Mauricio292 07/01/2022
Ótimos contos de um ótimo escritor
Oscar Wilde é conhecido por sua ousadia, sagacidade e habilidade artística. Vou, nessa resenha, comentar de cada um dos contos, um por vez (ver 3 para O Fantasma de Canterville):
1 - O Crime de Lord Arthur Saville: Um dos meus favoritos do livro, instiga do início ao fim, tem um tom especial de suspense, mas um toque de comédia. Nota: 9,8.
2 - O Amigo Devotado: Ácida e irônica crítica às fábulas vitorianas. Vê-se o senso de moralidade e o sarcasmo na conotação contra histórias moralistas, no fim do conto. Nota: 8,6.
3 - O Fantasma de Canterville: O que dizer desse conto, o principal do livro? Percebo uma sátira do consumismo americano, das histórias de terror e da postura classicista da sociedade vitoriana. Nota: 9,6.
4 - O Jovem Rei: Lindo conto, com uma lição emocionante, um enredo bem estruturado e um desfecho comovente. Nota: 8,5.
5 - O Milionário Modelo: Bom conto, mas não é icônico nem especial. Nota: 6,1.
6 - O Pescador e Sua Alma: Esse conto também me instigou, mas confesso que tive preguiça ao lê-lo, e achei entediante. Nota: 5,9.
7 - O Retrato do Sr. W. H.: O melhor do livro. Um conto de mistério, suspense e com um toque de drama. Ah, e usa Shakespeare como material de inspiração. Nota: 10.
8 - O Príncipe Feliz: Bela e emocionante fábula, de esquentar o coração. Ainda acho que O Jovem Rei fora melhor, mas O Príncipe Feliz não fica atrás. Nota: 7,5.
Nota final: 8,3.