Mari Fourquet 26/07/2023
Fluxo de Consciência puro!!!
Esse livro foi uma grata surpresa, fui num sebo com meu pai (que não gosta de ler) e pedi pra ele escolher um livro, que eu leria e resumiria pra ele, ele escolheu esse porque achou o título legal.
Frutos da Dor narra a vida dos Cabilas, que são filhos de imigrantes argelinos que nasceram na França... São pessoas que não tem pátria, pois são franceses demais para serem argelinos e argelinos demais para serem franceses. São pessoas que tem muito de duas culturas muito distintas e que não conseguem se encaixar em lugar nenhum.
Nesse livro, acompanhamos o olhar de Nádia, uma Cabila que tem um pai bastante liberal e que apoia suas escolhas, uma excessão dentre as meninas que a cercam. Observamos seu crescimento, suas mudanças, sua visão de mundo e sua entrada na política, como uma forma de tentar melhorar a vida de sua comunidade, que sofre com o racismo e com a falta de oportunidades de uma vida melhor.
É um livro muito denso, apesar de curto, não é uma leitura fácil que dá pra fazer em um único dia. Amei essa história e conhecer mais de culturas que sai tão diferentes da minha.