TalesVR 10/02/2021
Autoajuda semi-útil
Esse não é meu tipo preferido de livro, aliás nem lembro da última vez que li autoajuda, porém aleatoriamente esse título apareceu em uma lista que estou seguindo e resolvi dar uma chance. Alguns princípios são interessantíssimos e outros nem tanto, para fins de fixação vou listar alguns que julguei úteis:
1. Identifique como você aprende melhor: atualmente a internet permite uma série de formatos de estudo, identifique qual você se identifica mais. Livros, podcasts, vídeos no YouTube, seja o que for, existe uma ou mais formas que você se adapta melhor pra estudar, use-as.
2. Se permita ampliar seu campo de conhecimento: aqui eu concordo bastante com o autor, vivemos em uma era de super especialização que faz com que achemos até mesmo um absurdo o conhecimento de mais de uma área, vide o conflito entre Humanas e Exatas. Absolutamente nada impede que você leia ou tenha conhecimentos sobre diversas áreas, mesmo que aparentemente distintas.
3. Foco: o autor faz um convite para que você foque no que está fazendo como se tudo fosse importante. Leia cada livro com o respeito que ele merece a partir das informações nele contidas. O conhecimento é uma experiência única que merece ser desfrutada, o que remonta à Filosofia de Aristóteles e de Einstein.
4. Exceção do foco: nem tudo merece uma observação profunda, podendo ser descartada ou suavizada. Como diria Freud nessa situação: ''às vezes um charuto é apenas um charuto''. O mundo é cheio de questões complexas, não transforme coisas banais em algo que elas não são.
5. Partilhe: o último princípio é uma máxima universal que você vai encontrar em quase todas as tradições religiosas e filosóficas: o exercício do crescimento pessoal está ligado ao quanto você partilha e faz uso do seu conhecimento. Ajude quem quer ser ajudado a crescer junto de você.
Por fim, é um livro super curto que não fará mal a ninguém e não tomará nem 30 minutos do seu dia, é um coach anti-coach já que ele fala até pra tomar cuidado com quem você escuta, o que concordo demais também.