Great Expectations

Great Expectations Charles Dickens




Resenhas - Great Expectations


29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Suzana 27/08/2024

A onipresença do material
Eu sempre ouvi falar que as obras do Dickens eram muito interessantes enquanto comentários da sociedade inglesa de sua época e críticas relativas a questões de classe, e de fato, são aspectos sempre presentes nesse livro. Eu me surpreendi, no entanto, com como Dickens traz essas questões para a esfera "micro", para a esfera da intimidade: é muito interessante observar, ao longo de todo o livro e por quase todas as relações interpessoais, como o dinheiro tudo atravessa. Desde malfazejos até pessoas bem-intencionadas, de rancores a afetos, o material é sempre parte da equação, e para além das manifestações mais óbvias (como quando as pessoas mudam de comportamento quando Pip se torna rico) isso pode observar em quase toda troca, mesmo quando não é verbalizado, e mesmo quando os sentimentos e as intenções são as melhores possíveis.
O prisioneiro que é beneficiado por Pip já no início do livro, ao se sentir em débito com a criança, entende como único meio de compensação o material. Apesar de sempre ter sido criado e amado incondicionalmente por Joe, Pip sente um senso sincero de dever e lealdade muito mais urgente em relação a Provis, com quem não tinha qualquer vínculo. Estella obviamente sente o mesmo senso de dever em relação a Miss Harvisham, a quem atribuía o direito irrestrito de ditar seu destino e sua personalidade em compensação por toda provisão que lhe foi concedida por toda a sua vida.
Em minha opinião, o ponto de Dickens é que dinheiro e sentimento são duas moedas facilmente conversíveis entre si, um fato que muitos pecam por ignorar. O único personagem que parece reconhecer essa realidade é Wemmick, o mais interessante do livro na minha opinião. Ao reconhecer imediatamente o aspecto patrimonial de cada situação, Wemmick demarca rigidamente os dois lados da sua vida, o que vai ser ditado pelo dinheiro e pela praticidade, e o que será ditado por seu coração, e por isso é provavelmente o personagem mais feliz da história.
comentários(0)comente



iarakessia 14/07/2024

What a story!
Dickens has this thing that he can write unforgettable characters.
Pip is a boy who is brought by hand by his sister his only relative alive. After some curious moments in his life, one day a man tells him that his expectations are about to change, and they?re gonna be GREAT. We accompany him in his new life and many adventures.
comentários(0)comente



YehokhananYosef 16/06/2024

Great Expectations vs Grandes Pretensões: Uma luta injusta.
Uma obra deve ter um resumo que traga em si um pedaço da magnitude do que no todo é exposto. Não falta no abrangente mundo da literatura,pois esta possui uma realidade própria,resumos que condizem com as obras. Do medíocre,uma tão sem valor quanto. Do magnífico,uma tão valorosa quanto. Entretanto,como as coisas da vida o são,existem exceções e inversões que fazem valer o velho conselho de tentar não avaliar o valor do conjunto pela parte.
Confesso que por muito pouco tomei essa obra. Quem em sã consciência gostaria de,como está registrado no resumo do pequeno calhamaço,"seguir o desenvolver de um rapaz de sonhos vazios até um cavalheiro amadurecido" ? Elevo minha confissão ao registrar aqui meus pensamentos em resposta a esse trecho,que na época me parecia a maior das afrontas: "Que tipo de pessoa eles pensam que eu sou ? Uma velha lavadeira que alivia as dores das juntas com mesquinhos mexeriques ? Bem deve ser tão bom quanto uma fanfic qualquer." E quão enganado estava,em minhas grandes pretensões.
comentários(0)comente



Pammia 03/06/2024

Triste
O livro tem muito drama, cenários bem tristes. Pip sofreu, hein?!
Achei a leitura difícil, ler clássicos já é um desafio e ainda li em inglês. Mas gostei do livro. Trouxe uma reflexão legal sobre riqueza e felicidade.
comentários(0)comente



clarinha ð± 10/01/2024

Amei
Parece novela da globo. Essa é uma versão mais resumida e bem mais simples de ler. Eu já li a versão original de great expectations então consigo fazer uma comparação entre as duas. Não tem muitas mudanças radicais, mas eu senti falta de algumas cenas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tiago 15/11/2023

