Dai Angelina 19/08/2018
Muito amor por esse livro
Se eu tivesse que escrever uma lista, mas não de coisas a fazer e sim dos meus livros favoritos, 'Antes dos vinte' com certeza estaria entre o TOP 5. Ele ganhou meu coração e se tornou um dos meus queridinhos.
É aquele tipo de livro que você termina e imediatamente quer começar de novo, sabe?
Leve, divertido, doce, com uma pitada de paixão e um leve toque de drama, tem todos os elementos pra te cativar desde a primeira página. Contêm alguns clichês, mas afinal, quem não ama um clichê, não é?
Ah, e o casal!
O que dizer da moranguinho e do Pete? Impossível não amá-los.
Luana nos diverte com suas paranoias e seus dramas malucos.
Já o Pete, nosso garoto debochado, irritante e cabeça dura, rouba nosso coração e juro que seus olhos amarelos e cabelos desgrenhados não tem nada a ver com isso, rs.
As provocações entre os dois é o que torna tudo ainda mais fofo.
Ok, confesso, se pudesse ficaria aqui o dia todo falando do quanto amo esses dois, mas já que não dá, vamos a outro ponto do livro.
Gostei da forma que a autora conduziu os sentimentos de Luana em relação ao divórcio dos pais e o novo casamento de seu genitor. Só quem já passou por essa situação, sabe o quanto o divórcio mexe com os sentimentos do filho.
Os sentimentos de raiva e traição presentes em Luana é tão real, que quase podemos sentir como nosso.
Porém, o mais legal é ver o quanto a personagem amadurece com o tempo.
Ao se ver obrigada a aturar a madrasta má, Luana acaba descobrindo coisas que jamais passou por sua cabeça e isso nos leva a ver o quanto podemos ser egoístas quando estamos focados apenas em nossa dor e como ferimos as demais pessoas sem nem mesmo perceber. Enfim, a evolução de Luana em relação a Diana é algo bonito de se ver.
Preciso falar também dos personagens secundários. Adorei cada um deles, mas não vou mencioná-los, pois são muitos.
Só posso dizer que essa autora tem a capacidade incrível de criar personagens tão humanos e reais que em dado momento, mesmo torcendo pelos protagonistas, me vi desejando coisas que levaria a história pra outro rumo. Por que digo isso? Simples, por Alex. Ele é uma pessoa tão linda, que mesmo torcendo por Pete e Luana, no fundo eu escutava uma vozinha contraditória falando no meu ouvido: "se ela ficar com Alex, não vai ser tão ruim assim".
Estranho, né?
Eu sei, mas é isso que acontece quando uma autora consegue mexer com nossa cabeça de mil formas e é um fato de que Cinthia Freire consegue.
Por último, preciso falar do desfecho.
Meu Deus, que epílogo foi aquele???
Foi pra matar de vez. Ele fechou com chave de ouro e deixou aquele sorriso bobo nos lábios.
Enfim, amei demais esse livro, essa história, esse casal, todos os seus momentos desde as louças lavadas, até as comilanças indevidas, as suas brigas, seus conflitos, suas reconciliações e suas conquistas, é claro.
Sem dúvidas, um livro adorável que merece ser lido e relido milhares de vezes.
Obs: Confesso que até bateu uma vontade de fazer uma lista parecida a de Luana. Quem sabe dou sorte de encontrar um Pete pra chamar de meu, rs.