Em Águas Profundas

Em Águas Profundas Patricia Highsmith




Resenhas - Águas Profundas


852 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Amanda 22/03/2021

Mais um thriller psicologico do universo sombrio e fascinante de Highsmith
Patricia Highsmith tem uma escrita fluida, clara e envolvente e neste thriller psicológico somos imersos no relacionamento, sustentado por aparências e mentiras, de Vic e Melinda. Este casal à beira do abismo é o pano de fundo para a construção de uma mente doentia da qual, em poucos capítulos, acabamos virando cúmplices.

Vic, um marido fiel, resiliente e estranhamente pacífico que aceita as traições da sua esposa, Melinda. Mais do que isso, eles tem um acordo pouco comum: ela pode ter quantos amantes desejar desde que não arraste o casal e a filha para o caos de um divórcio.
Mas até onde vai o limite de alguém? Ou, até que ponto este alguém pode suportar ser traído?

Por brincadeira, Vic insinua ter matado um dos possíveis amantes de Melinda, mas após a descoberta do real assassino, algo muda dentro de Vic e vamos percebendo que uma pessoa de comportamento exemplar pode, a qualquer momento, colocar pra fora toda sua raiva e frustração reprimidas, da pior maneira possível.

Highsmith traz a tona a multiplicidade de personagens que cabem em cada ser humano e como somos [ou não] capazes de expô-los.
O machismo estrutural é outra arma usada pela autora para tornar o leitor conivente. As atitudes de Vic são questionáveis, mas estamos tão apegados à sua história de marido inofensivo, cidadão atencioso e bom pai, que fazemos “vista grossa” e, ao final da leitura, duvidamos da nossa própria moral e ética.
Esta é a intenção a autora e pagamos um preço por isso. Ao final, ela joga na cara do leitor, o próprio preconceito, o próprio machismo e praticamente grita “ Você foi cúmplice, olha só quem você defendeu. Você foi conivente agora veja o que aconteceu… Sinta-se mal, sinta-se péssimo.”

Esse é o universo sombrio e fascinante de Patricia Highsmith. Para ela, o que realmente importa é fazer um amplo estudo psicológico dos personagens e, no caso desta obra, nos fazer mergulhar nas “águas profundas” da mente de Vic e acessar toda sua excentricidade e perversão.

Patricia Highsmith nasceu em 1921 em uma família disfuncional onde era constantemente abandonada pela mãe ou simplesmente levada para os casamentos tumultuados desta. Ainda na adolescência, reconheceu seu amor pelo mesmo gênero, o que para a época, era algo sem solução. Já adulta, mudou-se para a Europa e passou a ter uma vida solitária. Como pessoa, era descrita como “cruel”, “perversa” e “brilhante”. E todos os seus protagonistas, parecem carregar estas mesmas características.

Para muitos leitores, a escrita desta obra pode ser confundida como lenta, mas trata-se de um thriller psicológico e, portanto, realmente não encontraremos dinâmicas investigativas e ações policiais.

site: https://www.instagram.com/biblioteque.and.co/
Tiago Doreia 23/03/2021minha estante
Na próxima coloque aviso de spoiler


Amanda 23/03/2021minha estante
Thiago, não tem spoiler aqui. O que escrevi do livro em si (2º e 3º parágrafo) está na quarta capa do próprio livro.




And.passos 25/04/2022

Cúmplice?
Eu gostei muito diferente do que vi por ai não achei nada arrastado na verdade me prendeu muito esse livro me causou desconforto raiva pena e tudo mais não sei se é errado mas fiquei do lado do Victor o livro todo (scr) a audácia desses homi gente???? O final foi bem simplório mas não anula o restante do livro que pra mim foi bem completo.
Mateus 22/05/2022minha estante
Manooo quando terminei fiquei " como eu tava torcendo pra esse cara ?", mas lendo estava " vai Vic mata mais" kkkkkkkk veiiii ?


