O Santo Inquérito

O Santo Inquérito Dias Gomes




Resenhas - O Santo Inquérito


83 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Arthur 03/10/2022

Livro antigo, mas atual
Esse livro foi escrito na época da ditadura militar no Brasil e se passa na época da inquisição, e não pode-se negar que continua mais atual do que nunca. Branca representa milhares de pessoas que fazem parte de minorias e que são julgadas apenas por existir e viverem sua verdade.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



anaclaraleitegomes 11/09/2022

Uma pessoa deve ser fiel a si mesma
?Li por obrigação, portanto não foi tão bom, mas não posso negar que o livro é interessante.
?É baseado na Branca Gomes, uma mulher que não sabe-se existiu ou se é só um mito.
?Várias coisas que li nesse livro não fazem parte da chamada inquisição e algumas coisas também não fazem parte dos costumes católicos e sim da tradição popular.
?O livro chama atenção a hipocrisia humana, as instituições como forma de poder e principalmente a banalização do mal, as pessoas se quer pensam no que estão executando: " Não diga tolices. Os denunciantes denunciam, os juizes julgam, os guardas prendem, somente. O mundo é feito assim. E deve ser assim, para que haja ordem."
?Branca é vista como uma pessoa inocente e religiosa que pode pecar a qualquer momento e levarem os outros a pecar também, o que é bastante comum na literatura brasileira.
?Enfim, gostei da leitura, do primeiro contato com o Dias Gomes.
?A história se passa na minha cidade João Pessoa;)
wryllz 11/09/2022minha estante
eu gostei bastante das outras peças dele que li, ainda quero ler essa


anaclaraleitegomes 11/09/2022minha estante
Eu quero ler o bem amado, gosto do nome e tem outras tbm


Lylyzinha 12/09/2022minha estante
Me interessei por esse livro agora. Sabia q eu acho q eu me dou melhor com Dias Gomes, do q com Machado de Assis, por exemplo ? Kkkk nao sei, mas pra mim, é bem mais fluido. Ano passado eu tive q ler "o bem amado" pra prova de literatura da escola, e por mais q tenha sido por obrigação tbm, eu real gostei da historia, nao teve tipo aquele peso de vc ter q estar lendo pra uma prova, como tem com outros livros sabe ? Pra mim, flui bem mais. Leia "o bem amado" tbm, acho q vc vai gostar


anaclaraleitegomes 12/09/2022minha estante
@lylyzinha acho que é porquê dias gomes é drama e não prosa. Prosa é realmente mais cansativo, principalmente a machadiana




natbz 07/09/2022

Me surpreendeu
A primeira peça que eu tentei ler, bem mais nova, foi Sonho de uma Noite de Verão. Não me interessei tanto, acho que agora sei o motivo, li com a cabeça de narrativa e me perdia muito, pois, como característica de texto de peça, não tem muitos detalhes sobre os cenários e essa história tem muitos personagens, então eu me perdia por não conseguir guardar tantas coisas.

Mas O Santo Inquérito foi bem mais fácil de ler e me inspirou a ler mais peças, acho que descobri que o segredo é imaginar a cena como numa peça de teatro mesmo, consegui imaginar até a entonação de voz dos atores que inventei para ela.

E os personagens, todos têm sua personalidade imposta mesmo em pouco tempo de história e são muito bem desenvolvidos. Outra coisa, não tem como não se apaixonar por Branca, apesar de sua inocência, sua capacidade de reflexão é encantadora e nos faz pensar sobre as verdades fixas que agregamos a nossa vida.

Li esse livro pois minha professora vai cobrar na prova, vou até reler de tão bom que é. E recomendo a todos que querem começar a ler mais desse tipo textual.
comentários(0)comente



Bruna Lima 29/08/2022

Leiam Dias Gomes! Baseado em fatos reais e lendas
É escrito em forma de peça, bem visual, leitura simples, de fácil entendimento, recomendo. Confesso que me prendeu, que me chocou, mas eu desejei mais, poderia ter entregue mais, com mais profundidade. A leitura aborda como a hipocrisia, a falta de entendimento, a má interpretação, o fanatismo e a intolerância podem causar um mal incalculável.
comentários(0)comente



mari 23/07/2022

Incrível
Conheci e li o livro pela escola, posso dizer que me surpreendeu em vários aspectos.
O livro faz diversas críticas a problemas antigos tão atuais em nossa sociedade.
Vale super a pena a leitura, uma leitura inesquecível.
comentários(0)comente



Uiara 17/07/2022

O absurdo da inquisição
A primeira edição saiu em 1966, quando os arquivos da inquisição portuguesa ainda não haviam sido abertos ao público. Devido a isso, o enredo não coincide com a Branca Dias verdadeira, que verdadeiramente foi perseguida pela Inquisição no século XVI, mas só foi para a fogueira depois de muitos anos de sua morte.

Mas isso não vem ao caso, já que a peça de Dias Gomes retrata com clareza o absurdo do funcionamento do Santo Ofício, baseado em denúncias anônimas, e em que o réu sequer sabia do que era acusado, além das torturas. O texto mostra a humanidade de Branca Dias, em contraste com o fanatismo religioso e a vingança de um padre que se apaixonou pela inocente jovem.

Outro ponto relevante é a ousadia do autor, em publicar e encenar a peça em plena ditadura, período em que se utilizava recursos similares à Inquisição, como a tortura e perseguição a quem se opunha ao sistema político vigente.
comentários(0)comente



duda :) 12/07/2022

um livro ate q bom para um livro de escola KKKK nunca gosto, por isso tenho um pouco de receio de ler, mas como é um roteiro de peça a leitura foi bem fluida
comentários(0)comente



Bastos 05/06/2022

"É que em nome dele, em nome da Igreja, do próprio Deus, ás vezes cometem-se atos que Ele jamais aprovaria. Em nome de um Deus-misericordia, praticam-se vinganças torpes, em nome de Deus-amor pregam-se ódio e violência."

Acredito que essa passagem resume bem a essência desse livro. É um teatro que nos mostra a hipocrisia e preconceito dos fanáticos religiosos e como isso pode afetar até as pessoas mais puras.

(Acho que nem o padre Amaro me deu tanto ódio quanto o padre Bernardo.)
comentários(0)comente



laura 03/06/2022

Comecei a ler pela escola e valeu muito a pena! Passei raiva do começo ao fim mas é muito bom! Leitura rápida, divida em atos. Li em 50 minutos! Recomendo.
comentários(0)comente



Isabel Maria 17/05/2022

Muito bom!!! Intolerância e fanatismo religiosos. Dias Gomes acertou em cheio. Estou finalmente me rendendo ao teatro. ?
comentários(0)comente



Kess 28/04/2022

Tô puta, espero do fundo do meu coração que o padre esteja queimando no inferno, homem chato do [*****], eu espero que todos estejam queimando no inferno, e eu nem acredito em inferno.
E também espero que a branca e o Augusto estejam felizes no céu, ou sei lá paraíso, e com seus filhos fofinhos enquanto tomam banho as sextas porque >>>>pasmem
comentários(0)comente



clara! (taylor's version) 17/04/2022

emocionante e fácil de ler, o santo inquérito conta a história de Branca Dias, julgada por uma teórica heresia, na verdade um conjunto de pequenas coisas inofensivas que a ingênua garota fez, e que condenam sua vida.
comentários(0)comente



Bella 10/04/2022

Resenha do livro "O santo inquérito"
O livro tem uma leitura super dinâmica por ser um texto teatral, além de ser uma linguagem super fácil independentemente de ser um livro antigo. O livro faz críticas sobre a igreja e sobre a religião de modo explícito e fácil de captar e, mesmo sendo cristã, não me senti nem um pouco ofendida. Branca era uma mulher encantadora e cheia de si, com convicção de seus pensamentos e tem uma visão de Deus apaixonante, super recomendo a leitura de "O Santo inquérito" para todos que gostam de uma leitura mais reflexiva.
comentários(0)comente



83 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR