ANDER CELES 10/09/2023
Uma resenha feita com uma memória afetiva do filme
É muito difícil falar de um livro que já assisti o filmes tantas e tantas vezes, e muitas vezes assisti com os alunos, que são crianças. Perguntem pra eles o que eles acham da história e só ouvirá elogios. Eles se emocionam com a história e simpatizam com o Jesse e a Leslie. Aí vc vai falar: filme é filme, livro é livro. Sim, mas no caso do filme, a história é praticamente idêntica ao livro, então quanto à história em si, a crítica a se fazer seria 80% a mesma. De qualquer forma, a memória afetiva, vinda do filme, está muito presente em mim, o que torna difícil fazer uma avaliação impessoal do livro. Mas vou tentar.
Acho a história bem redondinha, principalmente levando em conta que é um livro para crianças. Ela não busca ser muito complexa, muito aprofundada. Mas vc ainda consegue sentir as nuances que ela quer passar, principalmente a relação familiar do Jesse, em especial com o pai e May Belle. Isso é muito bem escrito. Leslie é uma personagem adorável, mais ainda que no filme.
Acho que faltou um pouquinho mais de Terabitia. É até compreensível que a história não queira focar nisso, porque as questões do mundo real são o foco aqui. Mas ainda assim seria bom ter mais de Terabitia, até pra entendemos a ligação estreita entre o Jesse e a Leslie. Isso é algo que o filme tenta corrigir.
Enfim, gostei muito de ler o livro, li uma edição econômica em inglês. Infelizmente a versão brasileira tá muito cara, pq seria ótimo ler a história aos alunos. Mas separei uns trechos para eles.