LER ETERNO PRAZER 07/07/2022
Boa noite!!
Leitura finalizada!!
????
"Um pequeno herói" trata-se de um pequena novela e o que bem interessante sobre essa obra é que ela foi escrita quando Dostoiévski estava preso e condenado a morte e o interessante desse livro é que ele não parece ser escrito por alguém condenado a morte!
Temos aqui uma pequena novela de 80 e poucas páginas, narrada em primeira pessoa em forma de memórias!
Nosso enredo vai tratar da história de um menino que passa alguns dias na casa de um parente rico. Tímido, mas com uma mente bem aguçada e com bastante desenvoltura logo se entrosa com todos e logo começa a se sentir atraído por uma jovem loura, bem mais velha do que ele, alegre e brincalhona. Essa infantilidade no comportamento dela quebra o distanciamento entre adultos e crianças. O temperamento dessa jovem loura acaba constrangendo o protagonista quando ela aperta suas mãos até ele não aguentar, fazendo ele soltar um grito. Tentando fugir dessa jovem loura, acaba encontrando e se apaixonando por uma senhora morena de semblante triste. A tal loura não desisti de persegui-lo e mais uma fez ela surge e o confronta, desafiando-o a montar um cavalo indomável, totalmente selvagem. Ele aceita o desafio e consegue galopar com o cavalo, sendo recebido como herói por todos os presentes na festa, incluindo a loura impertinente, que acaba se tornando sua amiga.
Por ser uma novela bastante curará as coisa vão acontecendo com muita rapidez e já no dia seguinte, nosso herói andava pelo campo quando foi surpreendido por uma cena: a dama morena por quem ele estava profundamente apaixonado (que era casada com um homem ciumento) despedindo-se de seu amante no bosque. Ele percebe quando ela perde uma carta, ele a pega e logo pensa em lhe devolver a carta. Após esse fato, nosso pequeno herói irá ter um encontro cheio de emoção com a tal dama! Bom, nada mais posso relatar sobre o restante, pois é nesse encontro que temos nosso desfecho e como conclusão após o término da leitura posso dizer que, foi uma leitura bem interessante, foge um pouco do que costumo ler de Dostoiévski. Temos cenas bem emocionantes, mas fica tudo muito impreciso, nossos personagens são citados sem nome, com apenas uma letra. Me parece que foi escrito como um passa tempo, como para ocupar a mente com alguma coisa e ele não ter que ficar só pensando na sua prisão e condenação a morte! São um pouco mais de 80 páginas, bem escritas, claro, mas faltou desenvolvimento dos personagens, do enredo, mas acredito que deva ser por termos em mãos um novela muito curta. Temos partes interessante?, sim, temos. Temos alguns momentos bem reflexivos, e conseguimos ver toda a força da escrita de Dostoiévski.
Uma novela muito boa, leitura rapidinha.