Aline Marques 11/12/2018Tão gostoso quanto uma fatia do seu bolo favorito! [IG @ousejalivros]Ser igual a todos os outros facilitaria tudo. Certo?
Com isso em mente, certo dia, Flávia acorda chateada e, depois de muito pensar e comparar, decide que gostaria de deixar de ser marrom. Se ela fosse branca, pareceria mais com a sua mãe e deixaria de ter uma cor tão feia e sem graça.
Ora, desde o dia em que chegou em casa, apesar de todo amor, cuidado e diversão, teve sua aparência observada e repudiada. Como é que sua mãe não pensou que sua cor seria um problema?
Rita, para não contrariar a filha e fazê-la feliz, decide que elas irão abolir tudo o que é marrom de suas vidas, a começar pelo bolo de chocolate que a pequena tanto gosta. Mas se a cor a incomoda, não há nem o que discutir!
E é assim, se afastando de tudo o que é gostoso, divertido e indispensável (por que não?), que Flávia percebe que a vida precisa de diversidade. Com um novo olhar, nota que todos possuem características próprias e que não existe nada de errado em ser diferente.
As ilustrações de Brasil nos transportam para o aconchego das conversas da infância, aquecendo o coração e fazendo sorrir. O texto de Leitão é dinâmico e sensível, permitindo que os pequenos leitores reflitam sobre sua individualidade e importância, se divertindo no processo.
Um livro para ser lido e relido, compartilhado e exercitado, possibilitando que a empatia se espalhe e floresça.
E se for "servido" com um delicioso pedaço de bolo de chocolate, ninguém irá reclamar!
Leitura compartilhada a partir dos quatro anos e independente aos sete.