Guilherme 20/05/2021
No longer Woman ou a decádencia da elite
Os interessados em DAZAI, no Brasil, com certeza se deparam com o livro NO LONGER HUMAN ou "Declínio de um Homem" primeiramente que qualquer outro. Uma recente tradução dessa obra cria essa ideia de que seja a máxima do autor e a única que merece tradução. No entanto, quando olhamos para THE SETTING SUN vemos um DAZAI também trágico, mas com uma humanidade e uma luta nietzchiana muito mais atraentes para quem prefere a revolução à morte.
Muitos dos conceitos do livro só serão totalmente compreendidos se você for mulher, sim, mulher, a personagem principal é uma e suas frustrações são, de maneira geral, de todos os seres humanos, mas é possível perceber uma angústia clássica de quem está passando por um período de transição, seja de menina para mulher, seja da sociedade tradicional para a moderna. E, nesse caso, é a mulher, escolhida certamente, que representa melhor o sofrimento passivo que os homens colocam na sociedade depois de suas revoluções.
O tema do livro é esse: Transição. E com toda transição vem uma morte, as vezes insuperável e, as vezes, com a ajuda da família e dos amigos, suportável.
Indico esse livro para todas as mulheres que querem adentrar na literatura japonesa e, também, gostaria de fazer um apelo: escrevam uma resenha com a sua opinião, para que eu possa, finalmente, compreender as partes lindíssimas do texto onde só vi linguagem e não a pretendida sutileza.