Mr. Jonas 04/02/2018
Bagagem
o, está composto por cinco partes: O modo poético, Um jeito de amor, A sarça ardente I, A sarça ardente II e Alfândega. Em todas elas há temas que se repetem, sua condição feminina, por exemplo, é reafirmada em vários pontos. Nota-se que é um livro para ser lido e percebido como composto por uma mulher.
O Amor é outra temática central, ele aparece, no entanto, de forma muito simples, acompanhado por um sutil erotismo que se faz presente em vários poemas. Há também uma presença constante do cotidiano, cenas da vida corriqueira que ganham um tom lírico ao serem convertidas em poesia. As relações familiares, como o amor entre mãe e filho, a relação entre pai e filha, ou entre cônjuges, ganham destaque na obra.
Como um desdobramento desses temas surge a questão da memória, há na poesia da autora uma série de poemas que se dedicam a relembrar acontecimentos vividos por gerações anteriores e também elementos que podem ser considerados autobiográficos.
Há também em Bagagem um emprego muito recorrente da metapoesia. De fato, o ato de escrever poemas assim como a própria concepção de literatura da autora são temas muito importantes no livro. Por último, a religiosidade também merece atenção na obra, porém, trata-se de uma relação com o sobrenatural que também é muito natural e incorporada ao cotidiano, lírica e suave como os outros temas centrais do livro.