Uma excelente obra de Dickens. Ótimos personagens
Este é um dos clássicos mais famosos de Dickens e é justificável a sua fama. A história, muito boa, é contada por Phillip Pirrip (Pip) em primeira pessoa. O livro é dividido em três partes: a primeira focada na infância de Pip e que termina quando é revelado a Pip que ele tem um benfeitor. A segunda parte mais focada nas sua vida em Londres, seus relacionamentos e suas paixões e que termina com a revelação da identidade do benfeitor. A terceira, que eu particularmente achei a melhor versa sobre gratidão, dinheiro.

A parte da infância de Pip lembrou-me muito Oliver Twist com a diferença que Pip não é simplesmente um órfão que mora na rua. Ele é criado pelo seu cunhado Joe e pela sua irmã Mrs. Joe Gargery. Sofre nas mãos da irmã tirânica, controladora e do Mr. Pumblechook, um falso e interesseiro. Diferentemente de Oliver, Pip tem um grande companheiro e protetor na figura de Joe. Nesta primeira parte também somos apresentados a misteriosa Miss Havisham, uma velha reclusa que anda vestida com farrapos de um vestido de noiva, a Estella, uma menina que mora com ela e a Biddy, da escola da cidade, que é bem diferente de Pip, muito mais perspicaz do que ele.

A segunda parte eu achei um pouco inferior... Acho que há umas partes mais 'paradas' nas história e leitura fica um pouco arrastada. Os diálogos entre Pip e Estella, por exemplo são ligeiramente 'irritantes'. Pip tira qualquer um do sério. Entretanto, aparecem alguns personagens fascinantes como Wemmick e a sua capacidade de separar totalmente a sua vida pessoal da vida profissional. A segunda parte mostra o amaduraciemnto e mudança de Pip e a forma como ele se comporta em relação as suas origens humildes é retratada de forma magistral por Dickens.

A parte final, para mim, é a melhor do livro. Temos muita ação e muitos 'plot twists' e, para além disso, temos uma ótima discussão a respeito de gratidão e do dinheiro. A culpa também é um sentimento que permeia a história. O final não é dos mais felizes mas também não é tão triste quanto o pretendido por Dickens. Aparentemente ele fez mudanças depois de receber algumas sugestões de leitores. A minha edição contém os dois finais e achei que o final modificado ficou muito melhor que o original.

Como em Oliver Twist, temos muita crítica social entremeada pela história e algum bom humor. A descrição do 'standoff' entre Pip e Mr. Drummle na lareira é hilariante (assim como a descrição física do Mr. Drummle. Outra coisa que gostei no livro foi a nuance e complexidade das personagens. Alguns deles parecem ser banais mas quando vamos ver de perto descobrimos várias camadas (ex. Miss Havisham).

Leitura recomendada.
comentários(0)comente



Bianca 10/07/2023

Great Expectations
Um clássico da literatura inglesa numa versão ?mastigada? e simplificada!

Livro de fácil e rápida leitura!
comentários(0)comente



W.Lúcio 09/02/2023

Surpreendentemente cativante
Quando comecei a ler o livro pensei que iria não acabar gostando dos personagens, mas no final me peguei sentimental com toda a trajetória do Pip e como no final das contas ele estava em paz com todas as suas grandes esperanças tendo falhado. Nota-se que digo em paz, porque claramente não é um final feliz onde tudo dá certo, é um final onde tudo é muito real. Assim também são os personagens, tridimensionais, seres humanos, pessoas com esperanças, cheias de medos, falhas e acertos. Que livro!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Zulmar.Oliveira 17/02/2022

