, precisava de lenha para produzir os produtos, por isso as florestas estavam sendo destruídas, tecidos foram cada vez mais produzidos, a criação da eletricidade que facilitou nossa vida em vários fatores, como a conversão de alimentos , e nos divertimos com a televisão.
Os campos começaram a produzir mais e foram utilizados, fertilizantes que deixam os alimentos menos saudáveis, e veículos como tratores, servem para tornar as tarefas da agrucultuiara mais rápidas e transportes como o avião levam os produtos de uma religião para outra de forma mais rápida, os europeus começaram a comer comida japonesa , e os japoneses começaram a se alimentar de fast food europeu.
O capitalismo e o comunismo, tem gerando problemas sérios, para a humanidade , como a obesidade de alguns e a total falta de comida para outros, o ser humano já fez com que varias espécies estrassem em extinção, e os recursos estão em processo de degradação ecológica, provocando problemas como o aumento do nível dos mares, chuva intensa em alguns lugares falta dela em, outros.
Os reis do período monaquistico e absolutista, só tinha o intuito de provocar guerras , construir estradas, pontes e construir castelos, eles compravam altos impostos da plebe ,já a revolução industrial possibilitou que as o estado criasse novos meio de comunicação e de transporte, o estado ganhou o direito de intervir em problemas familiares, através do usada violência policial, entretanto o estado e o mercado interno podem discordar quando aos direitos e obrigações mútuos e os indivíduos são explorados pelo mercado e pelo estado através de ascptos burocráticos , o estão pode punir pais que são severos demais com os filhos.
Na idade média, as pessoas acreditavam que elementos como a hierarquia social, não podiam ser alterados , mas isso foi se modificando , por causa da influencia burguesa e do iluminismo, nos seculos XIX e XX houveram guerras sanguinaquias, holocaustos e revoluções , como a primeira guerra mundial e o a guerra fria.
Os socialistas pregam que o fim da luta de classes, causaria a felicidade e o capitalismo prega que o livre mercado e o comunismo, que geram a felicidade, o ser humano tem suas capacidades de livrar o sofrimento.
O poder e algo que corrompe o ser humano, a evolução moldou nosso cognitivo para sermos pessoas capazes de satisfazer nossas necessidades mais profundas, e a felicidade e um elemento complexo, que depende de aspectos sociais, éticos , econômicos, espiritais e talvez ate biológicos, os filósofos analisam a felicidade em pessoas casadas , solteiras , o dinheiro pode trazer satisfação e felicidade, porque as pessoas podem viver de melhor forma, embora pode causar problemas emocionais também , se só buscamos esse recurso, e outros aspectos como saúde e família estivessem desestruturados, a revolução talvez tenha deixado a mente humana, com hormônios que nem nos deixe tristes e nem felizes demais.
Devemos sempre buscar sentidos na vida, o cientista , pode argumentar que mais feliz porque ajuda os outros seres humanos, o soldado pode definir que mais feliz e realizado porque defende seu pais. a felicidade e um ascpto subjetivo e complexo, os psicólogos argumentam que muitas vezes as vezes as pessoas não se conhecem o suficiente, e que tem comportamentos autodestruitivos .
Os budistas argumentam que nossos sentimentos e sensações são apenas vibrações transitórias, ou sejam a alegria e tristeza fazem parte da vida humana e a raiz do sofrimento esta veiculada a busca de sensações efêmeras , a meditação tem o intuito de observa o corpo e que mente e aceitar que sentimentos como o amor, o ódio, o tedio são transitórios.
Buda argumenta, que a felicidade depende de fatores externos, mas que devemos ter sensações interiores , o ser humano também esta preso em limites determinados pela biologia, como a morte. Bologicos tentam explicar a criação do mundo e da vida, através de teorias como a do desing inteligente, na qual houve um criador para o mundo , e se opõem a teoria de Darwin, da evolução. “A Revolução cognitiva que transformou o homo sapiens de um primata insignificante no senhor do mundo, não desmadou qualquer mudança notável na psicologia ou mesmo no tamanho e na forma exterior do celebro dos sapiens”(539-540)o ser humano pode ter no futuro, caraterísticas inorgânicas, que vai permitir que vivamos mais , vão ser criados braços biônicos, e que vai permitiu que os indivíduos deficientes possam recuperar até o tato , mas esses aspectos só estão tornando a sociedade mais desigual, esses aperfeiçoamentos biológicos, podem fazer com que aspectos políticos morais e religiosos sumam, e assuntos como o uso de células tronco, poderem ser usados ou não, são mais complexas e devem ser bem analisadas e reflexivas, mas o que sabemos de fato é que o homo sapiens está mudando sua forma de vida, sua cultura e sua influência no espaço.

comentários(0)comente



Jorge 07/04/2023

Perfeito
Além de nos dar um breve resumo do mundo ainda nos tira a esperança de viver e de crer em algo, me senti indo num hospício, mas a verdade é que é apenas nosso mundo.
comentários(0)comente



Ernani 07/04/2023

Obra indispensável
Livro profundo porém dinâmico, consegue ser divertido e trazer uma miríade de informações sólidas e fundamentadas sobre o ser humano e sua história. Rapidamente se tornou um dos meus livros favoritos. Sugiro também a leitura dos quadrinhos (HQ) baseada nesse livro, igualmente fantástica.
comentários(0)comente



Maria 06/04/2023

Um livro essencial para todos conhecerem a nossa origem e possivelmente o nosso futuro. Gostei muito do conteúdo e da facilidade de entendimento.
comentários(0)comente



cruz_masc 06/04/2023

Um dos melhores livros que já li em toda minha vida. Aparentemente é só um livro de história e biologia, mas ele é muito mais que isso. Ele explica a razão (ou a possível) de diversos comportamentos e fatos que presenciamos hoje nos levando para o passado. Um livro que te dá conhecimentos de mundo.
comentários(0)comente



CDL 04/04/2023

O livro nos leva em uma jornada pela evolução da humanidade, desde a Era da Pedra até as revoluções agrícola, científica e industrial. Harari apresenta uma perspectiva única sobre como os humanos evoluíram, destacando a importância de fatores como a cooperação, a cultura e a imaginação na criação das sociedades complexas que conhecemos hoje.

Ao longo do livro, o autor analisa várias questões complexas, como a origem da religião, o surgimento do dinheiro e a influência da tecnologia na sociedade moderna. Ele também explora temas como a desigualdade, a guerra e a exploração, oferecendo uma visão clara e perspicaz sobre como esses problemas surgiram e como eles afetam a humanidade atualmente.

Em resumo, "Sapiens" é um livro fascinante que nos convida a refletir sobre a história da humanidade e como chegamos onde estamos hoje. Com sua escrita clara e acessível, Yuval Noah Harari oferece uma perspectiva única sobre a evolução da espécie humana, destacando a importância da cooperação, da cultura e da imaginação na criação das sociedades complexas que conhecemos hoje. É uma leitura recomendada para qualquer pessoa interessada em compreender a história e as complexidades da espécie humana.
comentários(0)comente



2043 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |