goodbyedarth 16/05/2023
Uma versão mais hardcore de Romeu e Julieta
Quem me conhece sabe o quanto eu não sou fã de romances, a menos que a história seja genial. Aqui não foi um problema, a história de fato é genial, mas eu leria feliz mesmo que não fosse. Sério, um casal polêmico e apocalíptico que nunca pensei em ver, mas agora que vi não quero esquecer JAMAIS. Nunca um livro me fez chorar e sentir tantas emoções tanto quanto esse. Chorei com o casal, ri, fiquei revoltada com quase 70% dos personagens, vibrei com Obi-Wan tentando salvar o Quinlan de todas as maneiras que ele podia, tive um leve ranço da hipocrisia do Anakin.
Sempre achei Ventress uma personagem pouco explorada e Quinlan totalmente descartado. Ela foi escrava, Padawan, acólita do Dookan, caçadora de recompensas e Nightsister mas ainda assim não tinha o reconhecimento merecido. Ele, tudo o que sabemos dele é de dois episódios de Clone Wars e HQs que agora nem são mais canon. Dois personagens incríveis, cheios de personalidade, que não mereciam todo esse descrédito. Aqui, ela é para ele uma espécie de raio que atingiu para mudar ele para o bem ou para o mal, ela é também uma âncora quando ele pensa que não vai mais aguentar o peso do lado sombrio, ele é para ela um consolo, um refúgio, alguém que mostrou para a antiga aliada do Conde Dookan que a vida pode ser simples.
Um saco saber que a história de nenhum dos dois foi concluída em tela, no caso de Quinlan Vos nem chegou a ser desenvolvida, um alívio saber que aqui foi bem conduzida. A química entre esses dois é de bilhões, o ritmo da história é maravilhoso, não cansa nem um pouco e não enrola em nada, o romance entre ambos aconteceu na hora certa e com o clima certo. Um romance com muitas faces, aliás. Eu fiquei TÃO apaixonada, meu coração derreteu igual manteiga vendo estes queridos se apaixonando e se desintegrou em nada quando tudo deu errado.
Outra coisa que achei interessante aqui foi demonstrar exatamente um gancho para os filmes. A Ordem Jedi aqui já está pertinho de colapsar com os eventos do episódio III, o que significa que eles já estão cheios de hipocrisia e arrogância, fato que é mostrado cada vez mais ao longo do livro. Foi essa arrogância que fez Quinlan tomar atitudes desesperadas e burras, assim como a sedução do lado sombrio.
Leiam, leiam, leiam. Garanto que dificilmente vão se arrepender com a estória.