Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari




Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade


2043 encontrados | exibindo 601 a 616
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 |


Manymony 02/11/2022

?O que queremos nos tornar??
??apesar das coisas impressionantes de que os humanos são capazes de fazer, nós continuamos sem saber ao certo quais são nossos objetivos e, ao que parece, estamos insatisfeitos como sempre?somos mais poderosos do que nunca, mas temos pouca ideia do que fazer com todo esse poder. O que é ainda pior, os humanos parecem mais irresponsáveis do que nunca.?

Tenho esse livro já a bastante tempo, já tinha iniciado a leitura e abandonado (não estava na vibe)?.li com calma, sem atropelos, e olha, me surpreendi, tive muitos insights, fiquei sabendo de questões sobre nossa evolução como espécie que nem imaginava e também pude repensar algumas crenças que tinha e nem percebia.

Super recomendo?aquela leitura que mostra de onde viemos e para onde estamos caminhando como espécie humana.
comentários(0)comente



Isaiasrocha 02/11/2022

Harari é cirúrgico em suas análises
Desde que inicei a leitura, fui imediatamente capturado pela escrita do Harari e convidado a mergulhar em toda essa aventura histórica. O autor consegue unir conhecimentos de diversas áreas de uma forma dinâmica, indo desde Biologia, Sociologia, Antropologia e, claro, a nossa querida História, além de muitas outras abordagens. Tudo isso é articulado de uma maneira que instiga o leitor a todo momento a aumentar sua curiosidade sobre a espécie humana, proporcionando momentos de conhecimento, entretenimento e reflexão. O livro, sem dúvidas, me marcou de uma forma bem especial e me fez querer conhecer mais livros com a mesma pegada de divulgação científica. O próximo que lerei será Cosmos, do autor Carl Sagan, que adquiri enquanto ainda lia Sapiens. Estou maravilhado com a existência de muitos livros de divulgação científica e, com certeza, Sapiens marcou um momento muito importante na minha vida literária. Já quero ler em breve outros livros do autor, como o Homo deus. Que venham mais livros, mais reflexões e mais conhecimento.
comentários(0)comente



Diego 30/10/2022

Visão do ser humano
Um livro que tenta mostrar os elementos que compõe o ser humano, passa por religião, ciência, e história do mundo.
Gostei do livro, traz um novo olhar para o mundo e pode mudar seu jeito de enxergar a vida.
comentários(0)comente



Wolsey 28/10/2022

Cansativo e prolixo.
Sem dúvida foi a decepção do ano.
Talvez tenha sido o momento errado, mas levei meses pra concluir a leitura e, ainda assim, intercalando com outros livros. Foi bem difícil não abandonar definitivamente.
É como ler uma tese de doutorado, por exemplo. Apesar de utilizar linguagem simples não é difícil devanear (em mau sentido) durante a leitura. Marquei
Mas, justiça seja feita, há trechos que são bem interessantes e até cumprem o objetivo (ao final confessado pelo autor) de provocar uma reflexão. Mas não são muitos e estão bem espassados.
Mas, quanto ao conteúdo, consigo concluir pela absurda capacidade destrutiva do homo sapiens. Conseguimos aniquilar e destruir mesmo quando a ideia seria criar ou melhorar (isso nem é mais novidade). Esse ponto é realmente perturbador e já vale a leitura. Mas certamente, sobre o tema, há outras opções de leitura menos cansativas.
Marina 07/11/2022minha estante
Creio que não seja seu tipo de livro... Não tem como contar a história da humanidade em poucas páginas. E, não, não achei prolixo. Ele é bem objetivo na verdade.




Beatriz Almeida ð«ð 26/10/2022

Livro: Sapiens: uma breve história da humanidade
Uma história sobre a evolução. Evolução?
O livro divide a história da humanidade em 3 pontos marcantes :
A Revolução Cognitiva, a Revolução Agrícola e a Revolução Científica. A priori, é comum cometer o erro de acreditar tratar-se apenas de um livro de história, no entanto, ele traz conhecimentos de vários campos metodológicos de estudo: Biologia, sociologia, economia, filosofia, política, psicologia paleontologia e até mesmo história da arte.
Apesar de ser um livro sob um viés científico, ele traz inúmeras perguntas e nem todas as respostas, instigando o leitor a pensar sobre assuntos nunca antes aprofundados pela história: a humanidade está mais feliz ? Qual o preço da evolução? Será que o futuro será promissor para a espécie humana?
Outrossim , o autor conduz o enredo de maneira excepcional , onde o leitor não é só arrebatado pela narrativa, como também se vê refletindo sobre dois lados de um mesmo momento histórico. Nesse panorama, percebe - se a habilidade do autor em conseguir transmitir um grande volume de informações ao longo de todo livro , mas sem torná-lo cansativo ou exaustivo, aí está o grande potencial de escrita de Yuval Noah.
É um livro extraordinário que traz a compreensão de inúmeros processos históricos e biológicos, enriquecendo demais a reserva cognitiva de toda pessoa que se propuser a lê-lo.
Acredito que esse seja aquele livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida e não só uma, pois a cada leitura ainda é possível analisar outros pontos e aprender algo diferente.
Segue - se agora alguns dos trechos que achei mais interessantes:
comentários(0)comente



Lucas1429 25/10/2022

Vale a pena, mas seja crítico
Acrescentou no meu conhecimento, apesar de não concordar com a cosmovisão do autor que é puramente evolucionista.
comentários(0)comente



Greice.Alana 24/10/2022

Sapiens
Livro de cabeceira para reler o tempo todo. Esse livro é fantástico, uma obra-prima. Um bom jeito de iniciar estudos sobre s humanidade.
comentários(0)comente



Jacqueline.Carvalho 23/10/2022

Polêmico
Eu tenho um certo interesse em livros com temas históricos, então não foi difícil selecionar este livro para leitura, ainda mais devido às recomendações positivas. Iniciei com expectativa alta.
O autor dá a sua interpretação às principais revoluções da humanidade, extendendo-se mais em algumas e sendo demasiado sintético em outras. Adicionando outros problemas, me causaram uma certa fadiga em concluir a leitura. Suspendi e retomei um tempo depois. Polêmicas à parte, considerei a leitura razoável.
comentários(0)comente



Ellie 23/10/2022

Eu amei esse livro.
A leitura é bem demorada, aliás, é um livro mais voltado para a pesquisa.
Tinha coisas dentro do livro que eu nunca imaginei que poderiam ser verdade na história da evolução, e o livro me mostrou tudo com muitos detalhes.
Como eu disse no início, a leitura é bem cansativa, eu demorei bastante tempo para ler. Mas leiam ele com calma, ele não é um livro para terminar em 2 ou 3 dias. Eu super recomendo o livro simplesmente pelo fato dele mostrar um pouco de história, biologia e geografia, e também por ampliar o conhecimento da evolução.
comentários(0)comente



Henrique_ 23/10/2022

Acordem, sapiens!
O autor consegue realmente ser breve e acessível. Aborda uma gama imensa de assuntos relativos à humanidade com uma didática incrível. O livro é um resgate da alienação imposta pelos artifícios culturais e, apesar das realidades imaginadas que nos permite ser o que somos e estarmos onde estamos, ainda somos apenas uma espécie em relação contínua com uma infinidade de outras espécies em um mundo em plena transformação. Talvez a mensagem mais importante do livro para mim é que muito de nosso "progresso" traz embutido nosso fracasso em lidar com nossas responsabilidades de diminuir o sofrimento no mundo.
comentários(0)comente



Ka 19/10/2022

o melhor que já li
esse livro é fantástico. mudou e ampliou muito minha visão de mundo. daqueles que entram na prateleira 'pra ler e reler'.

tem um comentário na contracapa que resume bem a experiência "uma explosão em forma de livro, tão agradável de ler quanto perturbador"
comentários(0)comente



lalamoon 18/10/2022

Sapiens - Uma história da humanidade.
Comecei a ler para a escola, junto do meu professor e algumas colegas, faziamos rodas de discussões tendo embasamento no livro. A princípio, por não ser meu tipo de leitura, achei que não ia muito pra frente, mas depois de um tempo passei a ler por que queria. O livro trata sobre vários assuntos e é uma ótima fonte para aprimorar a argumentação e estudar a disciplina história. Recomendo.
comentários(0)comente



Eduarda.Lanzarin 13/10/2022

Sinceramente, se você gosta realmente de história ou é da área, é um livro bem medíocre. Se você só acha história legal e quer ver um pouco mais é ok.
comentários(0)comente



Gabriel.Maia 13/10/2022

"Existe algo mais perigoso do que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem?"
Você já parou para pensar que nós estamos vivemos o auge de uma das mais impressionantes revoluções da história? A revolução científica, que começou a aproximadamente 500 anos junto com o renascimento, moldou, paralelamente ao capitalismo e ao imperialismo moderno, as bases da nossa sociedade e cultura. Se antes da revolução científica, o comum e esperado dos governantes era manter a sociedade e os costumes como eram, ou até retornar às épocas de ouro, nos últimos tempos até mesmo os governos mais conservadores fazem promessas de melhoria e avanço em diversas áreas, e, apesar dos pesares, muitas vezes cumprem o prometido. Porém, como o autor coloca nas primeiras partes do livro, a revolução científica não é, nem de longe, a primeira da nossa história. Yuval divide nossa história em 3 principais revoluções: a revolução cognitiva, ocorrida há cerca de 70 mil anos atrás; a revolução agrícola, há aproximadamente 12 mil anos; e, por fim, a atual revolução científica, que já expliquei no começo dessa resenha. Todas foram de suma importância para o domínio do homo sapiens sobre o planeta terra, e cada uma tem suas particularidades.

