Alana 07/01/2012
Um jovem cavalheiro de altas expectativas
Considerando que foi feita a pouco tempo uma adaptação da BBC One sobre o livro "Great Expectations" de Charles Dickens, vou fazer uma resenha comentando tanto sobre o livro como a serie de 3 episódios.
Ambos contam a história de Philip Pirrip, um garoto que mora com a irmã mais velha e o marido dela, Joe, numa pequena vila no interior da Inglaterra, local em que Joe trabalha como ferreiro. Após uma visita ao cemitério, o jovem Pip de 8/10 anos esbarra em um fugitivo, homem grande e amedrontador, que aterroriza o garoto, mandando que ele trouxesse uma faca e um pouco de comida. Assustado, Pip volta para casa e faz o que o homem pede e depois de algum tempo o tal fora-da-lei é capturado e levado de volta para sua prisão, junto com outro fugitivo.
No decorrer deste mesmo ano, uma senhora rica de uma cidade próxima, Srta.Havisham pede ao tio de Joe se ele não conhece alguem garoto que possa brincar com sua filha adotiva, Estella, Publechook (tio de Joe), muito esperto, lhe oferece Pip.
Conforme alguns dias, Pip vai até a Satis House, mansão abandonada e putrefata, que mora a Srta junto com a filha. Preciso comentar sobre a Srta Havisham, elemento importantissimo da história, ela é uma mulher solteira, muito rica que foi abandonada no altar no dia de seu casamento, por isso anda pela casa com seu vestido de noiva e a decoração do local ainda é aquela do dia de seu matrimônio. Havisham dá arrepios a todo mundo, ela é quase como um espirito da casa, um espirito vivo e tem uma personalidade de dificil entendimento, em certo momento ela gosta de Pip, em outros não e em outros ela surge arrogante e louca.
Estella, por sua vez, é uma princesa, mas apenas por aparência. Criada no ambiente horripilante da casa Satis, ela conviveu todos os dias com a mãe, que fez da menina um projeto de "Destruidora de Corações". Estela é arrogante, grosseira, estúpida, xinga e mal-trata Pip, o que só faz o menino gostar mais dela, e ainda por cima tem o rosto de um anjo.
Após um tempo, ele para de frequentar a casa e começa seu trabalho com aprendiz de ferreira, junto de Joe. Com cerca de 16/17 anos, um renomado advogado de Londres aparece na humilde casa, dizendo que Pip receberá a herança de um benfeitor, que desejava vê-lo como um verdadeiro gentleman, sendo necessário partir imediatamente para a capital e começar seu treinamento como rapaz elitizado.
Sempre tendo sonhado com riqueza e a possibilidade de crescer, Pip embarcar para Londres. Local onde fará alguns amigos, como o fofo e leal Herbert Pocket, alguns inimigos e acima de tudo, ambiente que o fará se iludir e acima de tudo, mudar.
O desenrolar mesmo da história é basicamente o que acontece quando Pip chega a Londres, como são suas aulas e introdução a alta sociedade e os problemas que arranja pelo caminho, além da descoberta da identidade de seu benfeitor. Só que eu não posso contar nada disso, senão perderia toda a graça.
O livro vale muito a pena, por mais que demore bastante para ler, devido ao vocabulário repuxado do inglês dickeniano. A forma como Pip narra a sua história é inteligente e sensivel, e percebemos que conforme ele cresce, muda e é introduzido à uma sociedade diferente da que esta acostumado, sua narração muda também e seus valores. Ele é o típico garoto comum, gentil e adoravel, que da noite para o dia fica rico, e se não tomar cuidado essa riqueza e status subiram a cabeça.
Dickens aborda, as vezes com suavidade, outras de forma rápida e concreta, os sentimentos humanos e as milhares de personalidade existentes na obra, além das caracterizações perfeitas, você consegue enxergar todo o ambiente. É um livro para desvendar a alma humana, para conhecer a si próprio, mesmo que a situação esteja pior do que o esperado. E é isso que Pip tenta fazer durante a obra inteira.
A série é bastante fiel ao livro, não tanto quanto esperado, mas vale. As ambientações são perfeitas, assim como as roupas e a escolha dos atores. A Gillian Anderson como a Srta. Havisham foi impecável, e o Ray Winstone, simplesmente exemplar como o Magwich. Achei muito bem feito. Sou suspeita de falar sobre o Douglas Booth, porque eu amo ele, contudo vou tentar comentar de maneira profissional; a atuação dele foi ótima, por mais que Londres tenha mudado o Pip, sabemos que o rapaz adoravel do começo do livro ainda esta lá e o Douglas atua dessa maneira, o brilho nos olhinhos dele nos remetem ao começou do rapaz de grandes expectativas. Além de que ele é lindo de morrer, convenhamos.
A Vanessa Kirby que faz a Estela, convenceu bem, ela parecia fria e ao mesmo tempo vulnerável, assim como a personagem. E por fim, as crianças, não faço ideia do nome dos atores... bom, quem quer tenha interpretado o Pip e a Estela jovens foram brilhantes, igualzinhos ao livro. A Estela em sua arrogância e beleza e o Pip na timidez, sensibilidade e gentileza.
Senti falta de alguns quotes do livro na série, todavia a roteirista fez um bom trabalho colocando frases novas e que podiam estar na obra, alias deveriam estar. O melhor exemplo é esta, utilizado por Estela e a Srta Havisham no primeiro capítulo.
What is beauty? A destroyer
What is happiness? Deception
What is love? Death
Recomendo que todos leiam algum dia Great Expectations, entretanto, enquanto este dia não chegar assistam a série da BBC, feita com muito capricho.
Alana Claro - Bookship.com.br