mateusagroecologia 02/10/2020
A história mundial resumida em 21 capítulos
O livro é uma excelente obra para quem tem interesse em compreender o mundo e em especial o mundo humano.
O autor divide o livro em 4 partes para facilitar a compreensão do desenvolvimento e crescimento das populações humanas, suas ideologias e seus impactos socioambientais.
A primeira parte, Revolução Cognitiva, o autor desenvolve reflexões, comentários e críticas a respeito dos hominídeos e apresenta probabilidades no que diz respeito às diferenças e aspectos que fizeram com que os sapiens perdurassem na história.
A segunda parte, Revolução Agrícola, o autor reflete sobre como as transformações ocorridas em torno de 12 à 9 mil anos atrás trouxeram impactos significativos na vida dos sapiens e como, muitas vezes, tais impactos são mitigados.
A terceira parte, A Unificação da Humanidade, o autor faz reflexões sobre como as religiões, ideologias, dogmas e legislações são ordens imaginadas e meramente simbólicas. Maravilhosa reflexão por sinal!
A quarta e última parte, A Revolução Científica, o autor ainda faz referências à ordem imaginada e como o desenvolvimento e aperfeiçoamento da técnica, da tecnologia e, principalmente, da ciência trouxeram mudanças radicais no pensamento humano sobre a natureza e como a humanidade lida com a mesma. O futuro é incerto, mas as transformações ocorridas até então e as possibilidades imagináveis são quase infinitas, tanto como utopias mas também como distopias. Principalmente quando nos referimos a engenharia biológica, engenharia cyborg e engenharia de vida inorgânica.
Livro sensacional!