A revolução cognitiva, de acordo com o autor, ocorreu no momento em que os homo sapiens primitivos adquiriram a habilidade de inventar e contar histórias ficcionais. Não é nenhum segredo que a comunicação é um dos principais pilares para a nossa evolução (particularmente, considero o principal fator), já que é através dela que conseguimos espalhar conhecimentos adquiridos com as pessoas do nosso entorno, evitando que o conhecimento morra conosco. O problema é que, antes da revolução cognitiva, nós só conseguíamos expressar acontecimentos reais, coisas do cotidiano como o avistamento de um leão, o achamento de uma árvore frutífera, entre outros, e esse era um fato muito limitante, pois impedia que o ser humano usasse todo o seu potencial de imaginação. Quando começamos a inventar histórias de deuses, seres míticos e lendas passamos a nos sentir parte de algo maior, e, com isso, passamos a conseguir trabalhar melhor em equipe. Graças às nossas histórias e deuses, passamos a conseguir nos organizar em grupos muito grandes e com muita flexibilidade, e esse foi o primeiro passo na dominação da cadeia alimentar pelo homo sapiens.

A revolução agrícola foi a passagem do estilo de vida nômade para o estilo de vida sedentário. Antes dependíamos de caça, pesca e coleta para sobrevivermos, o que nos obrigava a buscar novos assentamentos regularmente para evitar a escassez de recursos, porém com a revolução agrícola isso não era mais necessário. Com a domesticação de animais e plantas, e com a evolução rápida dessa domesticação, nós passamos a nos organizar em assentamentos fixos, que viriam a se tornar as primeiras cidades. O autor gosta de dizer durante o livro que a revolução agrícola foi uma das maiores farsas da história, pois graças a ela nossa dieta ficou muito mais pobre, dependendo principalmente de trigo e outros cereais, que não forneciam toda a variação de nutrientes que conseguíamos por meio das caças e coletas. Outro ponto levantado para defender essa afirmação foi a de que passamos a trabalhar muito mais que antes nas lavouras, para aumentar a safra e com isso ter maior conforto e qualidade de vida, porém os excedentes não iam para os trabalhadores, e sim para as classes favorecidas como os governantes e sacerdotes, além de que, com o excedente, a população aumentava também, fazendo com que precisassem trabalhar cada vez mais.

A revolução científica é a última revolução colocada pelo autor, e é a revolução que estamos fazendo atualmente. Após a idade média, considerada pelos renascentistas como "a idade das trevas", a humanidade passou a ter menos restrições religiosas e sociais, em parte, graças à ascensão da burguesia, o que gerou uma época de muita evolução científica, que acabou beneficiando todas as áreas do conhecimento humano. Graças ao capitalismo crescente, ao imperialismo e ao cientificismo, os humanos modernos conseguiram evoluir muito mais rápido do que seus ancestrais pré-modernos, e tal evolução se traduziu tanto em guerras mais sangrentas como em medicamentos mais efetivos, provando que todas as revoluções tiveram seus lados negativos e positivos, porém todas mudaram a sociedade de forma abissal.

A apresentação das revoluções foi a parte que mais me agregou no livro inteiro, porém o autor faz diversos outros levantamentos muito interessantes, como é o caso do poder do dinheiro. Um pedaço de papel não vale um quilo de arroz, a não ser que todos os envolvidos na transação acreditem nisso. Antes da popularização do dinheiro, a troca era muito mais frequente entre os integrantes de qualquer sociedade, porém essa troca não permitia que formassem uma economia mais complexa, e foi com a ascensão do dinheiro e do crédito que demos o passo inicial em direção ao capitalismo.

Yuval também faz alguns comentários sobre o que espera para o futuro da humanidade, divagando mais do que pontuando, e ele consegue nos passar apreensão e empolgação ao mesmo tempo com suas divagações ao final do livro. De obesidade global à erradicação da fome, são vários os cenários possíveis para o nosso futuro, e, como o autor diz, "Bons argumentos podem ser apresentados para corroborar qualquer um desses desfechos, mas não há como saber com certeza. Em algumas décadas, as pessoas vão olhar para trás e pensar que as respostas para todas essas perguntas eram óbvias".

Enfim, esse é um livro indispensável para quem gosta de história e quer começar de algum ponto, afinal, nada melhor do que começar conhecendo os responsáveis por escreverem a história. Yuval tem um estilo de escrita bem parecido com o do Carl Sagan, bem didática e provocativa em alguns momentos, o que acaba te prendendo ainda mais nessa leitura tão gostosa e proveitosa. É um livro que muda a maneira como vemos o mundo, que nos ajuda a entender um pouco mais sobre como nossa sociedade funciona e nos auxilia a pensar de maneira mais clara sobre o futuro, e não tem como acabar esse livro pensando da mesma maneira que antes.
comentários(0)comente



Karina 12/10/2022

Muito instrutivo
Este foi o primeiro áudio book que acompanhei, e confesso que a experiência foi melhor do que eu imaginava. O narrador colaborou muito, é claro, mas a escrita didática de Hahari também foi um fator importante.

Gostei muito de como ele abordou a nossa história, entrando, ao final, na natureza imaginativa das coisas que criamos.

Algumas partes são desconfortáveis de se ler/ouvir, pois adentram aspectos íntimos de nossas crenças e a forma com que fomos ensinados a nos ver enquanto espécie, mas a lógica que o autor traz é impecável.

Quero conhecer outras obras dele.
Pedro 12/10/2022minha estante
Excelente resenha.




2043 encontrados | exibindo 601 a 616
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR