Italberto 09/03/2021
O fantasma de Canterville
Livro da editora Principis
Esse pequeno livro reúne um conto de Oscar Wilde e cinco fábulas.
Do conto principal, que dá nome ao livro, posso dizer que achei bem divertido. É claramente uma crítica aberta ao modo de vida dos americanos, de sua visão progressista e de todo o pragmatismo característico dos americanos do século XIX. Mas ele não tece suas críticas somente aos americanos. Ele ri do modo aristocrático com que os ingleses agem, mesmo aqueles que não pertencem a esta classe social.
Do conto principal existem várias adaptações para cinema e Tv. Em uma adaptação, de 1996, dirigida por Syd Macartney e conta com Patrick Stewart no papel de Sir Simon de Canterville (o fantasma)
Os demais contos do livro são:
- O príncipe feliz;
- O rouxinol e a rosa;
- O gigante egoista;
- O amigo Dedicado;
- O rojão extraordinário;
Todos os demais contos foram escritos como fábulas. De todas, a que mais gostei foi O príncipe Feliz. Nesse conto, Oscar Wilde, dá um final melhor pra pequena vendedora de fósforos. Uma personagem de Hans Christian Andersen.
Se você estiver pensando em comprar esse livrinho pra ir se habituando à escrita de Oscar Wilde, antes de ler seu maior sucesso, O Retrato de Dorian Gray, sugiro repensar. Seus contos são ótimos mas, nada tem a ver com o que encontramos no romance.
Esta edição da editora Principis é bem barata e, com certeza, vale o preço pra ter um pouco de Oscar Wilde em sua estante.