Daniel 13/04/2018Desvendando Truman CapoteUma das personalidades mais interessantes e controversas do século XX, o escritor norte americano Truman Capote tem sua vida analisada de forma bastante detalhada pelo jornalista Gerald Clark, sempre de forma muito elegante, com seu biografado gostava.
A trajetória de Capote é de fato notável: da infância humilde no sul dos Estados Unidos às melhores festas do jet set mundial. Quem conhece a obra de Capote com certeza irá se deliciar descobrindo suas referências, suas influências e até mesmo seus traumas, que se refletiram nos seus escritos e na sua vida social. São várias figuras que inspiraram personagens de seus contos e romances, com a favorita de todo mundo, Holly Golightly de Breakfast at Tiffany’s, que foi inspirada em várias mulheres elegantes que Truman conheceu, inclusive sua própria mãe. E inspirada até mesmo no próprio escritor: alguém que queria encontrar um lugar para chamar de seu.
Acompanhando a vida de Capote, o leitor mergulha no mundo pós guerra, na efervescência de Nova York como a nova capital do mundo, nos roteiros chiquérrimos onde os milionários do primeiro mundo curtiam suas férias em festas e praias exclusivas, entre as mulheres mais elegantes que existiam, os famosos “cisnes”, que Capote tanto adulou. Enquanto a alta sociedade o adorava, o público em geral se escandalizava com aquela figura incomum, um duende declaradamente gay e de língua ferina, mas de inegável talento literário.
Interessantíssimo é acompanhar o sofrimento de Capote ao gerar sua obra prima, À Sangue Frio, e sua comemoração em grande estilo quando o livro foi publicado, uma das maiores festas do século XX, o Baile Branco e Preto no Hotel Plaza... E daí para frente, o “bloqueio” criativo em concluir aquela que seria sua obra mais ambiciosa, “Súplicas Atendidas”, que ficou inacabada e transformou em inimigos a alta sociedade que antes tanto o adulou, inconformada com suas revelações. Capote conheceu a nata do mundo social e literário, mas acabou pagando caro por sua indiscrição. Seu talento também foi sendo minado por uma vida completamente desregrada, encharcada de álcool, drogas e relacionamentos desastrosos. Fica a impressão que ele poderia ter produzido muito mais do que publicou. Uma personalidade fascinante.