Mateus 22/05/2022minha estante
Fiquei " será se sou uma pessoa ruim ? tenho isso dentro de mim por torcer por ele ? kkkk




Bruno Palmeiras 30/12/2022

Sobre relacionamentos afetivos
Vou sair um pouco das resenhas tradicionais deste livro.
O tema do livro é sobre o relacionamento afetivo entre o casal principal da história. A narrativa do livro dá a entender que o marido, para manter o relacionamento, aceita que a esposa tenha outras relações afetivas extraconjugais.
Achei a história muito bem desenvolvida para repensarmos relacionamentos afetivos (e quaisquer outros) na sociedade. O marido aceita mesmo que a esposa se relacione com outros homens? Não, ele foi consumido pelos ciúmes e possessão extrema. Entendo que o motivo disso é por eles terem um relacionamento hierarquizado e tradicional.

Yasmin 04/01/2023minha estante
Eu amo essa autora, mas ainda não li esse! Os livros dela abordam bastante esse tema de obsessão, ciúmes e preconceitos da sociedade puritana americana


Bruno Palmeiras 04/01/2023minha estante
vem na NM hahahahha




Natalia.psico.literatura 27/01/2021

Um thriller que vai mexer com seu eu mais profundo
Em águas profundas é um livro viciante e doce, escrito com sua prosa enganosamente simples que nos prende fácil, e desliza com camadas cheias de significados, parte thriller, parte tragédia, parte polêmica. Assim como muitos livros, esse aqui critica a opressão do conformismo, tanto na forma de costumes sociais quanto dos rígidos papéis sexuais, e nos mostra como alguns personagens simplesmente nos atrai por serem bem explorados.

Seu protagonista Vic Van Allen é, de certa forma, um homem gentil e querido. Cidadão exemplar, pai atencioso e com um grande círculo de amigos. Mas Vic tem um grande problema. Sua esposa Melinda, após o nascimento da filha, se voltou contra ele, não quis mais fazer sexo e começou a ter casos. Vic tem tolerado esse comportamento porque ainda ama a esposa e quer manter o casamento.

Resumindo, você quer saber o que vai acontecer com Vic, porque você se apaixona por ele, só que depois dele assumir um assassinato - que ele não cometeu - de um dos amantes da esposa pra assustá-la, ela o acusa abertamente, enquanto o restante da cidade o apoia, e você é atraído para permanecer ao lado dele, a parte racional de seu cérebro continua pensando ?espere, isso é loucura?.

E essa é a dissonância cognitiva que é o leme de Highsmith, sua razão é repelida, mas seu cérebro está ali ao lado de um personagem duvidoso. Na psicologia sombria de suas histórias, há uma implicação quase alegre da teoria simples articulada pelo assustador Bruno Antony em Pacto Sinistro: qualquer um pode se tornar um assassino.

Que as racionalizações de Vic fazem sentido para ele é uma coisa; que façam sentido para o leitor é outro nível de perturbação. E você precisará conviver com isso ao ler essa obra incrível!
Leticia 03/02/2021minha estante
Gostei da sua resenha! Explicou bem a história e ao mesmo tempo soube mostrar por que o livro merece ser lido ?


Natalia.psico.literatura 03/02/2021minha estante
Obrigada sua linda! É um ótimo livro




jezz_ 20/01/2021

Previsível
Foi uma boa leitura. Do começo ao fim, nada demais. Eu esperava uma explicação mais complexa sobre o relacionamento de Vic e Melinda, mas apenas acontecia (erro meu criar teorias mirabolantes e expectativas). O final não me impressionou e nenhum personagem tomou minha empatia. Essa provavelmente foi a intenção da autora, mas não vi nenhum traço carismático que um ser humano pode ter, apesar do entulho de defeitos. Terminei sem sentir muito por ninguém, somente ansiosa para chegar ao fim.
lio 20/01/2021minha estante
vi a bel falando sobre esse livro e fiquei louca para ler, mas agora tô meio insegura...


jezz_ 20/01/2021minha estante
Li após assistir a resenha da Bel e até o fim esperei o tal plot twist que ela prometia ter do meio pro final, mas não rolou nada interessante, só o casamento deles acontecendo e Vic se mostrando mais sem escrúpulos (nada expressivo). Uma pena :/




fev 29/05/2021

A insossa vida de um corno manso
Consigo entender a construção da autora e consigo achar quase genial, mas infelizmente o livro é um marasmo completo. A autora tenta focar nas construções das personalidades, mas nem assim consegue criar algo que chame atenção e te deixe instigado. E, definitivamente, atrapalha o desenvolvimento da história em muitas partes. Está tudo na mesma vibe insossa. Mesmo quando você entende o que a autora pretendia contar é tarde demais, o que aparentava ser bom fica só na aparência. Assim como praticamente todas as relações apresentadas no livro.

É entediante acompanhar a de Vic e Melinda. Eles não se amam, mas insistem em ficar juntos vivendo uma relação nada saudável. Acompanhá-los nas festas e nas relações com seus vizinhos e conhecidos também não é divertido. A chatice de cada um consegue ultrapassar qualquer grau de interesse. Apesar de gostar das partes em que Vic fala sobre livros. Vejo também como estratégica a escolha da autora criar Melinda de forma mais chata e com um caráter mais questionável que a do Vic. Pelo menos um caráter mais aparente.

É um livro que funciona para o que autora que contar, mas não funciona para quem está lendo. A progressão do que ela narra para culminar no último capítulo faz total sentido, mas não me agradou. Eu não gostei da escrita. Tudo ali é entediante. Além de tudo, fiquei sem acreditar que o final do livro seria aquele. Não tem clima nenhum de mistério. Eu não recomendo. Leia por sua conta e risco.
Felipe | Autor de "Gay de Família" 30/05/2021minha estante
Quase coloquei esse no clube do livro. A nota baixíssima aqui no Skoob me fez deixar pra lá.


fev 30/05/2021minha estante
Eu achei bem bomba, amigo. E depois da conversa do clube leitura achei mais bomba ainda porque ninguém gostou. Hahahaha




Nath 30/12/2021

História sem sal
Vic é casado com Melinda; contudo, Melinda é mais feliz com os amantes. Longe de ser um casal feliz, o acordo nada convencional é posto em jogo: para não largar Vic, Melinda pode ter quantos amantes quiser. Essa parece uma medida inspirada na ideia de que a pequena filha do casal não deveria sofrer com um divórcio, o que não é bem verdade. Enquanto o tempo passa, Vic começa a ficar incomodado com os homens que a esposa escolhe e decide adotar uma estratégia para afugentá-los. Vic é visto como um bom cidadão, benfeitor, marido tolerante, transforma-se ao olhar de todos.
O livro trabalha muito a questão de limites do ser humano. Até onde vai a tolerância de uma pessoa e o que se esconde além da superfície de sua personalidade? Vic, em sua estranha relação com Melinda, nos mostra que quanto mais ele retém pensamentos e se resigna diante de algo que o faz infeliz, mais sórdida e cruel sua mente fica. A obsessão por Melinda, o medo de perdê-la gera o estopim de uma reviravolta que atinge diretamente o próprio homem. E o mais estranho é que inicialmente eu odiei a mulher, sua falta de valorização e indiferença com a filha e o marido. Contudo, após a revelação da personalidade que envolve Vic, foi que percebi o quanto somos enganados pela pele de cordeiro que os outros vestem.
Núbia Cortinhas 10/06/2022minha estante
Resenha excelente! ??????