Great Expectations
Um livro com uma história triste, mas bem escrito. Esperava mais, por conta de ser tão famoso e por ter tido tantas adaptações para o cinema e TV, mas imagino que isso pode ser porque esse livro resume a historia. Pelo método do livro, a leitura foi rápida, a versão em quadrinhos feitos dos clássicos feita por essa editora é uma ótima chance para leitores iniciantes.
comentários(0)comente



maria 21/08/2021

Gostei da história, tem umas passagens bem marcantes, mas demorou muito para chegar ao ponto, então não me conquistou muito.
comentários(0)comente



isa 16/03/2021

Um clássico surpreendente!
Grandes Esperanças, publicado em 1871, foi considerada uma das obras-primas de Charles Dickens. O livro conta a história de desilusão e redenção pessoal de Philip Pirrip ou ?Pip?, um órfão criado por sua cruel irmã e seu gentil marido.

O romance, dividido em 3 volumes, é extremamente interessante e prende o leitor desde os primeiros capítulos com seus personagens intensos e reviravoltas.

Apesar de ser um clássico a linguagem não foi um obstáculo em nenhum momento da leitura (acredito que uma pessoa com nível intermediário de inglês já conseguiria enfrentar a obra sem problemas) e a história é muito bem construída e cheia de surpresas.

Admito que minha experiência de leitura foi um pouco mais lenta do que de costume, contudo, este livro com certeza entrou pra minha lista de favoritos! Recomendo a todos que se interessem por literatura clássica ou tenham tempo para apreciar uma leitura maravilhosa!

?: "Once for all; I knew to my sorrow, often and often, if not always, that I loved her against reason, against promise, against peace, against hope, against happiness, against all discouragement that could be."
comentários(0)comente



Reginho 25/05/2020

Bom para estudantes de inglês
(Livro em Inglês)
Conta a história de Pip, um menino que cresce na casa da irmã e seu marido. Tudo indicaria
que o futuro do menino seria o mesmo cunhado/padrastro, trabalhando na forja. Porém, algo acontece e inicia-se a reviravolta...


É um livro interessante para estudantes de Inglês (mínimo nível intermediário), porém a história em si não é tão atraente. Talvez a versão original seja mais atrativa.
comentários(0)comente



Thaís Brito 26/04/2020

Expectativas correspondidas
Eu tive esperanças de encontrar uma grande narrativa e felizmente fui atendida. A jornada do jovem Pip é surpreendente, deixando importantes lições sobre a corrupção humana diante do poder, do dinheiro, ou simplesmente da ideia de conquistá-los. Por diversas vezes, pensei: "Eu, que condeno agora o comportamento deste personagem, faria igual se estivesse no lugar dele?". A questão é que pouco sabemos onde a ambição pode nos levar.

Foi uma história cheia de surpresas e, não, eu não estava desconfiando de nenhuma das grandes revelações distribuídas ao longo da vida do Pip. No todo, eu tinha certeza apenas de uma coisa: a de que Joe era o personagem mais puro e amável de toda a história e de que eu não perdoaria o autor se deixasse algo de ruim ou trágico acontecer com ele.

O carinho que eu nutri por Joe neste livro me fez refletir muito sobre como tendemos a ignorar as pessoas que estão mais próximas de nós, justamente as que nos amam de uma forma sincera e desinteressada. Diante das seduções da vida, são estas pessoas que mais facilmente podemos magoar. Em suma, a narrativa de Dickens trouxe vários pensamentos sobre a mesquinhez do ser humano ao enxergar em seus próximos pessoas descartáveis, valorizadas apenas pelo quanto que elas podem ser úteis ou trazer vantagens.

Não foi o suficiente para odiar os personagens que se comportaram de tal forma, visto que o autor nos permite passear pelos arrependimentos, inseguranças e traumas destas pessoas, lembrando que não estaríamos tão distantes a ponto de desconhecer por completo os sentimentos por trás de atos aparentemente tão ruins. Grandes Esperanças pode ser uma narrativa cheia de ensinamentos e um convite à reflexão interior.

comentários(0)comente



29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR