mbsui 29/01/2022
Sapiens
Isto não é uma resenha ->
O livro Uma breve história da humanidade:Sapiens, é um mergulho na nossa história de maneira macro, desde os nômades caçadores-coletores até os sapiens engravatados com o celular na mão. No livro o autor passa por algumas das revoluções mais importantes para tornarmos o que somos hoje: A revolução cognitiva, agrícola e científica.
A revolução cognitiva é a etapa onde os sapiens deixam de ser uma espécie comandada apenas por questões da biologia e avançam com mudanças na cognição. A agrícola por sua vez, traz algumas suposições da passagem do homem nômade para o agrícola. E por último e não menos importante, a revolução científica, marcada pela aceitação da ignorância.
Além disso, Harari, dedica parte do seu livro para falar da unificação da humanidade, que ele acredita ser para onde a seta da história aponta, colocando alguns fatores unificadores como o dinheiro, os impérios e a religião.
De leitura fácil o escritor pega em sua mão e lhe dá não somente uma aula de história, para além disso te leva para um passeio. Em alguns momentos pensei ?esse livro não é 5 estrelas?, mas logo em seguida me surpreendia e me contrariava falando ?é sim?, de qualquer maneira é um livro que indico sem peso na consciência e não se assuste se desistir dele algumas vezes, procrastinar ou qualquer coisa do tipo, ele é um livro de inúmeras informações e não precisa ser lido de maneira rápida.
Um adendo: Na parte sobre a revolução agrícola é preciso ficar atento, hoje o livro ?The Dawn of Everything: A new history of humanity? do antropólogo David Graeber e do arqueólogo David Wengrow ultrapassa as suposições feitas em Sapiens.