Bela 10/08/2020
Incrível
O livro pode ser lido de várias formas; a exemplo, cito duas: como uma simples história infanto-juvenil com sua cômica trama
fantasmagórica, tendo os personagens principais seus papéis invertidos (daí a graça) já que o fantasma passa a ser o amedrontado do enredo. Ainda, pode-se ter um olhar mais aprofundado em virtude de um jogo de críticas que o escritor faz a alguns aspectos da sociedade inglesa e da norte-americana da época.
Para os norte-americanos, temos por exemplo a questão dos personagens denotarem seu significativo ceticismo e, portanto, dispensar a importância das histórias assombrosas (mesmo quando cara a cara com um fantasma medieval!!!)que grande parte dos ingleses Vitorianos tanto propagavam temiam.
O consumismo e a propaganda que os Otis apresentam a partir de seus produtos utilizados são divertidamente trabalhados nesse texto ( vocês vão notar haha)
Wilde consegue nessa, e, em outras questões não mencionadas, retratar de forma divertida um pouco da sociedade norte-americana e Vitoriana.
É conto, dá pra ler bem rápido; a linguagem é bem fluída apesar de ser um livro antigo. Enfim, leitura maravilhosa, recomendo muito!