Norminha 27/04/2021

Custava se divorciar?
Se fosse para dar uma nota levando em conta mais a obra do que minha opinião e meu gostar, daria três estrelas, por ser bem escrito, mas como eu não sou crítica de nada e completamente anônima aqui (e na vida k), vou ser infinitamente pessoal e dar duas estrelas.
Que personagens INIMIGOS do carisma! Puta que pariu! Difícil de torcer pra ambos! Lendo algumas resenhas aqui, percebi que muita gente simpatizou com o Victor, tipo?????? Carinha insuportável demais! Típico cara que se acha ser humano superior, desconstruído, que o mundo seria melhor com um lugar cheio de pessoas como ele, sendo que na verdade é um BABACA! Se fosse um livro atual iria ser um esquerdomacho nipe aquele protagonista da série brasileira "Todas As Mulheres do Mundo" kkkkkkchatoDEMAIS! Quem engole kk
Na minha visão ele não aceitava ser chifrado adoidado por ser passivo, pela filha deles e razões semelhantes, mas sim por ser um OTÁRIO e querer pagar de A Vítima do relacionamento, por puro ego mesmo e pra manchar mais a imagem da Melinda, que também é um personagem horroroso.
Graças a deus o livro é curto, porque para mim a leitura foi arrastada pra caraca.
ellie 14/05/2021minha estante
OBRIGADA PELA SENSATEZ




Bom de ler 30/04/2021

??????
Comecei a ler COM MUITA expectativa, muita mesmo, achando que seria um livro maravilhoso. Li 30 páginas, li metade.. e nada. Continuei lendo achando que aconteceria uma reviravolta que faria tudo valer à pena.. E nada. Passei o livro todo assim ???? Não recomendo.
ellie 14/05/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkk desse jeito




@jana450 23/04/2021

Casal Estranho
Me lembrou o jardim do ogro, ele parecia aceitar os relacionamentos da esposa desde que não quisesse separar dele e de repente essa mentira de ter matado um mexeu muito com ele, o comportamento da menina também é estranho.
Querido0 23/04/2021minha estante
Tenho que voltar a leitura desse livro. Eles são bem estranhos e o início meio que é bizarro e arrastado, mas tenho fé que o meio e o final devem ser bons




spoiler visualizar
Naty 28/03/2022minha estante
Agora tem filme baseado no livro..




Anabel.Carolina 13/09/2021

Em Água Profundas
Demorou um pouco a ter algo empolgante, o início contextualiza o modo de vida aleatório do casal, um casamento que nitidamente não tem mais futuro! O ciúme vem surgindo devagar e assassinatos começam a aparecer, friamente e calculista! Demorei a ler mas é bom!
Cilleni 09/01/2023minha estante
O ciúme sempre existiu .. só chegou ao limite.. bom. Eu acho




helena 09/04/2021

Cúmplice
O livro é MUITO bem escrito e mesmo sendo meio parado, eu não consegui parar de ler. Os momentos de tensão são muito bons, apesar de eu achar que podia ter um pouco mais de tiro porrada e bomba, o livro é ótimo e o fato de ser lento não prejudicou. A relação complexa do Vic e da Melinda é extremamente bem construída.
Off: O home ficou sem transar por tanto tempo que ficou louco
Geo 10/04/2021minha estante
Qual a classificação indicativa desse livro.




Hisabela 06/11/2022

Não esperava...
Gostei do livro, porém achei tudo muito arrastado e em vários momentos achei a leitura maçante e tediosa. Os personagens são interessantes, a própria Melinda principalmente, mas senti que o livro nada se aprofundou nisso, e a personagem ficou parecendo apenas uma ? #$%!& , que agia por puro egoísmo. O Vic, não sei, de verdade, é um personagem que me faz pensar, é intrigante o modo como ele age durante todo o livro. Acredito que faltou uma exploração melhor da sua relação com Melinda. Já que sua relação, com a filha dos dois é ótima, e só com ela, eu consegui sentir algo no personagem. Eu posso dizer que esse livro me surpreendeu, com o final. Não esperava que o que aconteceu, fosse de fato acontecer. Por fim, acho que o final do livro pode abrir uma discussão moral sobre o nosso caráter, então não sei o que pensar ainda.
junirou 06/11/2022minha estante
OMG A HIT REVIEW




Nilson 23/03/2022

INFIDELIDADE
Consentida deu no que podia dar. Achei até que teve paciência demais. Solução bem mais simples seria cair fora deste casamento. Mas com psicopata não é bem assim...
A autora era a preferida de Alfred Hitchcock agora entendi porque.
Muito bom livro. Recomendou
Nilson 28/03/2022minha estante
Só prá acrescentar. No filme o final é totalmente diferente do livro.




852 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR