O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde




Resenhas - O Fantasma de Canterville


691 encontrados | exibindo 556 a 571
38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 |


Thereza 28/06/2020

Hilário
Esse é meu segundo contato com Oscar Wilde. O primeiro foi com um dos livros mais lindos — esteticamente — que já tive o prazer de ler: O Retrato de Dorian Gray. Nessa estória que trago aqui a pegada é outra, o conto é hilário e não parece tão preocupado com a forma como o romance que eu li.

Tente pintar a cena: uma família estado unidense muda-se para a Inglaterra e compram esse castelo conhecido por ser assombrado por um fantasma pra lá de inconveniente. Há, inclusive, uma mancha de sangue na biblioteca que é motivo para turistas quererem visitar aquela casa.

Porém, desde o modo como a família resolve lidar com a tal mancha, limpando-a, já começamos a compreender que não será uma interação fantasma-humanos como acontecia com as famílias que já habitaram aquela casa.

Primeiro, eles não acreditam e sequer cogitam a possibilidade de que o fantasma seja real. Seu ego é muito grande, consideram-se superiores aos ingleses em intelecto e até mesmo em suas invenções. Mas assim que fica claro e comprovado que o fantasma existe, tudo se torna incrível e a estória fica impossível de ser deixada de lado. Aqui, é a família que começa a assombrar o fantasma, o deixando maluco e até mesmo fazendo com que questione a própria existência. Todo tipo de tentativa de assustar aqueles humanos arrogantes é frustrada, quando não o ridicularizam de modo que chegamos a sentir pena de uma alma penada!

É o tipo de livro pra se ler em uma sentada, um conto curto, divertido e envolvente. Oscar Wilde é um dos poucos escritores góticos que eu considero que vale — e muito — a pena conhecer e experimentar suas formas de narrativa. Mas isso de valer a pena é advindo de um gosto pessoal, não sinto proximidade com literatura fantástica e, ainda mais, gótica. Mas as obras do autor são tão incríveis que agrada não importando o tema que aborda.


site: https://medium.com/@thetenardotto
comentários(0)comente



Jvcsantanna 22/06/2020

Divertido
Livro curto, bem humorado e bonito. Uma leitura bem rápida e divertida.
comentários(0)comente



Maria Vitória 18/06/2020

Incrível!
Eu simplesmente amei os contos! Lindos e todos encantadores! Uma leitura muito válida!
comentários(0)comente



Flor 16/06/2020

Fantástico
O humor e as críticas de Oscar Wilde são únicas e maravilhosas!!
comentários(0)comente



Triz 13/06/2020

O Fantasma de Canterville, de Oscar Wilde.
Oscar Wilde está a muito tempo em minha lista de leituras por fazer, afinal de contas as obras deste autor, e até o mesmo, são considerados clássicos da literatura mundial. Para os que não sabem, estou adicionando uma maior quantidade de clássicos em minhas leituras, isto porque estou a estudar análises e críticas literárias.

Em um fatídico dia, um dos meus professores do curso de letras disse a nós, alunos, que a melhor forma de começar a ler um escritor são pelos seus contos (caso ele tenha escrito, claro). Então, para conhecer a forma de escrita do Oscar Wilde, iniciei a leitura de O fantasma de Canterville. Sendo bem sincera eu, a principio, queria ler o único romance escrito por ele, O retrato de Dorian Gray, mas a edição – não censurada – da qual eu quero ler estava totalmente fora do meu orçamento (se é que vocês me entendem). Apesar dos pesares tenho de confessar que conhecer o estilo de escrita de Oscar Wilde por O fantasma de Canterville foi extremamente gratificante e uma ótima primeira impressão.

O enredo deste conto é bem simples. Como podemos ler na sinopse Sir Simon é um fantasma e um tradicional cavalheiro ( adicionem a lista: assassino) inglês que possuí o ofício de assustar os moradores de Canterville, afinal ele é um fantasma e o dever dos fantasmas é exatamente esse. Porém, o que o fantasma inglês não esperava era que um dos seus descendentes, por não suportar o fato de ser constantemente aterrorizado, vendesse a fantasmagórica mansão a uma família de americanos. Então, a partir deste momento o fantasma do Sir Simon passa de amedrontador para amedrontado.

“No dia seguinte, o fantasma sentiu-se muito fraco e cansado. (…) Seus nervos estavam em frangalhos e sobressaltava-se ao menor ruído. (…) Apesar de tudo, não o deixavam em paz.”

(RESENHA COMPLETA NO BLOG)


site: https://trizeoslivros.wordpress.com/2020/06/12/o-fantasma-de-canterville-de-oscar-wilde/
comentários(0)comente



Maria Paula 09/06/2020

Definitivamente, não gostei.
Talvez tenha sido a versão que adquiri, mas pra mim, não vale a leitura. Os outros contos trazidos no livro são infantis e bem religiosos. Me desinteressei para ler mais coisas do autor.
comentários(0)comente



Fabiana 07/06/2020

As coisas nem sempre são o que parecem...
O fantasma, acostumado a assustar à todos, terá uma surpresa com a família americana. A história nos mostra que as coisas nem sempre são o que parecem...
soaresdlg 07/06/2020minha estante
To querendo muito ler este livro, já ouvi falar muito bem dele. Boa leitura!!


Fabiana 07/06/2020minha estante
Obrigada. Vale a leitura.




Aline221 05/06/2020

O livro aborda de maneira excêntrica a vida de uma família que acaba tendo que viver com um fantasma. Ótima leitura
comentários(0)comente



Valdir 29/05/2020

Wilde é pura sofisticação
Muitos dos personagens dos contos são animais, e são eles os personagens mais puros e amáveis. É o rouxinol que se auto-sacrifica por amor... Os humanos foram muito ruins com o Wilde, deve ser esse o motivo para que só os animais possam realmente amar.
comentários(0)comente



Bia Araújo 29/05/2020

Meu fantasma favorito, dá um pouco de medo e acho ele meio romântico também
Um conto clássico de fantasma, mas muito engraçado. Uma família americana se muda para sua nova casa na Inglaterra, mas descobrem que ela é mal-assombrada. Apesar da situação, quem também é surpreendido é o Fantasma de Canterville, pelos hábitos dessa família inusitada.
comentários(0)comente



Carlos.Henrique 24/05/2020

Cuidado com o frio na barriga...
Este livro é mágico, bem escrito, e simplesmente dá medo !!! Eu adorei esta leitura !!!
comentários(0)comente



viagemnaleitura 21/05/2020

É...
Eu realmente esperava mais. Eu adorei O Fantasma de Canterville e O Filho da Estrela, mas os outros dois não consegui pegar gosto nenhum... Mas vale a pena pegar esses dois contos para ler!
comentários(0)comente



Tayla 18/05/2020

A genialidade de Oscar Wilde
Novela curta e muito bem humorada, O fantasma de Canterville é uma crítica aos valores de sua época: a superioridade inglesa e o modo de vida americano.
A história trata-se de uma família norte-americana que se muda para uma mansão assombrada pelo fantasma do antigo dono, que por sua vez tem como objetivo assustar os novos moradores. O inusitado é que a família ignora completamente suas tentativas, fazendo com que ele se sinta mais humilhado a cada episódio.
Ao longo da leitura vamos nos compadecendo da assombração e descobrindo sua história, além de torcer para que sua condenada existência receba o definitivo fim.
comentários(0)comente



Slytheus 14/05/2020

Apesar de a principal história do livro ser "o fantasma de canterville", a minha favorita foi a última "o aniversário da infanta". Que conto triste!
comentários(0)comente



691 encontrados | exibindo 556 a 571
38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 |