Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari




Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade


2043 encontrados | exibindo 871 a 886
59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 |


mbsui 29/01/2022

Sapiens
Isto não é uma resenha ->

 O livro Uma breve história da humanidade:Sapiens, é um mergulho na nossa história de maneira macro, desde os nômades caçadores-coletores até os sapiens engravatados com o celular na mão. No livro o autor passa por algumas das revoluções mais importantes para tornarmos o que somos hoje: A revolução cognitiva, agrícola e científica. 
 A revolução cognitiva é a etapa onde os sapiens deixam de ser uma espécie comandada apenas por questões da biologia e avançam com mudanças na cognição. A agrícola por sua vez, traz algumas suposições da passagem do homem nômade para o agrícola. E por último e não menos importante, a revolução científica, marcada pela aceitação da ignorância. 
 Além disso, Harari, dedica parte do seu livro para falar da unificação da humanidade, que ele acredita ser para onde a seta da história aponta, colocando alguns fatores unificadores como o dinheiro, os impérios e a religião.
 De leitura fácil o escritor pega em sua mão e lhe dá não somente uma aula de história, para além disso te leva para um passeio. Em alguns momentos pensei ?esse livro não é 5 estrelas?, mas logo em seguida me surpreendia e me contrariava falando ?é sim?, de qualquer maneira é um livro que indico sem peso na consciência e não se assuste se desistir dele algumas vezes, procrastinar ou qualquer coisa do tipo, ele é um livro de inúmeras informações e não precisa ser lido de maneira rápida.




Um adendo: Na parte sobre a revolução agrícola é preciso ficar atento, hoje o livro ?The Dawn of Everything: A new history of humanity? do antropólogo David Graeber e do arqueólogo David Wengrow ultrapassa as suposições feitas em Sapiens.
comentários(0)comente



caiohlp 27/01/2022

Muito para digerir, mas uma ótima refeição (leitura*)
Harari encanta não só pela abordagem antropológica e histórica, mas por um estilo único de impressionar e colocar a cabeça do leitor a divagar por muito tempo sobre questões fundamentais do cotidiano. Ler Sapiens é reconhecer que pouco se sabe (ignoramus) e que mudar de ponto de vista é vital na caminhada milenar da espécie que sobrepujou tudo que é conhecido, até hoje, claro ?
comentários(0)comente



Kayque.Ferreira 26/01/2022

Um dos melhores livros que já li. Parece esquisito começar uma resenha dessa forma mas realmente é o que eu achei, eu sempre senti que tinham lacunas na história da humanidade que eu tinha aprendido na escola e cursinho, com esse livro eu entendi muita coisa e garanto que vou ficar refletindo sobre trechos lidos nele por muito tempo.
comentários(0)comente



Icaro Sena 26/01/2022

Um mês de leitura, saboreando e me arrastando. Livro completíssimo, conta toda a história humana, e entra em detalhes que não imaginava ler, evolução, religião, ideologia, energia, felicidade, pensamentos sobre o que somos e onde vamos chegar.
Confesso que da metade para o final a leitura ficou arrastada e as vezes chata, mas não posso negar a qualidade desse livro.
comentários(0)comente



duda 24/01/2022

??
é um livro mt bom pra quem gosta mesmo do assunto e não tem outros livros "te esperando" pra ler.

não é muito meu estilo de livro (mesmo gostando mt de história) e por isso fui empurrando ele com a barriga em várias partes, mas mesmo assim sinto q ele me acrescentou mt.
comentários(0)comente



Renata.Orlando 23/01/2022

Fantástico
Esse livro é uma cápsula de conhecimento condensado numa linguagem fluída e descontraída. Muito interessante e importante.
comentários(0)comente



Giovanna_ 23/01/2022

Uma leitura interessante
Comecei esse livro porque tinha interesse em ler mais sobre a pré-história, e pensei que era isso que o livro entregaria, levando em consideração o título, capa e sinopse. Nos primeiros 30% eu diria que ele realmente faz uma abordagem muito legal sobre os comportamentos humanos desde a revolução intelectual até a revolução agrícola, entre 75.000 anos e 10.000 anos atrás. Mas quando nos aproximamos da metade do livro, o autor começa a fazer reflexões totalmente voltadas para a atualidade, escrevendo capítulos longuíssimos sobre capitalismo, religião, cultura e economia. É uma leitura muito interessante, porque ele tenta fazer ligações e dizer como o comportamento dos sapiens na pré-historia foi capaz de influenciar na sociedade como ela é hoje, mas ainda preciso encontrar um bom livro que me fale sobre a pré história, porque esse desviou bastante do caminho kkkkk
comentários(0)comente



carolina 22/01/2022

Não é um livro de pesquisa
O livro Sapiens: Uma breve história da humanidade é basicamente para entendermos qual foi, é e será nosso (homo sapiens) espaço no planeta Terra.

Yuval trabalha com a linha evolutiva-cronológica das revoluções cognitiva, agrícola e científica e o impacto de tais para, consequentemente, estarmos no estágio de desenvolvimento que estamos, além de relacionar inexoravelmente o sistema político-econômico e sócio-cultural na formação da diversidade, digo isso incluindo novas culturas, guerras, conflitos e etc, em que nossa humanidade se encontra.

A frase que intitula essa resenha se explica pela narrativa que Yuval desenvolve nesse livro, é um livro quase que de curiosidades, não necessariamente um livro que respeita a evolução da historiografia. Talvez isso explique minha avaliação.

É um livro denso e intenso que basicamente traz a ideia de que as revoluções que passamos não nos deixaram mais felizes ou completos, mas apenas com mais ânsia de querer.
comentários(0)comente



Paulinha 22/01/2022

Reflexões para compreender o passado e pensar o futuro
Leitura fluída, didática e de fácil compreensão que nos permite refletir sobre a transformação da espécie humana ao longo do tempo, os efeitos das revoluções cognitiva, agrícola e científica e os impactos desses processos na sociedade, política e economia, até o presente. Após a leitura surgem questões diversas: como estaremos no futuro e o que nos aguarda? Um dos pontos que me chamaram a atenção na obra é a dúvida que paira sobre nossas cabeças: Depois de tantos séculos de mudanças, estamos mais felizes que nossos ancestrais? E assim encerro esse breve comentário parafraseando um dos trechos do livro:
" A fim de satisfazer otimistas e pessimistas, podemos concluir dizendo que estamos no limiar tanto do paraíso quanto do inferno, movendo-nos nervosos entre os portões de um e a antessala do outro. A história não decidiu ainda onde vamos terminar, e uma série de coincidências pode nos empurrar para qualquer uma dessas duas direções" p.395
comentários(0)comente



Rafael 21/01/2022

Livro de impacto
Três passos importantes que direcionam tudo sobre a humanidade. Um passo desenvolveu nossa forma de pensar, outro nossa forma de organização e trabalho e outro desenvolveu aquilo que pode ser o nosso fim um dia...
Biga 21/01/2022minha estante
Tenho certo interesse de ler esse livro mas um certo medo de lê e não entender bem.


Rafael 21/01/2022minha estante
Vai sem medo, é mais fácil do que parece. Baixe um amostra e nas cinco primeiras páginas vai ficar convencida.


Biga 21/01/2022minha estante
Vou fazer isso sim, obrigada.




Aldo57 21/01/2022

Uma reflexão sobre nossa história como espécie
O autor consegue destrinchar muitas das verdades que nós apenas aceitamos e raramente questionamos ou paramos pra nos perguntar porque elas são o que são. Como a religião, o conceito de nação e comunidade foram instrumentalizados pra permitir a evolução na nossa espécie. O livro lança luz sobre muitos ?dogmas? e nos permite ver além da paisagem monótona do que estudamos na escola e na universidade.
comentários(0)comente



serraluis 21/01/2022

HARARI, Yuval Noah. Sapiens : Uma breve história da humanidade. Tradução Jorio Dauster. São Paulo: Companhia das Letras, v. 1, f. 236, 2020. 472 p.
Apresentar uma nova perspectiva sobre a história de nós humanos no planeta desde nosso aparecimento como sapiens há 200 mil anos e os caminhos que a traçamos até a atualidade, esta é à proposta de Sapiens: uma breve história da humanidade. Dividida em quatro partes sendo elas: I) A revolução cognitiva; II) A revolução agrícola; III) A unificação da humanidade; IV) A revolução cientifica. Das quartos partes, às três revoluções merecem seu destaque na obra, pois elas resumem nosso processo "evolutivo" e "civilizatório" rompendo com crenças limitantes aprendidas por vezes nas escolas e na sociedade, como exemplo o fato dos Homo sapiens terem vividos com outros Homos, derrubando por terra a imagem da evolução das aulas de biologia.

O livro apoia-se em dados e pesquisas de diversas áreas do conhecimento que corroboram em bons argumentos sobre a temática desenvolvida, de forma que como proposto é uma breve história da humanidade o livro consegue cumprir de maneira agradável sua proposta. E tomando a fala de Bill Gates "recomendo Sapiens a qualquer pessoa que esteja interessa na história humana e no futuro de nossa espécie".
comentários(0)comente



Dani 20/01/2022

Esclarecedor
Muito bom pra quem sempre se perguntou: "Como viemos parar aqui como sociedade?".
Resume a história do Homo Sapiens desde os primórdios até os dias de hoje.
Traz diversas provocações sobre para onde estamos caminhando.
Tudo isso em uma linguagem acessível, bem embasado e cheio de referências.
Vale muito a leitura.
Dhewyd 01/02/2022minha estante
Esse é top




Tamires 20/01/2022

O que queremos querer?
O Livro é muito bom
Foram inúmeras horas de leitura que falavam sobre temas que eu sempre me perguntei. A sensação que tive, era que eu estava tendo uma longa conversa profunda com um amigo. Por várias vezes tive que parar a leitura pra refletir sobre o que tinha lido.
Teve uma parte que ficou cansativa, larguei ele, li outro livro, depois voltei, e não me arrependo de ter voltado.
Talvez eu esteja com mais dúvidas do que comecei, mas valeu super a pena. Pensar no que pode acontecer daqui pra frente com a humidade é instigante.

?Existe alguma coisa mais perigosa que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem??
comentários(0)comente



Ivo 20/01/2022

Uma retrospectiva necessária sobre nossa espécie.
É assustador a capacidade de construir uma narrativa tão bem sequenciada e embasada em diversos artigos científicos. Tão assustador como o poder de escrita do autor é o conteúdo que ele nos presenteia. Sapiens aborda toda a trajetória de nossa espécie até os dias atuais.

Não possuo o poder de síntese necessário para falar sobre tal obra, mas é o tipo de conhecimento que te ajuda a entender melhor nosso comportamento perante o coletivo e individualmente.

Tenho que alertar também que é uma obra cheia de verdades cruéis demais para serem lidas rapidamente, mas necessárias.
comentários(0)comente



2043 encontrados | exibindo 871 a 886
59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR